02
março

Organizando a volta à rotina

organizar_os_papeis_em_casa
Bom dia, queridos!
Voltando à rotina, temos contas a pagar e a organizar, e imposto de renda a fazer. Tantos papéis a encontrar, recibos, contracheques, papelada sem fim!  Vontade de colocar tudo no lixo não falta, né? Mas, tem muitas contas que precisamos guardar. Eu tentei mil maneiras e o que mais me encontrei foi com as antigas bandejas de contas “a pagar” e “contas pagas”. Depois de pagas, arquivos em pastas suspensas divididas em “bancos e cartões” e outro arquivo com outras pastas suspensas com as contas da casa, tipo condomínio, seguros, luz e telefones.
Elas podem ficar em lugar de fácil acesso e não devem ser descartadas. Existe uma lei que diz que devemos receber a quitação e o relatório das contas pagas a cada ano, mas nem sempre isso acontece…  Para cada tipo de conta, existe um prazo de armazenamento. Então, você pode comprar caixas de papelão ou de plástico e arquivar as contas separadamente em pastas suspensas. Funciona muito bem! Não esqueça de etiquetar e identificar claramente cada pasta! Tente criar nomes que identifiquem as pastas com você. Isso facilitará a busca!
Particularmente, adoro identificar tudo com cores. Procure relacionar as cores com os arquivos. Códigos de cores são muito fáceis de identificar! Eu adoro, é minha melhor maneira de arquivar e marcar tudo! No início, a gente pensa. Depois de um tempo, vira rotina e quando vemos a cor, sabemos, imediatamente, qual o assunto relacionado a ela! Simples, prático e lúdico!
organizar_os_papeis_em_casa
organizar_os_papeis_em_casa
organizar_os_papeis_em_casa
organizar_os_papeis_em_casaPara os que amam organização como eu, vai a dica de livros que são meus guias. Vocês vão amar!

organizar_a_casaBom trabalho! Vale a pena, gente! Toda a vez que você precisar de um papel importante irá agradecer a hora que organizou!
Beijo, Malu

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários

  • Will
    20 março, 2017

    Bom post! Eu procuro separar contas a pagar, pagas, dívidas (haha mentira, as dívidas vão no primeiro bolo) em pastas sanfonadas com repartições mesmo. Anoto a data na pasta, os meses de cada uma e vou juntando pastas e pastas. Enche de coisa no armário e, ano a ano, tenho que jogar fora algumas cosias velhas, mas consigo manter a tradição há um bom tempo. É um vício de quem é muito organizado…

    • Malu
      10 abril, 2017

      Parabéns, Will!
      Não esquece de ver as datas antes do descarte anual porque para cada tipo de conta existem prazos que podem ir até 5 anos!

    • Malu
      10 abril, 2017

      Parabéns, Will!
      Procura cuidar as datas antes do descarte porque tem documentos que precisam ser guardados por cinco anos ou mais! Alguns, enquanto o produto estiver conosco.
      Teu vício é bem saudável! 🙂