O post de hoje é uma sugestão de passeio perfeito para o fim de semana. Para os que já conhecem, sempre é bom revisitar. Quem nunca foi, vai adorar e com certeza, voltar muitas vezes!
A arquitetura perfeita, as obras do Iberê e as mostras paralelas, a bela vista do Guaíba e o perfil da cidade tornam o passeio sempre único!
Na chegada, esculturas gigantes de carretéis, homenagem de Eduardo Frota ao centenário de Iberê, que era conhecido por suas séries. Uma das mais importantes, era “os carretéis”. Outras, “os ciclistas” e também “os idiotas”.
Logo na entrada, o encantamento com a arquitetura e o painel reproduzindo obra de Iberê. Reprodução do painel da OMS, Genebra. (7m x 7m). Óleo sobre tela, 1966.
O projeto, do arquiteto português Álvaro Siza, considerado um dos mais importantes arquitetos contemporâneos, é quase uma escultura de concreto branco. Recebeu o Leão de Ouro na 8ª Bienal de Veneza. Foi concluído em 2008. O espaço é lindo!
A exposição dos trabalhos de Iberê Camargo é da própria Fundação e, eventualmente, com empréstimos de outras instituições. Um dos grandes nomes da arte brasileira, Iberê Camargo nasceu em Restinga Seca, no interior do RS e faleceu em 1994, com 79 anos.
O Museu expõe também trabalhos de outros artistas plásticos.
Para encerrar o programa, nada melhor que passar na Cafeteria, vendo o por do sol!
Um programa que faz bem à alma!
Um ótimo fim de semana!
Beijo, Malu
A Fundação Iberê Camargo fica na Avenida Pe. Cacique, 2000, Porto Alegre. (Um pouco antes do Barra Shopping).
Abre de 3ª a domingo (inclusive feriados)das 12hs às 19hs. Quintas até 21hs.
Ingresso gratuito.
Tem estacionamento.
Se quiser acessar o site para mais detalhes sobre o Museu e a obra de Iberê, clique AQUI.
A maioria das fotos é da Júlia Dias. Fizemos centenas de fotos juntas, a Júlia e eu. Foi uma tarde perfeita! 🙂
Deixe seu comentário