O Centro Histórioco de Porto Alegre tem esse nome porque foi nesta região que teve origem a história da cidade. O povoamento iniciou em torno de 1732 na península onde hoje é a Rua da Praia. E é na Rua da Praia que encontramos a Casa de Cultura Mario Quintana.
A Casa é uma referência em cultura não só para Porto Alegre, mas para todo o nosso Estado.
Originalmente, era o Hotel Majestic. O prédio foi projetado pelo arquiteto Theodor Wiederspahn e foi o primeiro edifício de Porto Alegre a utilizar concreto armado. Além do pioneirismo do uso do concreto, também foi ousado no uso de passarelas sobre a rua interligando os dois blocos. A obra foi iniciada em 1916 e terminou em 1933. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre em 1990.
Teve hóspedes ilustres e um deles foi o poeta Mario Quintana que morou no hotel de 1968 a 1982, no ap.217.
O prédio abriga vários espaços culturais como bibliotecas, Museu de Arte Contemporânea do RS, Discoteca Pública, livrarias, Galerias de Arte, acervos de Elis Regina e Mario Quintana, teatros, salas de cinema, cafés.
No sétimo andar, tem o café e terraço com uma vista maravilhosa!
Terraço- No quinto pavimento, denominado Terraço José Lutzenberger estão reunidas plantas dos trópicos, banhados e desertos cultivadas nos vasos e banheiras do antigo Hotel Majestic.
Para terminar, o quarto do poeta!
A sobrinha neta de Mario Quintana coordenou a reconstituição do quarto onde ele viveu com os móveis e objetos pessoais dispostos da mesma maneira como ele usava habitualmente. Vamos ver?
Gostaram do passeio? Quem não foi lá ainda? Querem saber mais sobre a casa, cursos, oficinas, programação das exposições, peças de teatro ou cinema? Acesse o site aqui e descubra tudo. Beijo, Malu
O endereço da Casa de Cultura Mario Quintana: Rua dos Andradas (Rua da Praia), nº 736.
Deixe seu comentário