Porto Alegre, começo de primavera e últimos dias de frio. Despedida da temporada de sopas… Sério, uma sopa quentinha numa noite fria é tudo de bom! Ainda mais se for de abóbora. Existem vários tipos de abóbora. Eu faço minha sopa com moranga cabotiá, um pouco chato de descascar, mas pode ser comprada descascada e cortada no supermercado ou, por um preço bem melhor, na feira de orgânicos ou nas feiras de rua. E já rende um passeio!
Faço meio no instinto, dependendo do número de pessoas. Se exagero na quantidade, ela pode ser congelada ou servida na noite seguinte. Para dar uma noção aproximada, fiz meu exemplo com meia abóbora que pesou 1 (um ) quilo. Se for prato único, calculo que seja o suficiente para quatro pessoas.
Vamos lá:
Descasco a abóbora, tiro as sementes e corto em cubos. Lavo e coloco na panela a cozinhar com água que cubra todos os pedaços (não tem uma quantidade exata), um tablete de caldo de legumes, uma batata cortada em cubos ou uma xicara pequena de arroz cozido, para tornar o caldo mais grosso. Também coloco uma ou duas cebolas cortadas grosseiramente.Cozinho até que fiquem amolecidas. Sal a gosto.
Enquanto as abóboras cozinham, faço um molho branco.
Quanto mais molho branco, mais grossa ela fica. (Se achar que ficou molho branco demais, tem conserto: é só acrescentar mais abóbora). Para 1 kg de abóbora, faço o molho com 2 colheres de farinha e 3 xícaras de leite. Nessa proporção, o molho não fica muito grosso.
Bato as abóboras cozidas (e tudo que está na panela), no liquidificador. Vou acrescentando o molho branco e batendo tudo.
Coloco noz moscada no molho branco , mas se você não lembrar, pode colocar agora.Para quem gosta de gengibre, fica uma delícia colocar um pouquinho, ralado.
Despeja tudo na panela e esquenta. O ponto fica ao gosto de cada um. Acerte o sal.
Sirva com croutons, grissinis ou torradinhas.
Para quem gosta, fica uma delícia pimenta ralada em cima (eu só uso, quando não coloco gengibre). Também podemos colocar temperinho verde e queijo ralado.
Se preferir, pode servir em potinhos ou xícaras pequenas como entrada, acompanhados de palitinhos de canela.
Essa sopa é uma delícia!!!
Bom apetite!
Gente, hoje, 18.06.2015 estou atualizando minha receita!
Para não ficar tão calórica, tenho feito sem o molho branco. Não fica tão cremosa mas serve para quem não quiser umas gramas a mais… Tenho colocado a cozinhar,junto com as abóboras, um ou dois nabos redondos e uma ou duas cenouras cortadas em pedaços. Depende da quantidade de abóboras que vocês forem usar.
Depois de cozidas, bato tudo no liquidificador.
Com o frio que está fazendo por aqui, só uma sopa quentinha para ajudar! De preferência com um maravilhosos vinho tinto para acompanhar 🙂
Bom apetite!
Bj, Malu
Deixe seu comentário