Intitulada “Retratos Pictóricos e Abstrações”, a artista Ita Stockinger exibe retratos e abstratos na Garagem de Arte Stockinger. A abertura será no dia 12 de dezembro, a partir das 19h, e conta com a curadoria de Rejane Cintrão – que possui trabalhos como curadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea da USP e em diversas Bienais de São Paulo.
Para Rejane, a artista é pintora por natureza.
“Ita encontrou nos retratos, sua maneira de expressar sua vivência em meio a grandes pintores da arte brasileira. Os retratos aqui apresentados são, na verdade, o gatilho para se expressar por meio de campos de cor”, explica a curadora.
Com sua marca registrada, a pintura abstrata como no retrato figurativo, entre o lúdico e o horror, Ita Stockinger traz sentimentos que provocam reflexões. Suas pinturas se expressam na solidez e densidade das tintas com o uso de técnicas diversas, tons e semitons, luzes e movimentos.
“Procuro sempre trazer uma crítica social, uma forma de alerta para todos nós”, afirma Ita.
O trabalho da artista é feito com tintas acrílicas ou a óleo, carvão, tintas transparentes para veladuras e estará exposto até o dia 16 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h.
Influência
Com forte influência do modernismo e da arte contemporânea, seu convívio no meio artístico fez com que seu interesse pelas artes se expandisse. Em 1977 casou-se com Francisco Antônio Stockinger, filho do escultor Xico Stockinger. A grande amizade e admiração com a obra do sogro, seu acervo, deu sem dúvida suporte para sedimentar seu repertório de influências. “Apesar disso, o que eu e Xico temos em comum é o trabalho e dedicação à nossa obra. Assim como ele, trabalho bastante, até acertar”, explica.
A artista também é citada em ensaios feitos por Renato Rosa e D’Ambrosio, além de Armindo Trevisan, que afirma:
“Nela a pintura está viva, inclusive com vestígios de seu passado, o de Giotto e de todos os grandes Mestres, sobretudo os do século XIX. Seus retratos, ao menos alguns, são de surpreendente inventividade. O que Itamara procura fixar em seus retratos não é só a semelhança física da pessoa, mas os vestígios mais profundos de sua humanidade”.
Fotografia: Lisa Roos
Sobre a artista
Ita Stockinger é gaúcha e advogada. Na pintura é autodidata. Embora tenha também formação em Desenho Industrial, teve estudos permanentes em pintura com os professores e artistas Lou Borghetti e Fernando Baril. Suas pinturas se expressam na solidez e densidade das tintas em cores fortes. O uso de técnicas diversas, tons e semitons, luzes e movimentos, trazem à tela impacto, em analogia ao comportamento humano. Hoje faz parte do Grupo de Estudos com o professor Charles Watson, no Parque Lage (RJ). Dentro da arte expressionista contemporânea, seus trabalhos são exibidos em várias exposições
Instagram: @ita_stockinger_art
Site: https://itastockinger.art.br/
SERVIÇO
Exposição “Retratos Pictóricos e Abstrações”
Abertura: 12 de dezembro, das 19h às 22h
Visitação: De 12 de dezembro a 16 de fevereiro de 2024
Horário: De terça a sexta-feira, das 14h às 18h. Outros dias e horários contatar previamente a Marchand Marilene Bittencourt pelo WhatsApp (51) 9818-99181.
Local: Garagem de Arte Stockinger (Rua Luciana de Abreu, 450, Moinhos de Vento)
Deixe seu comentário