14
julho

Comidinha de domingo

4
Malu

Risoto de abobora blog detalhes magicos

Na realidade, faço mesmo esse risoto, de vez em quando, à noite. Vem uma vontade irresistível, corro para a cozinha e faço. Hoje (ontem) conversando com uma prima muito querida, contei do risoto e resolvi mostrar aqui para vocês. Risoto é sempre igual, só muda o complemento, né? Vou contar, porque até a bem pouquinho tempo atrás, eu não sabia fazer… Então vou explicar para as que não são lá muito prendadas, assim como eu…

A gente sempre lê que para o risoto ficar bom tem de ir colocando a água aos poucos. É VERDADE. Não fica igual se colocamos a água toda de uma vez só! Já fiz das duas maneiras e comprovei!

Risoto de abobora blog detalhes magicos

Risoto tem de ser feito com carinho e sem pressa. Vai colocando a água, dá uma mexida na panela delicadamente e vai cuidando. Antes que seque a água, vai colocando mais, aos pouquinhos!

Faz um caldo, de acordo com o complemento que vai usar (abóbora, brócolis,etc). Não é a mesma coisa, mas faço caldo com os tabletinhos (tipo Knorr) e o caldo fica quase tão bom quanto.
Vamos lá?

Ingredientes:

1 xic de arroz
1 cebola média
Óleo de cozinha
1 xic de moranga cabotiá em cubos
+/- 2 colheres de conhaque ou ½ xicara de vinho branco
+/- meia xicara de queijo ralado
noz moscada ralada
Tempero verde

Modo de fazer

Frite uma cebolinha picada em um pouco de óleo.
Coloque uma xícara de arroz (pode ser arbóreo- eu uso arroz comum, porque não me acerto muito com o arbóreo, mas o que usam o arbóreo juram que fica MUITO melhor.).
Vá mexendo o arroz e colocando a água aos poucos. (No começo, vou colocando o caldo de legumes e depois, vou acrescentando a água quente).
Depois da primeira xícara de caldo, coloco o conhaque (ou o vinho).
Vou mexendo.
Depois, despejo na panela a moranga cortada em pedacinhos.
Sempre mexendo, vou acrescentando a água aos poucos, até sentir que o arroz está ficando “al dente”.
Antes que fique pronto, coloco um pouquinho de manteiga sem sal e o queijo ralado.(nessa etapa, desligo o fogo)
Se quiser, coloque folhinhas de tempero verde.

Risoto de abobora blog detalhes magicos

Nesse risoto, coloquei mais abóbora do que no outro, da primeira foto.

Dicas:

Um pouco antes de servir, quando o risoto já estiver pronto,(é normal o líquido ir secando), coloque mais ou menos uma xícara de água para que ao servir não esteja seco.

Enquanto estiver cozinhando o risoto, não deixe o caldo secar. Ele pode grudar no fundo da panela e mudar o gosto.

A manteiga e o queijo ralado são indispensáveis. Se o queijo for ralado na hora, fica muito bom mas normalmente faço com o queijo comprado já ralado, e fica bom também.

Sempre fiz o risoto com vinho branco (o tinto tinge o arroz). Descobri a delícia que fica com o conhaque, quando não tive vinho branco em casa.

Costumo colocar parte da moranga no início do risoto e a outra metade, mais ou menos no meio do tempo de cozimento. Isso faz com que sobrem “pedacinhos”, o que acho uma delícia!

Como é rápido de fazer e exige cuidados e observação, é o prato perfeito para se fazer com pessoas queridas em volta. Vamos conversando e preparando…
Sem esquecer de um bom vinho para acompanhar!
Bom apetite e um ótimo domingo!

Risoto de abobora blog detalhes magicos

 Antes de sair: é muito mais complicado de escrever e ler, do que fazer. Gente, é muito simples e bom! Vale tentar. Beijo, Malu

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários

  • rosane
    20 agosto, 2013

    Lola, deu água na boc
    a lendo tua receita! Mas vou confessar: sou das adeptas ao ARBÓREO. Fica mais liga. Mais puxa…mais peguento…hehehe menina, nunca imaginei tu passando receitas para o mundo!!!!! A tia deve estar se divertindo ao te ver assim! Mas com peninha de tuas mãozinhas, lembra? Ela não gostava nem que a gente lavasse a louça pra não estragar as mãos! Imagina se ela visse as minhas atualmente…com certeza se horrorizaria!!!!! hehehhe beijos!

    • Malu
      20 agosto, 2013

      Rosane, também tenho lembrado muito dela com minhas receitas, hehehe. Quanto ao arroz, certo que fica muito melhor com o arbóreo, mas não me acerto com ele. A Júlia foi quem me ensinou esse risoto e faz com o arbóreo.Eu até deveria ter escrito isso na receita, né? Mas termino escrevendo só como faço…De qualquer maneira, fica uma delícia!Tu já fizestes?
      Quanto às mãos, beleza estarem sendo estragadas de fazer ARTE!!!! Beijos, saudades!

  • maryelle
    14 julho, 2013

    Deve ficar bom mesmo! resta saber que moranga cabotiá é essa??? rsrsrs a de casca verde? um dia vou provar…confesso que tenho muita preguiça ,um pouco de preconceito e um pouco de implicancia com os risotos! mas ja comi deliciosos mas nunca fiz. ! adoraria provar feito por ti! quem sabe né? obrigada querida! bom domingo! beijos

    • Malu
      14 julho, 2013

      Eu também não fazia e implicava, Gorda! Como a Júlia é apaixonada por risotos e ficava “inventando” receitas. Até que a poucos meses resolvi tentar e adorei!!!!! Achava que era conversa essa história de ir fazendo devagar, tomando um vinho e conversando em volta do fogão. Não é, fica muito melhor! Estou apaixonada por eles agora, hehehe. Ontem passei na feira para fotografar as abóboras e morangas mas não tinha mais. Assim que conseguir, vou fazer um post com elas,tá? Beijos