Atender os sonhos da cliente, que era ter mais fluidez entre os ambientes e criar um home office, foi o mote inicial para que as arquitetas do escritório Studio 92 Arquitetura. Elas batizaram o projeto de Flua, porque conectar e ampliar os espaços de forma criativa foi o conceito principal para esse delicioso apartamento do bairro Pinheiros, na capital paulista.
A transformação começou logo na entrada do apartamento, que antes tinha uma pequena e abafada cozinha “corredor” fechada por uma parede entre ela e a sala. A primeira providência foi quebrar a parede e integrar a cozinha à sala com uma bancada com 4 metros de comprimento, que segue em L até a área molhada, que foi deslocada para a parede onde há a janela, onde antes ficava o fogão.
Ao quebrar a parede, foi descoberta uma tubulação de esgoto do prédio, mas isso não foi problema para o Studio 92 , que a incorporou ao novo projeto. A tubulação ficou aparente e foi transformada e um dos destaques charmosos do apartamento. Para isso, foi revestida com uma estrutura metálica com acabamento em pintura eletrostática na cor salmão contrastando com o verde da parede onde as arquitetas criaram um canto alemão. Olhem só como ficou lindo!
O canto alemão com baús profundos que servem para guardar objetos e outros itens da casa, também permite mais pessoas sentadas ao redor da mesa com as duas cadeiras, que facilitam na circulação pelo espaço.
Uma das exigências da moradora era criar um home office que também pudesse servir de quarto de hóspedes. Ela não queria ficar isolada no espaço e, para que isso pudesse acontecer, este ambiente deveria ser integrado e ao mesmo tempo manter uma privacidade à visita esporádica. O impasse foi logo solucionado pelo Studio 92 Arquitetura que retirou a parede do segundo quarto e o integrou à sala com um móvel desenhado pelo próprio escritório.
Este móvel multifuncional atende aos dois ambientes.
Na sala com painel no qual foi instalada a TV, a continuidade é a bancada do home office que delimita os dois ambientes. Junto ao teto, uma prateleira vazada ajuda a manter ventilação e luminosidade. Na parte inferior desse móvel, muitas portas para armazenamento. Nas costas do painel da TV, um móvel com prateleiras e portas de correr, para não comprometer o espaço.
Esta porta de correr serve também para isolar o quarto de hóspedes, para quando a moradora estiver recebendo visitas. Outra porta de correr foi usada substituindo a parede entre o corredor e este quarto, o que proporcionou maior aproveitamento de espaço, integração e fluidez.
Como a premissa deste projeto também foi o armazenamento, o Studio 92 Arquitetura criou vários recursos para este objetivo. Entre eles, desenhou um grande armário no quarto de hóspede / home office com portas ripadas.
Este espaço do home office/quarto de hóspede totalmente integrado ao social permite à moradora receber bem e ter um living bastante amplo, onde todos os espaços se conectam.
A decoração da sala possui uma linguagem moderna e colorida. As arquitetas colocaram um tapete com estampa geométrica para dar movimento. O sofá com design minimalista e um pufe na cor cinza mantém a neutralidade, para que as cores da parede e da tubulação aparente sejam protagonistas. Dando continuidade à bancada da cozinha, foi projetada uma estante lateral para colocar objetos decorativos e livros, interligada à prateleira suspensa sobre a mesma bancada em madeira e detalhe em palhinha sintética trazendo um ar de aconchego e biofilia ao ambiente com vasos de plantas e vários outros vasos usados também na pequena varanda.
Indo para área íntima do apartamento, a porta da suíte segue o mesmo padrão de revestimento, madeira ripada na cor branca, usada no armário do quarto de hóspedes. Com o mesmo conceito de fluidez e aproveitamento de espaço, o Studio 92 Arquitetura criou no quarto dois ambientes distintos, porém interligados.
Foi criado um closet na entrada do quarto, com um armário em L e um pequeno armário com porta de vidro para guardar bolsas e outros objetos. Uma penteadeira que ao abrir tem nicho para guardar os itens de maquiagem, joias e acessórios com espelho iluminado na parte interna do móvel, que também possui gavetas.
O quarto foi dividido em dois, um para o closet e outro para cama. A divisão é em vidro e serralheria preta, recurso que delimita os espaços e, ao mesmo tempo, mantém a integração. A cabeceira em madeira ripada percorre toda extensão da parede que ganhou uma intervenção artística com wall art da Lano Art. Sobre a mesa lateral, um pendente cria o aconchego necessário para o descanso.
A parede oposta revestida com tijolinho aparente na cor branca traz uma rusticidade contemporânea ao espaço, onde foi instalada uma porta de correr com moldura e trilhos em serralheria com pintura eletrostática na cor preta e toda revestida com espelho.
A porta dá acesso ao banheiro da suíte que recebeu revestimento granilite tanto na parede quanto no piso, metais e acessórios com acabamento preto como o espelho com moldura em serralheria e iluminação em LED embutida e cuba de sobrepor de concreto finalizam o toque rústico, industrial e contemporâneo do projeto.
O lavabo possui piso estampado com teto pintado de verde, trazendo a mesma atmosfera colorida do living com fluidez de linguagem e total cumplicidade.
Sobre o Studio 92 Arquitetura
O Studio 92 nasceu na época da faculdade, na qual expressar ideias realizando sonhos era um dos maiores desejos das amigas, e atualmente sócias, Débora Terra e Jéssica Lucas – formadas em Arquitetura e Urbanismo pela faculdade de Belas Artes.
Durante o percurso profissional, passaram por escritórios de grande importância na área de Arquitetura e Design, participando de projetos desde a escala urbana até instalações em pequena escala, mas de grande impacto social e artístico.
Atualmente, as profissionais buscam – por meio de especializações na área da Psicanálise Social, Arte e Fotografia – transformar o sonho de seus clientes em uma experiência sensorial, cultural e com caráter singular.
Para o Studio 92, é de grande importância que cada projeto expresse a identidade do cliente, com a visão de que o projeto é singular e, por isso, o primeiro contato com o cliente vai além da coleta de informações convencional. Tenta-se fazer parte da história de cada um, para que o resultado final seja uma obra única que expresse o modo de vida e a identidade de quem vai habitar este novo lar.
@studio_92arquitetura
Fotografia: Mariana Orsi Fotografia
Divulgação:
a3 Comunicação
Maria Helena Antoniadis
(11) 988923563
Deixe seu comentário