18
setembro

Transformando…

Pintando moveis de prata no blog Detalhes

Transformar os móveis em casa funciona como uma espécie de terapia além de  promover mudanças e poupar nosso bolso. Como hoje de manhã mostrei ambientes em prata, pensei em fazer esse post com a cômoda que encontrei  no site Twice Lowely e que concorreu no Projeto CSI. A autora pintou esse velho móvel que ia para o lixo cobrindo com primer, tinta spray metálica e depois fez o envelhecimento com acrílica preta e água. Eu gosto mais de usar betume para fazer o envelhecimento.
Também não costumo usar tinta spray, prefiro pintar com pincel e rolinho ou usar folhas de prata.   

Pintando moveis de prata no blog Detalhes

Pintando moveis de prata no blog Detalhes

Depois, ela pintou detalhes à mão e colocou puxadores antigos.

Pintando moveis de prata no blog Detalhes

Impressionante a mudança, vocês não acham? Então, vamos ver mais alguns móveis transformados para servir de inspiração. Olhem só quanta coisa linda podemos fazer.

Pintando moveis de prata no blog Detalhes

Pintando moveis de prata no blog Detalhes

Pintando moveis de prata no blog Detalhes

Pintando moveis em prata no blog Detalhes Magicos

Podemos comprar novos, fazer um garimpo nos briques ou, renovar com pintura em casa mesmo. Imaginem aquela cadeira ou mesa mais antiga pintada de prata? Que bela transformação!

Pintando moveis em prata no blog Detalhes Magicos

A sala de jantar teve algumas cadeiras pintadas em prata fosco.

Pintando moveis em prata no blog Detalhes Magicos

Quando imagino uma prata mais fosca, uso tinta. Se você quiser um aspecto mais metálico, aconselho o uso de folhas de prata. O resultado será bem melhor.

Pintando moveis em prata no blog Detalhes Magicos

Gostaram? Espero que sim! Beijo, Malu

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*

15 Comentários

  • angela
    27 março, 2017

    Sou novata nesta área. Há tempos quero pintar meu criado-mudo de prata. Mas, onde encontro a tinta para comprar? É esmalte. Resido em Sp, Capital. Obrigada. adorei sua página, tudo muito lindo e criativo!

    • Malu
      02 abril, 2017

      Oi, Angela!
      Moro em Porto Alegre e não saberia te dizer os endereços em São Paulo mas com certeza encontrarás essas tintas prata (que podem ser em spray ou líquidas para pincel), em ferragens ou em lojas de material para artesanato.
      Beijo, Malu

    • angela
      05 abril, 2017

      Malu, muito obrigada pelas dicas. Resolvi meu problema.
      Sucesso,
      Angela!

      • Malu
        06 abril, 2017

        Capaz, Angela!!!!
        Fico muito feliz em saber! Adoro poder ajudar!
        Bom bom trabalho, querida. Se quiser compartilhar o resultado, vou amar.
        Beijo, Malu

  • Keila
    27 agosto, 2015

    Oi, Malu.
    Vamos às minhas descobertas.
    O nome daquela cor é silver leaf. Seria mais ou menos a cor champanhe de alguns carros.
    Tentei misturar prata com um pouco de ouro. Mas não ficou igual.
    Passei a laca indiana e também não deu o efeito desejado.
    Por fim passei o betume diluído sobre o prata. Ficou bem próximo.
    Mas para ficar prata, os sites recomendam pintar o primeiro cinza. Com isto ao passar a tinta prata fica muito bom. Mas para aquele tom o prata está muito “cinza”. Qual cor será que clareia o prata?
    Porque ali com certeza tem o betume por cima.
    Agora, umas dicas. Como o betume tem que ser diluído, ele fica muito aguado. O melhor é passar com o pincel e depois o rolinho por cima para tirar o excesso.

    • Malu
      27 agosto, 2015

      Oi, Keila!
      Que bacana essas experiências, que vontade louca de voltar a pintar! Eu a-do-ra-va fazer essas tentativas. Faz anos que fui deixando de pintar e quando vejo tintas e pincéis fico louca, hehehe. Quem sabe alguém atualizado em pintura lê nossos comentários e nos ajuda?
      Quanto ao betume, ele só fica muito aguado se colocar muito diluente. Coloca menos que ele fica mais grosso. Eu, particularmente não uso rolinho. Gosto de usar estopas (do tipo usado em oficinas mecânicas) ou pedaços de camisetas velhas de algodão. Espero que alguém nos ajede!
      Beijo. Malu
      Adorei tuas pesquisas!

    • Malu
      28 agosto, 2015

      Keila!
      Fiquei encucada com tudo isso e resolvi pesquisar, porque o post já tem dois anos e eu não lembrava mais dele. Enfim, depois de horas, terminei descobrindo que essa foto saiu do mesmo post da cômoda pintada, foi dada como exemplo. O site, como já mostrei no post é o Twice Lovely. Essa cômoda de número 9, foi feita com folhas de prata (silver leaf). Descobri um outro site que tem essa folha. As folhas de ouro e prata existem em várias tonalidades. No site http://www.niermannweeks.com, poderás ver muitas delas. A Silver Leaf é a de Número L04. O nome do post é Gold & Silver Leafed Finishes.
      Espero ter ajudado.
      Beijo, Malu.

  • Keila
    25 agosto, 2015

    Será que se passar laca indiana sobre o prata dá este efeito?

    • Malu
      25 agosto, 2015

      Oi, Keila,
      Sempre usei a goma laca indiana como impermeabilizante ou selante. Em decoupage uso a transparente. Talvez, passando mais de uma demão,consigas o tom, mas não posso te afirmar, acho que deves fazer uma amostra antes. Acho que a goma laca deixa um brilho um pouco intenso demais… Olhei novamente a foto e me parece cor da tinta aquele tom. Entre o ouro e o prata. Tenta encontrar em lojas que tem material para cursos de desenho e arquitetura. Em geral eles tem bastante material importado e novidades. Se eu souber de algum, te aviso. Não tenho feito pintura há um bom tempo e ando desatualizada!

  • Keila
    24 agosto, 2015

    Como faço para ter o efeito como está na cômoda da foto número 9 (contando todas as fotos). É um dourado com prateado. Quero fazer um aparador assim.

    • Malu
      25 agosto, 2015

      Oi, Keila,
      Vou te dizer que não sei… A foto é de uma revista americana. Acredito que seja pintura em um tom claro de ouro. Me parece um tom entre o ouro e o prata. Se fosse folha de ouro, ficaria um amarelo mais intenso e se fosse folha de prata, teria ficado bem prateado. Acredito que seja tinta pintada com pincel ou em spray. O manchado fica por conta de tintas para efeitos especiais metálicos. Ainda tenho vários importados. Deves encontrar em lojas que tem material para cursos de desenho e pintura. São tintas mais especiais. Ou, diluir bem o betume e passar e retirar o excesso, também não fica ruim. Faz o teste em um pedaço de madeira. Tenta com spray dourado e passa betume diluído. Espero que fique bom! Vou querer saber!

  • Eliane
    15 julho, 2015

    Ola, gostaria de saber os passos da aplicação da folha de prata, o que usar de fundo, e o que usar para dar os acabamentos, por exemplo, gostaria de dar um efeito esfumado, nas bordas das gavetas, como vi na imagem acima, quais os passos para fazer essa técnica?

    • Malu
      17 julho, 2015

      Oi, Eliane!
      Nesse caso do post, não foi folha de prata, ela usou tinta metálica em spray. Hoje existem muitos tipos de tintas em lojas de artesanato e mesmo nas automotivas.
      Se quiseres usar folhas de prata, fica lindo! Eu, quando fazia pinturas, usava de duas maneiras: se quisesse cobrir bem a peça, pintava o fundo com purpurina misturada com extrato de banana. Podes dar o fundo também com tinta na cor prata.Se quisesse fazer com um aspecto mais manchado, tipo patinado, fazia o fundo de uma cor que pudesse fazer esse efeito.
      Para uma cômoda, ainda mais com efeito esfumado, fica bem mais em conta a tinta porque terias de usar muita folha prata e ficaria bem caro. Aconselho a folha para objetos menores.
      Bem, depois de fazer o fundo, passa o verniz apropriado para as folhas (tipo mordente), espera um pouquinho até ele ficar “pegando e vai colocando uma folha de cada vez, delicadamente e tocando sobre elas com um pincel bem macio (para não rasgar as folhas). Depois de pronta, pode pasar verniz ou goma laca.
      Quanto ao esfumado da cômoda, ela foi feita com uma mistura de tinta preta e água. Eu sempre fiz esse esfumado, usando betume. Molha uma espuma (tipo uma trouxinha) no betume e vai dando batidinhas (como para stencil) até obter o efeito desejado. O acabamento, se usar betume, tem de ser feito com verniz. A cera retira o betume.
      Eliane, há tempo que não tenho feito pinturas. Talvez tenham surgido materiais novos e eu possa não estar fazendo. Te expliquei aqui, a maneira como faço mas devem ter muitas técnicas mais que talvez tu descubras! Espero ter ajudado e qualquer dúvida, é só escrever!
      Bom trabalha,
      Malu

  • HELDER
    19 abril, 2015

    Adorei a cómoda., gostava de saber como foi concluída e que patine usar. Obg e Parabéns

    • Malu
      01 maio, 2015

      Oi, Helder!
      A conclusão, se foi aplicado betume, podes usar verniz, pois a cera retira o betume. Se for só pintada ou feita a patina com tinta esmalte, faz a manutenção com cera ou lustra móveis. Se fizeres folhação, usa verniz. Qualquer dúvida, é só escrever.