Queridos, quem não conhece patina? Ela teve o auge há alguns anos, depois caiu um pouco de uso, talvez pelo excesso, e hoje está sendo muito usada de maneira pontual em objetos, móveis isolados e até em portas.
Recebo muitas perguntas sobre como fazer patina. Na verdade, ela nada mais é do que técnicas de pintura tentando imitar o desgaste da ação do tempo sobre os objetos. São infinitas as técnicas de se fazer patina, e posso até afirmar que cada um termina desenvolvendo a “sua” técnica. Como é um trabalho artesanal, até poderemos fazer dois objetos ou móveis similares, mas dificilmente, iguais.
O que é mais importante então a fazer?
Em primeiro lugar, preparar bem a peça. Isto significa lixar ou tirar o brilho. Se for uma patina do tipo “lavada”, em que a madeira aparece, necessita de lixa até a madeira ficar crua. Se for patina com fundo, só retirar o brilho basta.
Limpar bem para retirar o pó e lavar a peça.
Vamos ver como fazer a patina lavada, ou satinê?
Depois de lixar, lavar e secar, você deverá preparar a tinta PVA bem diluída em água.
Pinte uma demão de tinta e vá passando um pano levemente úmido sobre a peça para retirar o excesso de tinta. Você poderá retirar sobre toda a peça para aparecerem os veios ou, apenas, algumas partes, para ir deixando manchado.
Se for retirar com pano, pinte em partes para a tinta não secar.
Outro jeito de fazer, é pintar uma demão de tinta sobre toda a peça, deixar secar e depois lixar onde quer desgastar. Quanto mais desgastado quiser, mais você irá lixar. Se quiser, dê pinceladas leves de tinta onde quiser deixar mais forte a tinta.
Nunca irá ficar ruim!
Eu vejo que às vezes as pessoas ficam com medo de errar. Em patina isso é muito difícil, para não dizer impossível. A pior coisa que pode acontecer é ter de pintar um pouco mais 🙂
E sempre tem o recurso de lixar e fazer de novo!
Depois que a tinta estiver bem seca, você poderá impermeabilizar com cera ou verniz acrílico.
Obs. 1. Se o móvel tiver relevos, a patina ficará linda! Deixe a tinta mais forte nas partes mais baixas e lixe ou passe o pano, nos relevos.
Obs.2. Se quiser fazer stencil ou decoupage sobre a patina, faça antes da cera ou verniz.
Obs.3. Você poderá também usar, ao invés da tinta PVA, esmalte a base de água. Nesse caso, não precisará impermeabilizar com verniz.
Obs.4. Se usar esmalte sintético, ao invés de água, você usará solvente.
Veja algumas ideias:
Na próxima, falaremos sobre patina com fundo, combinado?
Bj, Malu
Obs.: Todas as imagens foram retiradas da internet.
Deixe seu comentário