03
agosto

Infinito particular de Attilio Baschera e Gregório Kramer, por Marcelo Salum

0
Malu

Foto MCA estúdio

Em sua terceira participação na edição paulistana de CASACOR, o arquiteto Marcelo Salum se inspirou na vida dos designers Attilio Baschera e Gregório Kramer para desenvolver a Casa Coral, ambiente proposto em parceria com a tinta oficial da CASACOR em todas as edições 2022. O infinito particular da vida deste celebrado casal está presente em cada detalhe desse espaço com uma atmosfera predominante dos anos 1970. Por meio de uma profusão de cores, tecidos e objetos de acervo pessoal, o espaço conta a história riquíssima dessa dupla inovadora, expoente da decoração nacional que segue influenciando muitos decoradores com sua obra cheia de bossa e descontração.

Para a criação do espaço, o arquiteto mergulhou na vida de Attilio e Gregório, coletando depoimentos dos amigos mais próximos e com acesso ao acervo que conquistaram ao longo da vida. Tecidos, cores, objetos pessoais, desenhos, obras de arte, música são elementos que farão os visitantes mergulharem um pouco nas inspirações e história da criação da identidade têxtil brasileira para decoração. No ano em que a CASACOR completa 35 anos, vale lembrar que, quando a mostra estreava, foi Attilio quem desenhou a capa do primeiro anuário do evento. Emoldurada, ela pode ser vista na Casa Coral.   

“Está sendo muito emocionante fazer essa homenagem. Criei uma amizade muito afetuosa com o Attilio, que é uma pessoa fascinante. Está sendo realmente um presente. É a primeira vez que assino um ambiente de uma marca e, por ser um apaixonado por cores, essa parceria com a Coral tem sido muito gratificante”, ressalta Salum.

Apaixonados pelas artes e pelo Brasil, o paulistano de origem italiana Attillio e o argentino Gregório escolheram caminhar juntos na vida e no trabalho. A união de seus talentos resultava em estampas inesquecíveis, levando a beleza dos cenários tropicais brasileiros para o mundo. Na década de 1970, eles foram os responsáveis por criar a Larmod, uma loja de tecidos que revolucionou o design têxtil de decoração no Brasil, tirando o foco da Europa e emplacando desenhos inspirados na cultura e raízes brasileiras, principalmente na natureza, fazendo o uso de materiais locais como palha, bambu e plantas tropicais. Eles venderam a Larmod em 1998. Depois, em 2004, abriram a AGain, que perdurou até 2012. A partir daí, eles se dedicaram ao trabalho autônomo para outras empresas.

Paixão por cores – Assim como a obra da dupla foi baseada em cores, Marcelo Salum apostou muito nelas para compor a Casa Coral, um espaço de cerca de 250 m2 que reproduz uma casa com atelier, lavabo, sala de estar e sala de jantar. O arquiteto elegeu os seguintes tons para o espaço: Melodia Suave (A Cor do Ano do Colour Futures 2022, o estudo de tendências de cores e comportamento da Coral), Mistério de Oceano, Conto Infantil, Desfile de Carnaval e Calor do Fogo. Esses tons não foram escolhidos ao acaso: a seleção foi feita a partir da coleção de tecidos que Attilio e Gregório desenharam para a Donatelli, em 2015, em especial as estampas de abacaxi que dão vida a imponentes cortinas. Para revelar as cores do ambiente inspiradas nesses tecidos, o arquiteto utilizou a tecnologia do Coral Color Sensor, aparelho que cabe na palma da mão e é capaz de identificar cores com alta precisão. 

“Há sete anos somos parceiros da CASACOR e, a cada nova edição, vemos como as cores têm ganhado protagonismo em paredes e tetos nos ambientes. Mais do que isso, tem sido apresentada a versatilidade e praticidade das tintas, o poder transformador de cores e efeitos – como o velvet, mármore e o cimento queimado –, que se adaptam aos mais diferentes ambientes e projetos criativos”, afirma Priscila Perez, especialista em Cores da AkzoNobel. “Neste ano tão especial, no qual a mostra completa 35 anos, nossa paixão por cores é brilhantemente compartilhada por Marcelo Salum e também refletida nessa decoração afetiva que é tão a cara dessa dupla referência na estamparia nacional que merece ser reverenciada por todos nós”, completa Juliana Zaponi, grente de Comunicação e Cores da AkzoNobel.

Junto as cores, o acervo da dupla são os bens de maior destaque da Casa Coral, especialmente os desenhos de Attilio e o piano que Gregório tocava suas músicas prediletas – e que será usado em saraus ao longo da mostra. Além disso, o ambiente é costurado com peças de antiquariato, trazendo esse mood setentista, e até mesmo sustentável, com destaque para a cadeira de resina de Gaetano Pesce (Juliana Benfatti), um pequeno sofá italiano em bambu malaca e palha em desenho chinoiserie (Sentido Cosmopolita), mesas laterais e aparadores Dinucci (Galeira Teo). Além disso, inspiradas na vida dos homenageados, foram criadas duas esculturas em cimento e cristal, intituladas Visão e Criação, pelo artista mineiro Juliano Aguiar.  

E, o que não faltam são inspirações para essa homenagem. Como ponto de partida, o arquiteto apostou na aura da icônica Loja Larmod, principalmente nos arcos (que voltam a ser tendência) e na diversidade de elementos e objetos decorativos que envolviam os clientes há 50 anos. Chama a atenção a composição do piso e soleiras da Decortiles, que foram criados para acentuar todo desenho dos arcos do ambiente, em conjunto com as molduras da Santa Luzia. O mobiliário, com peças assinadas, foi produzido pela Lider Interiores, como a poltrona Samba, do Estúdio Fresa (parceria de Marcelo com o arquiteto Frederico Cruz); o banco Botão, de Ana Neute; o Sofá Tray, da Suíte Arquitetos; o Banco Pino, de José Roberto Moreira Valle; a Cadeira Cuna, do Em 2 Design, e a Poltrona Mimo; do Estúdio Nada se Leva.

O ambiente foi todo criado utilizando essa forma clássica dando ao visitante uma sensação de estar num templo das cores, tecidos e da decoração. O intuito é que as pessoas se deixem levar pela atmosfera do bem-viver e pela autoralidade que apenas as cores podem proporcionar.

Sobre Marcelo Salum

Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), sua primeira participação em CASACOR foi em 2002, na edição de Florianópolis. De lá para cá, coleciona inúmeras participações no evento, inclusive na edição paulistana, além de projetos não apenas no Brasil, mas também em outros países, como Estados Unidos.  Seus clientes frequentemente o procuram interessadas neste universo que cria, onde a diversidade de objetos reunidos é a tônica. A mistura de elementos, cores e texturas tem um resultado harmônico e empresta personalidade à decoração. A cor é marcante em seus trabalhos e o excesso, longe de ser um caos de informação, segue uma dinâmica bem própria em cada projeto, em cada história e cada vida.

Fotografia: MCA estudio

Casa Cor São Paulo

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Quando: de 05 de julho a 11 de setembro de 2022 Horário de funcionamento:

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com

Divulgação:
New image + id comunicação

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.