“Eles me pediram uma casa prática, que pudessem receber amigos e familiares, mas, principalmente, um projeto que tivesse flexibilidade, já que, como recém-casados, o perfil da família poderia mudar muito. Além disso, por conta dos gastos que envolveram a cerimônia e festa de casamento, precisavam otimizar os custos da reforma”, conta a arquiteta Cristiane Schiavoni que pensou em cada detalhe para atender as solicitações e sonhos dos futuros moradores.
Varanda gourmet ampla, cozinha americana, sala de estar confortável… O que mais um jovem casal pode desejar na sua primeira morada? O cenário sonhado aconteceu em um apartamento de 100m², na Vila Anastácio, em São Paulo.
A proposta inicial foi integrar a cozinha com a sala, saída que, além de privilegiar a integração visual, também permite a convivência maior do casal.
“Uma decisão a fim de otimizar espaço e custo, foi de considerar a varanda gourmet como parte da cozinha, no que diz respeito aos eletrodomésticos. Como eles utilizavam pouco o forno no dia a dia, deixamos o eletrodoméstico na varanda, enquanto na cozinha ficou somente o micro-ondas”, explica a arquiteta.
Destaque no ambiente, a ilha foi desenhada em granito preto São Gabriel, material definido a partir da bancada existente, entregue pela construtora. Saída que também gera bastante economia. Já a bancada em cor laranja garante um toque jovial ao ambiente. Para otimizar o espaço da área interna, a opção foi levar a sala de jantar para a varanda
Para otimizar o espaço da área interna, a opção foi levar a sala de jantar para a varanda.
Sonho dos moradores que adoram receber, a varanda gourmet tem a atmosfera convidativa que a torna o espaço principal para reunir os amigos. Isso porque contou com fechamento de vidro, que impede a entrada de chuva, e persianas que bloqueiam o sol.
“Investimos em um cooktop de duas bocas na ilha central para que o preparo aconteça junto com os convidados. O forno elétrico e o churrasco também são ferramentas de preparo das refeições”, conta a arquiteta.
“A saída permitiu colocarmos um grande sofá para dar conforto ao casal e convidados. Outra solicitação dos clientes é que não houvesse tapete. Por isso fiz uma paginação do próprio piso vinílico, demarcando a área do living”, reforça Cristiane.
A suíte do casal buscou um clima leve, intimista e projetado com marcenaria sob medida para tirar o melhor proveito da metragem disponível. “A bancada vinho traz personalidade ao ambiente e também tem a função de penteadeira. O painel da TV otimiza o espaço, pois atrás da TV criamos um armário voltado para o banheiro, e do lado direito, outro para armazenar itens da moradora”,destaca a arquiteta.
Fotografia: Carlos Piratininga
Arquiteta Cristiane Schiavioni
Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo.
F. (11) 3649.4900
Divulgação: Dc33 Comunicação
Deixe seu comentário