24
setembro

Despedida com sabor

Sopa de aboboras no blog detalhes magicos

Como prato principal

Porto Alegre, começo de primavera e últimos dias de frio. Despedida da temporada de sopas… Sério, uma sopa quentinha numa noite fria é tudo de bom! Ainda mais se for de abóbora. Existem vários tipos de abóbora. Eu faço minha sopa com moranga cabotiá, um pouco chato de descascar, mas pode ser comprada descascada e cortada no supermercado ou, por um preço bem melhor, na feira de orgânicos ou nas feiras de rua. E já rende um passeio!
Faço meio no instinto, dependendo do número de pessoas. Se exagero na quantidade, ela pode ser congelada ou servida na noite seguinte. Para dar uma noção aproximada, fiz meu exemplo com meia abóbora que pesou 1 (um ) quilo. Se for prato único, calculo que seja o suficiente para quatro pessoas.
Vamos lá:

Sopa de aboboras no blog Detalhes Magicos

Descasco a abóbora, tiro as sementes e corto em cubos. Lavo e coloco na panela a cozinhar com água que cubra todos os pedaços  (não tem uma quantidade exata), um tablete de caldo de legumes, uma batata cortada em cubos ou uma xicara pequena de arroz cozido, para tornar o caldo mais grosso. Também coloco uma ou duas cebolas cortadas grosseiramente.Cozinho até que fiquem amolecidas. Sal a gosto.
Enquanto as abóboras cozinham, faço um molho branco.
Quanto mais molho branco, mais grossa ela fica. (Se achar que ficou molho branco demais, tem conserto: é só acrescentar mais abóbora). Para 1 kg de abóbora, faço o molho com 2 colheres de farinha e 3 xícaras de leite. Nessa proporção, o molho não fica muito grosso.
Bato as abóboras cozidas (e tudo que está na panela), no liquidificador. Vou acrescentando o molho branco e batendo tudo.
Coloco noz moscada no molho branco , mas se você não lembrar, pode colocar agora.Para quem gosta de gengibre, fica uma delícia colocar um pouquinho, ralado.
Despeja tudo na panela e esquenta. O ponto fica ao gosto de cada um. Acerte o sal.
Sirva com croutons, grissinis ou torradinhas.
Para quem gosta, fica uma delícia pimenta ralada em cima (eu só uso, quando não coloco gengibre). Também podemos colocar temperinho verde e queijo ralado.
Se preferir, pode servir em potinhos ou xícaras pequenas como entrada, acompanhados de palitinhos de canela.
Essa sopa é uma delícia!!!
Bom apetite!

Sopa de aboboras no blog detalhes magicos

Com pimenta ralada.

Sopa de aboboras no blog detalhes magicos

Com queijo ralado.

croutons

Croutons

Sopa de abobora

Na xicara com grissinis

Sopa de abobora

Como entrada, com canela.

Sopa de aboboras no blog detalhes magicos

Bom apetite!

Gente, hoje, 18.06.2015 estou atualizando minha receita!
Para não ficar tão calórica, tenho feito sem o molho branco. Não fica tão cremosa mas serve para quem não quiser umas gramas a mais…  Tenho colocado a cozinhar,junto com as abóboras, um ou dois nabos redondos e uma ou duas cenouras cortadas em pedaços. Depende da quantidade de abóboras que vocês forem usar.
Depois de cozidas, bato tudo no liquidificador.
Com o frio que está fazendo por aqui, só uma sopa quentinha para ajudar! De preferência com um maravilhosos vinho tinto para acompanhar 🙂
Bom apetite!
Bj, Malu

 

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*

10 Comentários

  • Eneida
    13 agosto, 2013

    já fiz essa sopa e adoro!!! Claro que sempre acabo inventando alguma coisa diferente.Tenho fama de não seguir uma receita.Mudo …..e muitas vezes ,pra pior.KKKK

    • Malu
      13 agosto, 2013

      Tenho certeza que para melhor, Neida!!!! Conheço tua mão nos temperos… As fotos são do começo do blog, estão horríveis! Quando fizer a sopa de novo, coloco novas, mas a sopa é TUDO de bom né? Beijão!

  • Rose Mary Diehl
    13 agosto, 2013

    Já tenho o cardápio do almoço de amanhã!! Deve ficar uma delícia, além de fácil e rápida. A minha dica é usar o processador no lugar do liquidificador.

    • Malu
      13 agosto, 2013

      Sim, com o processador deve ficar ótimo, mas tenho preguiça de usar porque o meu é cheio de pecinhas (antigo), bem chatas de lavar, então uso liquidificador…É muito fácil e rápida mesmo. Não esquece das torradinhas! Bom apetite!

  • Sonia Petrovick
    07 outubro, 2012

    Estou louca para testar essa receita!!!! Um beijão, saudades. Sonia

    • Malu
      07 outubro, 2012

      Soninha!!!!!!!!!! Bom ter notícias! Saudades, beijos!

  • Júlia
    24 setembro, 2012

    Essa sopa é maravilhosa!! E agora ficou mais fácil achar a receita sempre precisar!
    Obrigada, amada!
    Beijos

    • Malu
      24 setembro, 2012

      Sim, agora vais ter as receitinhas online! beijos, meu amor

      • Júlia
        24 setembro, 2012

        Uhu!! um viva pro blog e pra minha super mãe! 🙂