Hoje quero mostrar um trabalho pelo qual sou completamente apaixonada, que não canso de admirar e que acompanho desde o início. É o trabalho da artista plástica Eneida Conde, que mora em Santa Maria e fez a faculdade de Artes Plásticas aqui em Porto Alegre, na UFRGS.
Com uma criatividade e técnicas invejáveis, a Eneida consegue (como se não o fosse o suficiente!) se tornar melhor a cada dia!
Como sou suspeita para falar porque além de admirar profundamente o trabalho da Eneida tenho um carinho sem tamanho por ela, vou colocar aqui a opinião de outras pessoas. Vocês poderão ver, pelos trabalhos da Eneida e a opinião de quem os conhece, que estou certíssima no meu encantamento!
Beth R. Souza: ”Eneida Conde nos surpreende no arrojo constante em sua obra. No uso de traços ágeis e na diversificação de cores ela nos mostra um trabalho com uma marca muito própria.”
Celina Fleig Mayer , quando da exposição “Retratos de família”: “Eneida iniciou seus trabalhos, desenhando mulheres sempre muito coloridas, uma característica de seu trabalho até hoje. E esse colorido dá leveza e alegria aos personagens que ela cria. Mais tarde, Eneida passou a desenhar casais e, nessa época, ilustrou capas de livros, como Para quem ama e Os trens não partem mais, de Celina Fleig Mayer, fora outros trabalhos encomendados, independentes de suas criações contínuas.
Agora, Eneida cria a família toda, pais e filhos. E o colorido alegre de seus trabalhos continua presente em cada quadro.”
Rosane Magoga: “A arte e sua história não se constituem exclusivamente de fatos impactantes, bombásticos, pois uma artista como Eneida Conde, tem na sua trajetória décadas de trabalhos desenvolvidos na sobriedade de seu atelier. Eneida é suave e irrequieta, determinada e tímida, profunda e simples, reservada e expansiva. Mantém um rigor constante quanto à técnica e ao exercício crítico frente a sua própria obra. Adota procedimentos que conduzem a mudanças sutis no campo das imagens, das cores e das formas. A facilidade de criar suas composições vem dos tempos de estudante, ainda na UFRGS, onde seus professores Aldo Malagoli e Alice Soares já elogiavam essa característica peculiar. O trabalho de Eneida é reconhecido facilmente, pois mantém sempre atitude coerente frente à arte. Fiel ao seu tema encanta com Retratos de Familia”
Marilia Chartrune: “A pintura de Eneida Conde representa os aspectos da vida e comportamento em família com uma grande dose de lirismo e bom humor. Expressa simplicidade e intimidade e além da doçura nos olhos das figuras que compõem as cenas do cotidiano, imprime expressividade às poses. Tecnicamente seus traços vigorosos se misturam às cores “fauves” e contornos escuros, mas sem perder a suavidade. Com tanta personalidade e segurança, Eneida se tornou uma artista pronta e sua obra conquistou espaço seguro nas melhores coleções.”
Não é um trabalho maravilhoso?
Veja mais do trabalho da Eneida, no blog www.eneidaconde.blogspot.com
Contatos no email : eneidaconde@yahoo.com.br
Tem outro post com os trabalhos da Eneida, da série “Só mulheres”, AQUI. Espia!
Beijo, Malu
Deixe seu comentário