Em tempos de reciclagem, vale a pena revisitar técnicas que usamos tempos atrás para dar uma levantada naquele móvel antigo que já mudou tanto ao longo dos anos com camadas e mais camadas de tinta. Essa pátina que vou mostrar hoje a vocês, fiz muito a alguns anos, é super fácil e tem um efeito lindo!
Pode ser usada em móveis e paredes. É bom que tenha um fundo em pátina ou degradé.
O que vamos precisar:
O móvel a receber a técnica, já pronto e com fundo. Eu gosto quando é feita uma pátina simples, que pode ser em um tom neutro ou colorido, depende do contexto onde ele estará inserido.
Massa– massa corrida PVA (pode ser branca ou colorida)
Renda– é bom usar uma renda de algodão, encorpada (tipo das antigas, usadas como cortinas). Podemos pintar a renda ou passar verniz, para que ela fique mais firme.
Técnica: Preparar o móvel, aplicando o fundo desejado que pode ser uma pátina simples. Escolher o local em que deseja aplicar os detalhes. Coloca a renda e passa massa corrida sobre ela, com uma espátula. Ter o cuidado de não deixar a renda “andar”.
Com a espátula, vai “puxando” a massa, de maneira a ir colando o desenho do tecido. Retirar o excesso de massa com a espátula.
Importante: Faça com que o desenho fique indefinido. Não delimite o desenho da renda para não ficar pesado. Também não deve cobrir toda a superfície com a renda, não fica bom. Se quiser, pode usar um corante na massa.
Deixe secar bem.
Após secar, passar verniz acrílico com um rolinho, para impermeabilizar (sempre impermeabilizar antes do betume!).
O acabamento pode ser feito com betume. Tirar o excesso, com estopa, tendo o cuidado de retirar mais sobre os relevos e descobrindo mais, entre os desenhos.
Lixa– lixar, suavemente, com lixa 180. Lixar mais forte, nas partes da madeira onde não tem o rendado.
Dicas: você pode pintar o móvel cor de coral, por exemplo, e aplicar a massa branca, sem passar o betume. A sensação visual será absolutamente diferente se você aplicar a massa sobre uma pátina e envelhecer com betume…
O charme ficará por conta do desgaste nos detalhes da peça que merecem ser realçados.
Gostaram? Espero que possam aproveitar! Qualquer dúvida, é só perguntar!
E não tenham medo de tentar, porque o bom da patina é que mesmo que não fique exatamente como a gente pretendia, sempre resulta linda! Não tem essa de erro. Bom trabalho!
Bj, Malu
Sempre vale lembrar que se clicar sobre as imagens ela aumentam bastante.
Deixe seu comentário