Morei em uma casa com lareira, onde montava o presépio, com a árvore de Natal ao lado. Em frente à lareira, pendurava o festão com alguns bonecos que todos gostavam muito. Agora, morando em apartamento e sem a lareira, penduro meus bonecos na árvore ou monto arranjos com eles.
Quando a gente vai colocando coisas assim, feitas a mão ou com história, elas vão funcionando como um arquivo. É gostoso o prazer de lembrar e às vezes aquecer uma conversa provocada por esses detalhes.
Vou mostrar hoje meus bonecos e tentar explicar a vocês como fiz. Espero que gostem!
Vou começar com o Boneco de Neve
Todos eles são feitos com o mesmo molde, mudando apenas o tecido e o acabamento. Só o Boneco de Neve é um pouquinho diferente, porque ele é inteiro, sem as pernas. O tecido é o soft, aquele meio peludinho.
Corte o molde 2 vezes. Costure e encha com algodão siliconado.
Antes de colocar o gorro, costure duas contas pretas (de bijouteria) para fazer os olhos. Arremate na parte de trás que ficará coberta com o gorro. O nariz é de biscuit (encontra em lojas para artesanato).Faz um alinhavo para a boca e sobrancelhas.
O gorro é de malha listradinha de vermelho. Corte uma tira de 13 cm por 9cm e costure nas laterais. Depois, faça um alinhavo com uma linha grossa vermelha para amarrar a parte superior do gorro, conforme a ilustração.Dobre a outra ponta.
A manta é de feltro vermelho. Corte 30cm por 4cm. Fica bonitinho cortado com tesoura de picotar. Só enrole no pescoço e de o nó.
Na frente do boneco, costure 3 botões pequenos vermelhos e de um nó na linha. Corte as pontas.
A pá também é de biscuit.
Gostaram? Espero que sim! Eu amo esses bonecos! Gente, é muito fácil de fazer. Conversando com uma amiga, lembrei de um detalhe que aprendi ao fazer os bonecos. Pelo lado do avesso, antes de costurar as partes curvas, devem ser feitos pequenos cortes para a curva ficar sem franzidos. Beijos, Malu
Deixe seu comentário