Outro dia, enquanto fotografava em uma loja, ficamos conversando sobre decoração da casa. E me surpreendeu como as pessoas ainda tem desejo de pintar os móveis e ao mesmo tempo, tem receio.
É tão fácil e simples! Precisa só tempo e paciência para seguir as etapas e esperar a secagem. Para quem gosta de um DIY e não pode ou não quer ter uma despesa extra, é só começar.
Depois do primeiro móvel não para mais!
Vamos ver como fazer?
A primeira etapa é lixar a peça a ser pintada. Não precisa lixar até tirar toda a tinta ou verniz. Claro que se fizer isso é melhor, mas não é imprescindível. Basta lixar o suficiente para tirar o brilho. E limpar bem o pó, depois de lixado. Passar um pano bem molhado, para retirar todos os resíduos de pó.
Fundo- você pode passar um fundo preparador a base de água ou simplesmente pintar com tinta PVA diluída em água. A tinta PVA ajuda a proteger a madeira e faz uma base boa para a tinta de cobertura. Independente da cor final, eu sempre pinto a base de branco.
Faço em média duas demãos de tinta branca. É importante esperar a secagem total da tinta entre uma demão e a próxima.
A pintura final vai depender da cor. Em geral, uma demão de tinta sobre o branco é o suficiente. No máximo duas. Depende da cor e da tinta. Se for tinta esmalte, pinta e está pronto. Se for tinta PVA, precisa acabamento que pode ser com verniz acrílico ou cera.
Detalhe: mais vale fazer duas demãos de tinta diluída que uma mais grossa. A tinta pouco diluída e grossa tende a quebrar e descascar.
Vamos ver alguns exemplos de móveis pintados? Para fazer em casa, basta tinta, pincel e boa vontade! Vamos lá?
Então, ficaram animados? A arte de renovar com pintura não tem preço, é muito bom! Vale tentar!
Beijo, Malu
Deixe seu comentário