Queridos do blog! Estive em um chá na casa da Maria Teresa Pessano, em uma tarde em que ela reuniu as primas. Nossa! Não tem como contar sobre as delícias que ela preparou para nos esperar!
A Maria Teresa é maravilhosa. Além de ser uma pessoa amorosa e solidária, profissionalmente é de uma competência exemplar e tem um dom invejável: o dom da inspiração culinária! É entusiasmada com as receitas mágicas que cria, medindo e experimentando os ingredientes e as misturas. E tudo que faz resulta delicioso.
Os pastéis de Santa Clara são incríveis. Não conheço iguais.
Com 50 anos voltados à área da Nutrição, posso resumir dizendo que a Maria Teresa foi professora de tecnologia culinária em instituições e cursos como a Escola Profissional Darcy Vargas, a Escola de Gastronomia Bento Gonçalves e a Escola Superior de Hotelaria Canela/RS. Durante muitos anos foi colunista do Caderno de Gastronomia da Zero Hora. Deu cursos, conferências, fez viagens, colunas, programas de rádio e TV. Principalmente, criou muitas receitas maravilhosas!
Aqui são dois livros e uma revista que tenho e uso, uso, uso… As receitas são super bem explicadas. A Maria Teresa tem uma generosidade encantadora: não faz segredos. Divide o que sabe e isso a torna mais especial ainda! Tem mais um livro que emprestei e não está na foto. É o “40 anos de Requinte”.
Hoje, infelizmente, não dá mais aulas e só faz as receitas maravilhosas para quem tem o privilégio de conviver com ela. Está fazendo um livro virtual com tudo o que sabe, para as filhas!
Pedi e a Maria Teresa mandou uma receita de pãezinhos de queijo para que eu mostrasse aqui no blog. Explicou que não é a receita original, mas uma simplificada. Pensei que seria uma ótima ideia para hoje, feriado e frio. Imaginaram a delícia para um café da tarde?
Pãezinhos de queijo “2”
Ingredientes:
100g de queijo parmesão ralado
1 xícara de leite
1 ovo
1 xícara de óleo
¼ de colher (chá) de sal
2 xícaras de polvilho doce (é o mesmo polvilho cetim).
Modo de fazer:
1.Acenda o forno a 250°C (é muito importante o forno estar bem quente)
2.Coloque no copo do liquidificador 1 xícara de leite, 1 ovo, 1 xícara de óleo, sal e 100g de queijo parmesão ralado.
3.Bata 2 minutos e acrescente as 2 xícaras de polvilho doce (cetim)
4.Bata mais uns 3 minutos, formando uma massa semelhante à panqueca, mas um pouco mais grossa.
5.Coloque 20 forminhas de empadas grandes (a base da forminha deve ter 4cm de diâmetro e a parte de cima 6½cm), dentro de uma assadeira.
6.Distribua esta massa nas forminhas (não precisam ser untadas) e leve ao forno na prateleira.
7.Leve ao forno já aquecido a 200°C por 25 minutos mais ou menos.
Estes pãezinhos crescem bastante, ficando ocos e muito gostosos.
Espero que tenham gostado tanto do post de hoje como eu gostei de faze-lo! Bom feriado e um ótimo café da tarde com os pãezinhos! Beijo, Malu
Deixe seu comentário