13
julho

Leandro Selister – Relicário – Pra Dizer Que Te Amo

Relicário – Pra dizer que te amo – Porto Alegre 250 anos, é o novo projeto do artista visual Leandro Selister. Lançado dia 26 de junho passado, ele conta que está trazendo o artista para a frente de tudo, depois de um intenso processo de autoconhecimento.
Conhecer o Leandro, conversar com ele a se perder no tempo, é um privilégio! É uma das pessoas mais sensíveis e criativas que conheço.
Apaixonado por Porto Alegre, já fez inúmeros coleções e muitas, tive o prazer de mostrar aqui para vocês.  

O texto da jornalista Lelei Teixeira, abaixo, está incrível e traduz com maestria a arte dessa pessoa fantástica que é o Leandro.

Projeto de Leandro Selister revela sua paixão pela cidade

A inquietude, acompanhada por um olhar agudo, perspicaz e abrangente, revela um artista multimídia que vê o seu entorno com uma sensibilidade rara. Foi a partir dessa percepção que Leandro Selister levou a sua arte para o cotidiano da cidade e de todos nós. Curioso, ele transita por caminhos diversos que vão da arquitetura ao design, passando pela fotografia, pelo desenho e pelo bordado. Seus projetos primam pela diversidade, pela preservação, valorização da memória e da cultura através de cartões postais, coleções e intervenções urbanas voltadas para o patrimônio público.

É com esse espírito que Leandro Selister lança, a partir do dia 26 de junho, Relicário – Pra dizer que te amo – Porto Alegre 250 anos, projeto que terá nove meses de duração. Nesse período, sempre no dia 26 de cada mês, ele vai disponibilizar obras únicas – desenhos, fotografias, bordados e objetos – para homenagear a cidade que escolheu para viver.

“Foi aqui que me reconheci como artista visual nos últimos 39 anos e em mais de 25 anos de produção artística, mais de uma dezena de projetos tiveram como foco principal a cidade de Porto Alegre”, diz ele. “Sempre busquei o acolhimento, o pertencimento e mostrar o quanto são únicos a nossa luz, o nosso por do sol, o nosso frio, nosso lago, nossos parques, nosso cotidiano é o meu presente para a cidade”.

As obras, assinadas e numeradas de forma sequencial, independente da técnica, estarão à venda na Calafia, galeria de arte site www.calafia.com.br/artistas/leandro-selister1  – galeria que representa o artista.

Os temas que Leandro escolheu para abordar nesta produção vão da história da cidade, sua arquitetura e parques, passando por eventos marcantes, cinemas de rua, bares, restaurantes, a música, a literatura, a orla do Guaíba, ruas e bairros onde morou – “Minha história e minha relação com a cidade”, afirma. Junto com cada obra o comprador receberá um certificado de autenticidade, um breve texto e a marca/selo do projeto.
As fotografias e desenhos serão impressos em fine art e os bordados serão entregues em tecido. Os objetos estarão em suportes variados. No final, será produzido um catálogo virtual contendo todas as 250 obras produzidas.

Leandro desenvolve o projeto Leve a Minha Cidade – Perceba, Proteja, Preserve desde 2016 com a proposta de estimular a valorização do patrimônio público cultural através do desenho, de objetos de design e estampas. Já lançou as coleções Porto AlegreExpressões daquiPelotas e Porto Alegre Centro Histórico. E já recebeu inúmeros prêmios por sua produção. Entre eles, o 7º Prêmio Nacional Bornancini de Design – Menção Honrosa na Categoria Design Gráfico em 2018 que, em 2016, na 6ª edição já havia dado ao artista o 1º Lugar na Categoria Design Gráfico. Assinou a identidade visual da 27ª Fenadoce em Pelotas, projeto que lhe rendeu medalha de Bronze no Brasil Design Award, na Categoria Design de Exposições.

Bacharel em Fotografia – uma de suas paixões – pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde também foi professor, Leandro dedica-se ainda à criação e à execução de projetos artísticos aplicados a superfícies variadas e já realizou inúmeras intervenções urbanas. Especialista no desenvolvimento de adesivos para ambientes residenciais e comerciais e recortes em MDF, dedica-se ainda à produção de projetos voltados para a arquitetura e o design. Também deu aulas na Faculdade do Imigrante (FAI) de Caxias do Sul. Já publicou dois livros e desenvolveu projetos na área educativa. Foi curador da Micro Galeria de Arte Acessível do Studio Clio, em Porto Alegre e criou e editou o site Artewebbrasil (2000/2009). É natural de Vacaria, na Serra Gaúcha, e nasceu em 1965.

Não esquece! Todo dia 26 tem novidades!

Redes sociais:

Instagram – @leandroselister_atelier

Facebook – Leandro Selister

Site – www.leandroselister.com.br

Galeria que representa o artista – www.calafia.com.br/artistas/leandro-selister1

______________________________________________________________________________________________________________________________

Gira Produção e Conteúdo
Kixi Dalzotto – produtora – 51 99341 8788 – kixigira@gmail.com
Lelei Teixeira – jornalista – 51 99319 3330 – leleigira@gmail.com

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.