01
julho

Reforma em apartamento transmite leveza e conforto

Projeto Escritório archi.lab | Fotos Isabela Mayer Fotografia

“Enquanto lá fora o mundo está mais frenético que nunca, dentro das nossas casas buscamos harmonia: sem excessos, com peças com mais qualidade e menos quantidade e objetos que trazem paz e conforto visual”, dizem as arquitetas, além de carregar uma frase de Dieter Rams que traduz bem esse conceito: “limit everything to the essential, but do not remove the poetry”, pequenos detalhes, bem posicionados, que emergem de uma composição leve trazendo poesia ao espaço.

A reforma deste apartamento de 210m², localizado em Londrina, Paraná, foi executada pelas arquitetas Maira Rossi e Karen Felix, do escritório archi.lab, para uma família admiradora de arte, design e literatura. O casal e suas duas filhas, de 17 e 19 anos, queriam um apartamento que explorasse os espaços com iluminação natural, arquitetura leve, harmônica e que transmitisse leveza através da presença do essencial, sem excessos.

As arquitetas repaginaram completamente a área social para adequá-la ao lifestyle da família. Salas de estar e jantar foram integradas e a iluminação repensada a fim de equilibrar a luminosidade natural e a artificial, sem perder a privacidade da área destinada a sala de TV, que recebeu um painel de Muxarabi e uma marcenaria que envelopa toda a extensão do living para acomodar a coleção de livros do casal, peças de design e obras de arte.

A sala de jantar ainda contou com uma grande mesa para acomodar a família e amigos, e como os clientes amam natureza, plantas de Ficus Lyrata e Pacová foram dispostas em composição com a Jibóia, que ressalta o detalhe do pendente Ninho, produzido por André Ferrari. Nos vasos suspensos entre a circulação e a ilha da cozinha, a hera foi escolhida como espécie de pendente para trazer privacidade à sala de leitura, que também ganhou um vaso com o Ficus Lyrata posicionado próximo à janela.

Apenas o piso existente em mármore foi mantido. A varanda continuou separada a pedido dos clientes, e funciona como uma extensão do estar, um ambiente para relaxar e viver momentos de contemplação, com vista para o lago. Já na área íntima, a intervenção foi menor, os armários embutidos já existentes foram preservados e apenas repaginados para se adequar ao uso, e o forro de gesso e iluminação foram mantidos para otimizar o tempo de obra.

O principal desafio do projeto foi propor intervenções que atendessem as necessidades da família de forma que fosse possível uma rápida execução e alinhamento entre os cronogramas de fornecedores. A família tinha data exata para mudar para o apartamento e não poderia haver atrasos, então a área social foi priorizada e passou por uma reforma maior, com 100% de alterações, incluindo divisões, iluminação, acabamentos, marcenaria, forro e pintura.

Escritório archi.lab
www.archilab.com.br
Instagram: @archi.lab

Fotografia: Isabela Mayer Fotografia

Divulgação:
Avesani Comunicação
Vanessa Loiola

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.