Elas são lindas, não saem de moda, não podem ser mais confortáveis, combinam com qualquer estilo e são ícones de design. Sim! Vamos ver hoje as poltronas Eames, Egg e Barcelona, esses três legítimos objetos de desejo!
1.Eames Lounge & Ottoman
A cadeira Lounge Chair é criação do casal de designers americanos Charles e Ray Eames e foi lançada em 1956. Charles Eames disse que seu objetivo era fazer uma cadeira que servisse de refúgio especial da vida moderna. E também, que gostaria que ela tivesse a aparência calorosa e receptiva de uma luva de beisebol bem surrada”. Criou um ícone do século XX.
O casal Eames dedicou grande parte de sua vida criativa desenvolvendo projetos que aliassem design a preços possíveis, de maneira a democratizar suas peças. A luxuosa Eames 670 foi uma exceção, pelos detalhes primorosos e complexidade.
Faz parte da exposição permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
Ela é confortável e com um desenho maravilhoso, perfeita!
Outro clássico do design, a cadeira Egg, do arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen foi apresentada em 1958. Criada para o lobby e recepção do hotel Royal, em Copenhagen, que também foi projetado por ele, ela continua cada vez mais contemporânea. Jacobsen introduziu o conceito de modernismo na Dinamarca e usava como fonte de inspiração a natureza, que era aplicada em suas criações com simplicidade, funcionalismo, elegância e conforto.
Com o sucesso da Egg, ele conseguiu por em prática suas teorias de design e arquitetura.
Fritz Hansen mostrou a importância da Egg quando dos 50 anos de sua criação. Fez 999 versões exclusivas e únicas para comemorar, com um livro especial, de edição limitada acompanhando o produto.
Ela é giratória e conta com um mecanismo de relax!
3. A cadeira Barcelona
A cadeira Barcelona foi projetada pelo arquiteto Mies Van der Rohe e sua sócia Lilly Reich. Mies Van der Rohe que também foi professor, diretor e um dos fundadores da Bauhaus (escola de arquitetura, design e artes plásticas Alemã), foi um dos arquitetos mais importantes do modernismo.
A cadeira foi apresentada no Pavilhão Alemão, também projetado por ele, na Feira Internacional de Barcelona em 1929 e se tornou um marco no design.
Além do desenho puro e proporções meticulosas, Mies foi pioneiro no desenho de móveis com estrutura tubular, o que permitiu a produção em escala industrial. Teve um sucesso tão grande que foi desenvolvida uma linha Barcelona com recamier, pufe e mesas de centro e lateral.
Cada vez mais atual apesar de ter sido projetada a 84 anos, ela é um símbolo de charme e elegância.
As soluções de design são resultado do estudo da funcionalidade, conforto, ergonomia, muita inovação e criatividade!
E essas cadeiras são o símbolo do resultado!
Beijo, Malu
Deixe seu comentário