Na realidade, faço mesmo esse risoto, de vez em quando, à noite. Vem uma vontade irresistível, corro para a cozinha e faço. Hoje (ontem) conversando com uma prima muito querida, contei do risoto e resolvi mostrar aqui para vocês. Risoto é sempre igual, só muda o complemento, né? Vou contar, porque até a bem pouquinho tempo atrás, eu não sabia fazer… Então vou explicar para as que não são lá muito prendadas, assim como eu…
A gente sempre lê que para o risoto ficar bom tem de ir colocando a água aos poucos. É VERDADE. Não fica igual se colocamos a água toda de uma vez só! Já fiz das duas maneiras e comprovei!
Risoto tem de ser feito com carinho e sem pressa. Vai colocando a água, dá uma mexida na panela delicadamente e vai cuidando. Antes que seque a água, vai colocando mais, aos pouquinhos!
Faz um caldo, de acordo com o complemento que vai usar (abóbora, brócolis,etc). Não é a mesma coisa, mas faço caldo com os tabletinhos (tipo Knorr) e o caldo fica quase tão bom quanto.
Vamos lá?
Ingredientes:
1 xic de arroz
1 cebola média
Óleo de cozinha
1 xic de moranga cabotiá em cubos
+/- 2 colheres de conhaque ou ½ xicara de vinho branco
+/- meia xicara de queijo ralado
noz moscada ralada
Tempero verde
Modo de fazer
Frite uma cebolinha picada em um pouco de óleo.
Coloque uma xícara de arroz (pode ser arbóreo- eu uso arroz comum, porque não me acerto muito com o arbóreo, mas o que usam o arbóreo juram que fica MUITO melhor.).
Vá mexendo o arroz e colocando a água aos poucos. (No começo, vou colocando o caldo de legumes e depois, vou acrescentando a água quente).
Depois da primeira xícara de caldo, coloco o conhaque (ou o vinho).
Vou mexendo.
Depois, despejo na panela a moranga cortada em pedacinhos.
Sempre mexendo, vou acrescentando a água aos poucos, até sentir que o arroz está ficando “al dente”.
Antes que fique pronto, coloco um pouquinho de manteiga sem sal e o queijo ralado.(nessa etapa, desligo o fogo)
Se quiser, coloque folhinhas de tempero verde.
Dicas:
Um pouco antes de servir, quando o risoto já estiver pronto,(é normal o líquido ir secando), coloque mais ou menos uma xícara de água para que ao servir não esteja seco.
Enquanto estiver cozinhando o risoto, não deixe o caldo secar. Ele pode grudar no fundo da panela e mudar o gosto.
A manteiga e o queijo ralado são indispensáveis. Se o queijo for ralado na hora, fica muito bom mas normalmente faço com o queijo comprado já ralado, e fica bom também.
Sempre fiz o risoto com vinho branco (o tinto tinge o arroz). Descobri a delícia que fica com o conhaque, quando não tive vinho branco em casa.
Costumo colocar parte da moranga no início do risoto e a outra metade, mais ou menos no meio do tempo de cozimento. Isso faz com que sobrem “pedacinhos”, o que acho uma delícia!
Como é rápido de fazer e exige cuidados e observação, é o prato perfeito para se fazer com pessoas queridas em volta. Vamos conversando e preparando…
Sem esquecer de um bom vinho para acompanhar!
Bom apetite e um ótimo domingo!
Antes de sair: é muito mais complicado de escrever e ler, do que fazer. Gente, é muito simples e bom! Vale tentar. Beijo, Malu
Deixe seu comentário