Como lembro de minha mãe mexendo nas samambaias e retirando as folhinhas que não estavam viçosas! Quando eu morava na casa dos meus pais, tínhamos samambaias por tudo, dentro de casa e nas áreas abertas e quando eles foram morar em apartamento, ela mantinha as samambaias na sala de estar e na varanda aberta. Lindas, nos vasos de chão e penduradas. Sim, porque existem muitas variedades de samambaias! Mas aos poucos, elas foram deixando de ser usadas e sendo substituídas por outras mais em moda.
Faz um bom tempo, ficaram moderníssimas novamente. Acho que foi com o começo dos jardins verticais, não tenho bem certeza. De repente, comecei a ver samambaia nos mais variados e lindos ambientes. Na Casa Cor do ano passado, amei um ambiente da arquiteta Cristiana Schmitz, com uma parede toda em samambaias! São as imagens acima e essa, abaixo. Não ficou lindo?
Hoje resolvi mostrar algumas maneiras de usar, para, quem sabe, ajudar como inspiração e algum de vocês aproveite para colocar um verde novo em casa! Samambaia é fácil de cuidar, o custo é baixo, é extremamente decorativa, só precisa de luz (não gosta de sol) e solo úmido.
Que tal pensar nessa ideia?
Gostaram? Se quiserem ver o post com o espaço da arquiteta Cristiana, está AQUI.
Um lindo fim de semana! Beijo, Malu.
Deixe seu comentário