Pesquisando sobre a história da Igreja, descobri muitas coisas interessantes! Adoro História, mas vou tentar ser econômica nos meus comentários e falar só o principal. Como vocês devem saber, a Igreja está localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, na Rua dos Andradas, antiga Rua da Praia (é inacreditável, mas o rio vinha até ali!).
No início, os habitantes da cidade contavam com a Igreja da Matriz (hoje Catedral Metropolitana). Em 1807, começou a ser construída a Igreja de Nossa Senhora das Dores que, durante a obra, trocou de arquitetos, passou por vários percalços, falta de dinheiro, Guerra dos Farrapos, sendo inaugurada quase 100 anos depois, em 1903.
Em frente à Igreja, havia uma praça onde a comunidade se reunia e ali também ficava o pelourinho (onde eram castigados os escravos) e a forca.
Segundo consta, junto aos operários que trabalharam na edificação da igreja, havia um grande número de mão de obra escrava. Um dos escravos, de nome Josino, foi acusado de furtar materiais de construção e condenado à morte. Na época, os escravos não tinham direito à defesa e Josino foi executado alegando inocência. Antes de morrer rogou uma maldição de que seu patrão não veria a construção da igreja concluída. (O motivo da morte do escravo não é muito certo. Alguns falam no roubo de materiais de construção, outros dizem que ele roubou o colar da Nossa Senhora e o historiador Sergio da Costa Franco fala em assassinato.)
Existe a lenda de que a demora na construção da Igreja foi resultado da maldição do escravo.
A Igreja das Dores foi tombada como Monumento Nacional pelo IPHAN em 1938. Já sofreu várias intervenções de restauração e, além da programação religiosa e dos aspectos arquitetônicos, é palco de apresentações de orquestras e corais em razão da excelente acústica.
Gostou do passeio de hoje? Espero que sim! Se você quiser visitar a Igreja, pode aproveitar o passeio e ir até a Casa de Cultura Mario Quintana, que fica bem pertinho e passear pela Rua dos Andradas, admirando as belas construções preservadas. Um grande programa para o fim de semana!
Beijo, Malu
Deixe seu comentário