Às vezes, a gente “torce o nariz” imaginando que certas ideias não funcionam ou que funcionam só como ideias mesmo… Aproveitar as caixas de frutas é uma delas. Pode ficar muito bonito e útil, se for tratada, ou melhor, se receber o tratamento adequado para o ambiente ao qual ela ficará inserida.
Ela pode receber uma pátina leve (lavada, é o nome) ou ser preparada e pintada com cores que cubram a madeira ou, ser apenas encerada, talvez envernizada. Também pode ser forrada com tecido ou papel, como ser trabalhada com decoupage ou stencil.
As caixas poderão servir como mesinha, armário, ter rodinhas ou ir direto ao chão ou paredes. Ainda guardar brinquedos, livros, revistas, louças, enfim,o que a imaginação e o espaço permitirem.
Vamos ver algumas ideias?
Não podemos esquecer que independente do acabamento que escolhermos para as caixas é indispensável dar uma lixada para retirar felpas e tornar a superfície mais suave ao toque.
Se a escolha for pela pátina lavada- após lixar a caixa, limpar e retirar todo o pó. Preparar a tinta PVA na cor escolhida, diluindo com água. Ir pintando por partes e antes que seque a tinta, retire o excesso com um pano macio (camiseta velha é o ideal). A tinta vai penetrar nos veios da madeira e o quanto vai ser retirado de tinta dependerá do gosto de cada um. Depois de seca a tinta, passe cera ou verniz.
Além do pano, podemos também tirar partes da tinta com lixa. Eu gosto da lixa 180 porque não tira demais.
Para terminar, quero mostrar que também podemos fazer armários grandes com as caixas, olhem só!
E olhem que interessante esse armário abaixo, projetado pelo escritório Zero 11 Arquitetura para a Equipotel 2010.
Gostaram das ideias? Espero que elas sejam o detonador para uma explosão de criatividade! Beijos, Malu
Deixe seu comentário