Bom dia, queridos!
Esse fim de semana não atualizei o blog, porque viajei para um aniversário em família. Estava maravilhoso, como é bom encontrar nossos queridos! Durante as conversas, me perguntaram como pintar um móvel de amarelo. Não tenho falado muito mais em pintura de móveis, porque pensei que já tinha falado demais… Querem ver mais um pouquinho hoje?
Vou tentar ser clara e, se ficarem dúvidas, por favor, me escrevam que responderei com o maior prazer, combinado?
Para pintar um móvel de amarelo, vermelho, preto, qualquer cor, o procedimento é o mesmo. O que vai mudar é a base que está no móvel. Ele pode estar em madeira crua ou pode ser um móvel já pintado.
Em madeira crua – dê uma lixada leve, apenas para alisar a madeira. Tire o pó e então, você poderá ter algumas alternativas.
1. Pode passar um fundo com selante a base de água. Se fizer isso, vai facilitar a pintura porque a madeira crua absorve bastante a tinta.
Eu costumo fazer duas demãos de tinta PVA na cor branca ou na cor final, no caso de hoje, amarelo. Porque? Porque vai cobrir melhor o fundo e não precisará de tantas demãos de tinta esmalte.
O acabamento é feito com a tinta amarela esmalte à base de água. Não tem cheiro e é fácil de pintar. Se quiser usar tinta esmalte a base de solvente também pode, mas não aconselho porque o cheiro e forte, demora mais para secar e precisa usar aguarás.
Se o móvel já for pintado – se o móvel já é pintado, tem duas alternativas: ou lixa até retirar a tinta e pinta com a tinta PVA e esmalte à base de água ou, se não quiser lixar até a madeira, apenas tire o brilho da tinta antiga e pinte diretamente com tinta à base de solvente. Nesse caso, não use nem a PVA, nem a esmalte à base de água porque não vai pegar.
Também me perguntaram da lixa. Não tem regra… quando vou lixar a mão e a madeira é crua, uso lixa 150 ou 180.
Se for necessário retirar a tinta, a lixa tem de ser mais grossa, tipo 120, 100 ou 80.
Pode ser lixado a mão ou com a maquininha de lixar (alguns chamam treme-treme 🙂 ), muito mais fácil, claro.
Dos pincéis: Eu costumo pintar o fundo preparador com rolinho e a PVA também. Apenas uso pincel para acabamentos em cantos ou detalhes. Para a tinta esmalte, muitas pessoas que conheço pintam com rolinho. Eu prefiro pintar a tinta esmalte com pincel largo e macio. Se for tinta à base de água, deixo ao lado, um pote de água para ir mergulhando o pincel e retirando o excesso de tinta. Se for tinta à base de solvente, o pote é de vidro com aguarás.
Não tenho a pretensão de dizer que TEM de fazer determinados procedimentos, quando há alternativas e os materiais estão sempre se renovando. Conto aqui para vocês como eu faço. Vocês poderão encontrar muitas outras formas de pintar e todas poderão dar certo.
Existem regrinhas sim, do que pode e do que não pode.
Misturar água com tinta à base de solvente ou misturar solvente com tinta à base de água, não pode.
Pode pintar com tinta esmalte sobre PVA. Não pode pintar com tinta PVA sobre o esmalte.
Essas regrinhas, tem de seguir.
Espero não ter cansado vocês e que tenha ficado claro. Se não ficou, perguntem!!!
Hoje falei no amarelo a pedidos, mas a cor pouco importa, o processo é o mesmo para qualquer cor.
Um grande beijo,
Malu
Ótima semana!
Deixe seu comentário