A moradora do apartamento de 35m² no bairro de Perdizes em São Paulo, queria praticidade e conforto e as arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça do escritório Oliva Arquitetura aproveitaram todos os espaços disponíveis para criar um lar aconchegante e funcional, sem necessidade de muita manutenção. A cor branca foi escolhida como predominante.
“O branco é um ótimo tom para ambientes pequenos e integrados, já que traz a ideia de amplitude”, revela Elisa Ju.
Além disso, as profissionais investiram bastante
em mobiliários sob medida, para conseguir explorar cada centímetro de uma
maneira funcional e criativa.
“O grande erro ao projetar um estúdio ou um apartamento pequeno é tentar colocar móveis sem planejamento, por exemplo, um sofá maior ou um rack, cada item precisa ser pensado para aquele espaço”, aconselha Bianca Atalla.
A arquiteta Fernanda Mendonça, dá mais uma dica: “Para
ganhar mais espaço visual, use os mesmos materiais nos móveis e nos
revestimentos de uma forma contínua, e terá como resultado, ambientes amplos”, indica.
A área social desse apartamento ganhou as mesmas cores nos móveis e o mesmo revestimento em todos os espaços. O home office ficou ao lado da cozinha e do móvel da sala de estar sem atravancar o caminho e sem pesar na decoração.
“De um lado da parede, se encontra a cozinha que compacta, tem armários para guardar os utensílios necessários para cozinha e logo ao lado, temos a área de serviço. Ao mesmo tempo em que é integrada, ela tem uma divisória com uma parede translúcida.”
A marcenaria funcional e inteligente é uma ferramenta muito poderosa em apartamentos com pequena metragem. Nesse, criamos um móvel principal do projeto, que de um lado é uma bancada de café da manhã que se transforma no rack da TV e na sua outra extremidade, uma mesa de jantar.”
Os móveis da sala de estar acompanham toda a paleta de tons neutros. Uma dica valiosa das arquitetas é sempre que tiver pouco espaço disponível meça o tamanho antes de comprar móveis. O resultado pode ser muito satisfatório ou ser um verdadeiro caos.
O quarto de casal, que também tem pouco espaço disponível ganhou um espelho na lateral para ajudar na ideia de um ambiente maior e acolhedor.
Gostaram das soluções e dicas das arquitetas?
Fotografia: @electroma.core
Oliva Arquitetura – Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça
@oliva.arquitetura
Divulgação: dc33 Comunicação
Deixe seu comentário