14
outubro

Repaginado, apartamento muda por completo

reforma-de-apartamento

Descontente com o apartamento de 146 m², o casal com dois filhos, um menino de cinco e uma menina de três anos, resolveu colocá-lo à venda. Decisão que mudou de rumo depois do encontro com as arquitetas da Figa Arquitetura, responsáveis por captar o potencial do imóvel e repaginar por completo varanda, alas social e íntima.

A distribuição e a decoração do apartamento incomodavam demais os moradores, que são meus vizinhos de prédio. Mas depois da transformação, eles ficaram super animados e não pensam mais em sair de lá tão cedo”, revela a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura.

Com circulação repensada, divisões eliminadas, nova marcenaria, customizada sob medida para o dia a dia família, madeira em vários locais, como painéis, piso e mobiliário, Roberta e sua equipe conquistaram lugares fluídos, práticos, integrados e, sobretudo, acolhedores, com o toque de modernidade que tanto os moradores sentiam falta. Coube a iluminação minuciosa valorizar texturas, objetos e obras de arte, demarcar áreas ajudar a compor o clima de aconchego.

reforma-de-apartamento

A divisória entre sala e varanda era o item que mais deixava os moradores desanimados. Como eles gostam de reunir os amigos e a família, sonhavam com uma área social generosa e confortável para receber.

Integrar sala e varanda foi nosso ponto de partida. Tivemos de tirar os caixilhos entre esses ambientes e nivelar o contrapiso da varanda para criarmos um piso único. Completamos com a mesma madeira que já havia na sala, aumentando a sensação de continuidade e amplitude. O layout foi totalmente repensado, nada parecido com o projeto antigo”, aponta Roberta.

figa-arquitetura
Na sala de TV, um sofá (Clami) bem confortável, duas poltronas (Breton), um pufe, uma mesa de centro (Líder) e um lindo tapete em tom neutro e estampa discreta (Fanucchi)
figa-arquitetura

Outra alteração estrutural compreende o quarto de apoio, que foi utilizado como uma brinquedoteca para os pequenos.

O principal destaque do projeto é o painel de carvalho americano com portas de correr, que escondem a brinquedoteca e a a cozinha”, explica Roberta Iervolino Giglio.

A ideia de aproveitar o ambiente da área de serviço atendeu ao pedido dos moradores por uma área para as crianças brincarem sem precisar espalhar jogos, bonecas e carrinhos no espaço social.

Eles me pediram uma sala de TV confortável, um lugar para o piano, uma brinquedoteca e uma área com churrasqueira e sala de jantar. Mesmo com usos tão distintos, os ambientes precisam conversar entre si e estimular a interação de todos, além de cumprir confortavelmente seu papel”, completa a arquiteta.

figa-arquitetura
Ao fundo, o painel de carvalho esconde a porta da brinquedoteca e também camufla a porta de acesso à cozinha.

A Figa Arquitetura optou por levar a sala de jantar para a varanda e trazer uma única mesa de jantar para o projeto, ideia que poupou uma boa metragem da área social. Neste espaço há uma mesa redonda para seis pessoas, com cadeiras bem brasileiras (Fernando Jaeger) e um bufê com cristaleira, no mesmo acabamento da outra marcenaria. Para trazer um toque acolhedor, as paredes receberem tijolo aparente.

figa-arquitetura
figa-arquitetura
Na parte da varanda, a arquiteta optou por substituir a churrasqueira a carvão por um modelo à gás. A parede e a bancada são de Sinth, material inovador que imita mármore, tem alta resistência ao calor, riscos e manchas. Já a marcenaria recebeu pintura de microtextura cinza clara. Para curtir o churrasco ali mesmo, Roberta também previu uma bancada de madeira de demolição, acompanhada de banquetas e lugar para a adega
Figa-arquitetura
Na suíte do casal, a ideia for manter o mesmo layout, porém os moradores ganharam novos armários e móvel em frente à cama. Destaque para a cabeceira estofada, com novos apoios laterais suspensos revestidos de laca brilhante cinza e com puxadores embutidos de cobre.

Fotografia: Thiago Travesso

Projeto:
Figa Arquitetura

www.figaarquitetura.com.br
F.(11) 2371-8135
@figaarquitetura


Informações para a imprensa:    
dc33 Comunicação 
Diego Rogério, Glaucia Ferreira, Danilo Costa
(11) 98125-7319   
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*