Como é gostosa a sensação que a gente sente quando “resgata” um móvel ou objeto antigo e sem graça! E, como num passe de mágica, fácil e rapidamente, pintamos e ele fica novo e sem custos! Estou sempre fazendo isso e toda vez me surpreendo feliz e encantada com os resultados.
Estava precisando de um gaveteiro para fazer uma adaptação de espaço aqui em casa e resolvi aproveitar um móvel que estava sendo descartado. Vejam como é rápido e fácil!
Dê uma lixada leve, apenas para retirar o brilho do verniz ou tinta antiga.
Corrija imperfeições com massa corrida ou massa de secagem rápida para madeira, com uma espátula pequena. (neste tipo de trabalho, gosto muito das espátulas de plástico). Lixe onde aplicou a massa.
Lave bem para retirar o pó. Depois de seco, passe demãos de tinta PVA branca até ficar em cor uniforme. A primeira demão, faço com a tinta mais diluída para aderir bem à madeira. Espere secar bem a tinta entre uma e outra.
Quando estiver pronta a base PVA, passe levemente uma lixa 180 ou 240 (se for branca, melhor ainda). Passe fortemente um pano de algodão. É uma dica para que a tinta esmalte deslize mais facilmente e o acabamento fique bem melhor!
Feito isso, passe uma demão de tinta esmalte branca à base de água. Para facilitar a aplicação da tinta esmalte, tenho sempre ao lado um pote com água, onde mergulho o pincel e escorro o excesso, antes de molhar na tinta. Fica mais leve e a tinta não marca.
Viva a renovação, restauro, renovação, seja o nome que se queira dar! E o melhor: eles ficam únicos. Obra nossa. Não é o máximo?
Beijo, Malu
Deixe seu comentário