Encanta a paz que sentimos ao entrar nos jardins da Hidráulica Moinhos de Vento! E o mais surpreendente é que ela é cercada por ruas de tráfego intenso, no coração do bairro Moinhos de Vento.
É a estação de tratamento de águas do DMAE, reponsável pelo abastecimento de 41 bairros da cidade e faz parte do roteiro dos ônibus da linha Turismo. A Hidráulica começou a ser construída em 1904 e em 1927 foi inaugurado o prédio, inspirado no Palácio de Versalhes. Atrás dele estão localizados os tanques da estação, que junto aos jardins e ao prédio, totaliza uma área de 6 hectares.
Os jardins são belíssimos, bem cuidados, com recantos especiais e um grande gramado onde as pessoas sentam, deitam e fazem piquenique! Sim, outro dia passei por lá e estava um grupo, 4 ou 5 pessoas sentadas no chão, com toalha xadrez, cestos com lanche e até flores! Passei na calçada e vi a cena pelas grades do muro que é baixo. E estava tão enquadrada no cenário!
É bom de entrar, caminhar, sentar em um dos recantos, ler. Gosto muito de passear por lá.
A Galeria de Arte, em comemoração a semana do servidor público apresenta anualmente uma mostra de trabalho dos funcionários da Hidráulica. São telas a óleo, fotografias e trabalhos com material reciclado. Esse ano estará aberta a visitação até dia 30 de novembro .
Durante o ano, a ocupação do espaço é feita através da Secretaria de Cultura do Município.
É um passeio delicioso! Beijo, Malu
A Hidráulica Moinhos de Vento fica na rua 24 de Outubro, nº200,Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre
F.3289 9722
Deixe seu comentário