Sim, fiz vários posts sobre cômodas e o último com gavetas vestidas. Neste último, uma leitora me perguntou sobre a pintura antes do tecido e falou que gostaria de forrar a frente das gavetas, então está aí 🙂
Acho esse revestimento maravilhoso, porque além de muito fácil de aplicar, os tecidos estão simplesmente divinos! Sempre me surpreendo querendo comprar tudo! É difícil escolher e o bom, é que assim como é fácil de aplicar, também é fácil de remover e trocar. Vamos ver?
Vocês poderão encontrar mil maneiras diferentes de colar os tecidos sobre os móveis. Vou falar na minha maneira e isso não quer dizer que as outras estarão erradas. São caminhos diferentes para se chegar ao mesmo resultado.
A preparação do móvel:
Eu costumo lixar a peça para retirar o excesso de brilho. Não lixo como se fosse fazer uma técnica de pintura. Apenas retiro o excesso e limpo bem com um pano úmido para remover a poeira.
Pintura:
Não é indispensável, mas eu sempre faço um fundo branco. Uniformiza a peça e o resultado fica melhor. Se o tecido for mais grosso não faz diferença, mas a maioria dos tecidos que aplicamos nos móveis são mais finos e se o fundo for branco, quando molhar com a cola, não ficará transparente.
Como aplicar:
Uso cola branca, como já mostrei outro dia nesse post aqui.
Diluo um pouco a água (no olho), de maneira que ela não fique tão grossa mas também não muito fina. Acredito que é mais ou menos uma parte de água para três de cola. Vou misturando com o pincel mesmo para ver a textura. Quando vai ficando menos pesada, paro de adicionar água na cola.
Corto o tecido em tamanho maior que a parte a ser coberta de maneira que não falte tecido e sobre para os arremates. Depois do tecido cortado, vou passando a cola sobre as gavetas com um rolinho. (pode usar pratos de plástico especiais para pintura ou as bandejas de isopor que vem do supermercado com alimentos. São ótimas para isso!)
Voltando…
Passo a cola com rolinho,
Coloco o tecido sobre a cola, esticando bem.
Sobre o tecido, passo uma espátula para ir retirando as bolhas de ar.
Depois de pronto, passo novamente um rolinho ou pincel, com a cola diluída, para impermeabilizar o tecido.
Quando estiver seco, retiro o que sobrou de tecido com o estilete, depois de fazer o acabamento.
Para quem faz com frequência parece bobo explicar essa técnica tão simples. Para quem nunca fez, aparecem dúvidas que podem impedir o começo de um trabalho tão bacana! O resultado é muito compensador! Vale a pena experimentar!
Boa sorte!
Beijo, Malu
Se tiverem mais dúvidas, escrevam perguntando. O que eu souber,conto. O que não souber, vou tentar descobrir.
Deixe seu comentário