Para quem não conhece, a Travessa dos Venezianos é uma ruela que fica no Bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, onde existem 17 casinhas tombadas pelo Patrimônio Histórico.
A travessa, que ainda mantém o calçamento original, foi tombada para preservar a arquitetura da época (início do século XX). Na realidade, as casas não têm detalhes arquitetônicos significativos. Sua importância reside no todo. São casas geminadas que foram construídas para servirem de renda com seus aluguéis. Rua estreita, típica da época, casas com portas e janelas abrindo para as calçadas, pé direito alto.
Também foram tombados os imóveis que fazem esquina com a travessa nas Ruas Joaquim Nabuco e Lopo Gonçalves, para que não se perdesse a atmosfera do local. A rua tem um clima típico de cidade do interior.
A partir de 1983, a Prefeitura começou a fazer reparos nas casas, o que antes estava sendo feito apenas pelos proprietários.
Na Rua Joaquim Nabuco, em frente à Travessa, olha a arte nos muros!
O Bistrô da Travessa
Na Travessa, no número 25, tem uma Pizzaria encantadora que vocês vão adorar também!
Não tem placa nem sinalização alguma. É tão escondido que quase nem percebi! Estava fazendo as fotos da Travessa e espiei a janela entreaberta…
Como não conhecia, entrei para bisbilhotar e fiquei apaixonada. Depois, ao buscar informações, fiquei sabendo detalhes. Todo mundo ama e dizem que as pizzas estão entre as melhores da cidade! Estou louca para experimentar.
É um encanto! O Bistrô é do casal, o chef Diego Timm, que faz as pizzas e Thais Sperotto, que serve.
O Bistrô é cheio de detalhes!
Uma cristaleira com discos de vinil e um toca discos! Você pode ir lá, escolher um disco e ouvir.
Você janta com velas acesas.
Gostaram da dica?
Beijo, Malu
O Bistrô da Travessa é o nº 25. F: 51.8544.9123 e facebook.com/BistroDaTravessa
Deixe seu comentário