Definir o material da bancada e o tipo de cuba que vai ser usado na cozinha, depende muito do uso que ela terá. Isso porque nas cozinhas de uso intenso, os materiais não serão os mesmos que naquelas de uso esporádico e que serão ponto de encontro para receber amigos.
As opções de mercado são inúmeras e os pontos a definir também…
Vamos começar pelas cubas. O tamanho varia muito, tanto em largura quanto em profundidade. Podem ser retangulares, quadradas, ovais, redondas, duplas, uma e meia , de embutir ou de sobrepor. O preço também varia bastante, dependendo da marca e do modelo de cuba escolhido.
Os acessórios são um grande capítulo à parte. Existem tábuas que se encaixam nas cubas, escorredores que se apoiam nas cubas desocupando o balcão, cestos de inox ou de plástico rígido, projetados para que sejam colocadas as verduras limpas escorrendo, esperando o uso.
No encontro da bancada com a parede, atrás da cuba, em geral temos o “rodapia” ou espelho, que impede a entrada de líquidos por trás da bancada. Em geral tem em torno de 10cm podendo chegar a 20, dependendo do projeto. A altura depende apenas do gosto pessoal.
As cubas podem ser de embutir ou de sobrepor. No caso das cubas de sobrepor, a água não escoa, sendo necessário um pano para a limpeza do balcão.
O beirado no balcão (guarnição), é opcional. Serve para impedir que a água escoe para o chão ou molhe a pessoa que está trabalhando em frente à bancada. Caso não faça, uma possibilidade é fazer ranhuras na borda da pedra.
Detalhes poderosos também são os metais que já falei em post anterior.
Outro post, tem algumas ideias para cozinhas cheias de detalhes.
Existem muitas marcas, a Tramontina, Franke, Starck, Herbeau, Mekal entre outras. Fotografei algumas na Tramontina para mostrar aqui.
Como você prefere? Uma ou duas cubas? Juntas ou separadas?
Bj, Malu
Lembrando que se clicar sobre as imagens, elas aumentam.
A Tramontina tem muitos pontos de venda. O que fiz as fotos fica na Av. Cristóvão Colombo, 1226, Floresta, Porto Alegre. O site está AQUI.
Deixe seu comentário