Mudar de casa nunca é fácil, mas sair de uma, com 300 m², e começar a adaptação em um imóvel de apenas 65 m² pode parecer uma missão quase impossível. O desafio de trabalhar nessa adequação foi confiado ao trio de arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do escritório JMA Estúdio, especialista em explorar a marcenaria e transformar os ambientes.
Guia turística com o hobby de colecionar objetos
adquiridos nas viagens que realizou ao longo de sua carreira, a moradora partiu
para um novo momento de vida. Dessa forma, espaço para guardar as peças foi uma
das prerrogativas que norteou seu primeiro contato com as profissionais do JMA
e a marcenaria revelou-se como o segredo para a condução do projeto.
“Para deixar tudo organizado e permitir que sua história continuasse presente, criamos um projeto que permitiu trazer o máximo de armários possíveis”, revela Fernanda Mendonça.
Para executar essa adaptação, era preciso fazer algumas alterações estruturais na planta, o que não foi permitido. A saída definida pelas arquitetas foi a instalação de paredes de drywall que atuou como coringas para as divisões necessárias. Com a versatilidade do sistema, foi possível, por exemplo, criar um nicho na parede lateral, ao lado do sofá, que possibilitou a exposição de objetos pessoais e peças decorativas. Apoiado à parede, o closet recebeu uma sapateira, em marcenaria.
Na escolha de recursos e materiais que colaboram
para trazer a sensação de amplitude, as arquitetas optaram pelo mesmo
revestimento para o piso de todo apartamento.
“Escolhemos um porcelanato que imita madeira. Além da sensação de acolhimento, a escolha traz facilidade para limpeza”, ressalta Elisa Ju. Na composição, tons neutros, como o branco das paredes, reforça o conceito de integração e acréscimo de área.
Integrada à sala de estar, a varanda, com fechamento de vidro, ganhou status de sala de jantar. Para tanto, uma mesa retangular, com seis lugares, foi eleita para que a cliente possa receber seus convidados em jantares e celebrações.
Além da mesa de jantar e o armário para guardar louças e objetos, o décor da varanda executado pelo JMA Estúdio ainda contemplou um cantinho para duas poltronas de madeira – ambientação sob medida para receber amigos ou para momentos de contemplação da vista para a cidade.
A cozinha acompanhou a ideia de ambientes interligados com a área de serviço como sua continuidade. A marcenaria recebeu o cooktop e forno, a bancada da pia, micro-ondas e a geladeira embutida. Na divisão, a porta de vidro reserva a lavanderia e protege as roupas no varal dos odores – sempre maravilhosos – produzidos pela moradora enquanto pilota o fogão com seu caderno de receitas.
De olho na otimização de espaços, a área do chuveiro foi transformada em armário: de um lado nichos com objetos decorativos, do outro, um roupeiro. Com a predominância do branco nas paredes e móveis, o toque de cor no dormitório ficou por conta do enxoval e objetos da moradora. A marcenaria se fez presente nos criados e na cabeceira.
No banheiro da suíte, armários e prateleiras, na marcenaria planejada, foram as apostas das arquitetas para deixar o banheiro organizado. Detalhe para as pastilhas ecológicas produzidas com garrafas pet, da Rivest, aplicadas na área interna do box.
Na renovação da planta baixa, o segundo banheiro
transformou-se em um lavabo.
Fotografia: Mariana Orsi
Projeto JMA Estúdio
Arquitetas: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça
www.jmaestudio.com.br
Divulgação: dc33 Comunicação
Deixe seu comentário