17
junho

Jardim dos Chefs

jardim-dos-chefs-cate-poli-joao-jadao

O Jardim dos Chefs é o projeto assinado pelo paisagista João Jadão, diretor da Planos e Plantas e pela arquiteta paisagista Catê Poli para a Casa Cor SP 2019. Os profissionais apresentam um espaço com 250m² com um jardim funcional e sustentável, explorando os cinco sentidos e a interação das pessoas com a natureza, tema deste ano da mostra – Planeta Casa.

Com uma composição completa de folhagens e espécies tropicais, assim como uma seleção de árvores frutíferas, flores comestíveis e temperos, o projeto ainda homenageia dois importantes nomes da gastronomia brasileira: o casal Janaína e Jefferson Rueda

“Aproveitamos as árvores que já existiam no Jockey e integramos novas espécies frutíferas nativas, como jabuticabeiras e grumixama, flores comestíveis e temperos, explorando diferentes particularidades”, conta Catê Poli, que ainda destaca a planta Yucca Coccinea, xerófita com origem no Texas (EUA).

jardim-dos-chefs

Quando o assunto é gastronomia, destacam-se a oliveira centenária e as tamareiras, além das flores comestíveis, como capuchinha e lantana, e a integração do pomar e horta com o jardim, que oferecem temperos (alecrim, manjericão e pimenta) e chás (cavalinha) plantados diretamente no chão.

“Mais do que trazer para dentro de casa alimentos nutritivos, ter uma horta e um pomar integrados ao jardim é uma experiência que explora nossos sentidos e o contato com a natureza, sensação que pretendemos oferecer em nosso ambiente”, explica João Jadão.

jardim-dos-chefs-casa-cor-sp
joao-jadao-e-cate-poli

Para quem deseja fazer uma pausa, descansar ou desfrutar da paisagem, a seleção de móveis feitos de corda náutica, da Tidelli, serve de apoio, como bancos, estofados, chaises (do designer Alfio Lisi) e até mesmo uma confortável rede. As cores eleitas para o mobiliário engrandecem a paleta natural do jardim.

“Apostamos em tons terrosos – tendência na Semana do Design de Milão, no Living Coral, cor do ano eleita pela Pantone, além de detalhes em azul índigo e tecido furta-cor azul e laranja, nuances que também estão super em alta”, conta Catê Poli.

jardim-dos-chefs
paisagistas-cate-poli-e-joao-jadao
jardim-dos-chefs
cate-poli-e-joao-jadao
jardim-dos-chefs-casa-cor-sp
paisagistas-joao-jadao-e-cate-poli-sao-paulo

Certificadas e provenientes de manejo sustentável, as mesas de centro (Arboreal), de troncos de pequiá e itaúba, oferecem um clima rústico e tropical ao ambiente, assim como a coleção de vasos da Vasart, feita em parceria com Carol Costa, do blog Minhas Plantas e apresentadora do programa A Louca das Plantas. Compondo com espécies de suculentas, os vasos têm a forma de seixos e são de polietileno desenvolvido a partir da cana de açúcar, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa, além de serem 100% recicláveis. Com desenhos geométricos, o piso drenante (Castelatto) também é sustentável e drena 90% da água da chuva evitando a impermeabilização do solo. A lareira à gás (Construflama) é automática e acionada com controle remoto e a iluminação, com embutidos e balizadores orientáveis em led, é da Vitali.

Fotografia: Evelyn Muller

Projeto: Arquiteta e Urbanista Catê Poli
(11) 3774.5944
www.catepoli.com.br
paisagismo@carepoli.com.br

Paisagista João Jadão – Planos e Plantas
(11) 3263.0360
www.planoseplantas.com.br
joaojadao@planoseplantas.com.br

Divulgação: dc33 Comunicação
(11) 3129.4382

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*