Hoje quero mostrar a vocês um trabalho maravilhoso que acompanho desde sempre! É o trabalho da artista plástica Rosane Magoga que fez a Faculdade de Artes na UFSM, viveu durante muitos anos aqui em Porto Alegre, onde fez vários cursos de especialização e hoje mora em Restinga Seca, terra do Iberê Camargo.
Poderia escrever páginas e páginas contando de minha admiração pelo trabalho da Rosane, mas vou tentar passar a vocês essa sensação, através das palavras dela:
…”A técnica é de acrílico sobre tela. O desenho quase nunca é rígido e as formas vão se delineando com o uso das tintas. Sobrepondo cores incansavelmente. Levo muito tempo para concluir cada obra, pois uso veladuras e as formas vão modificando a medida que as cores vão sendo colocadas. E assim, a ideia inicial fica ultrapassada…”
“Quando o tema é criança, seria próprio ser delicado, ser leve. Mas a técnica é tão madura e trabalhada, que o delicado não se confunde com frágil nem precário. Mesmo sendo um trabalho árduo, no final expressei simplicidade, delicadeza. É o que busco sempre.”…
“Por vezes, procuro representar a imagem estática e fria como uma forma de expor a contrariedade com o que me cerca. Em todos ou em algum setor da vida… pessoal ou social…”
“O tema meninas e meninos vem de décadas. Os primeiros desenhos com este tema são anteriores a 1980!”
“O olhar de cada criança é meu foco principal. Não me detenho em movimentos e formas. Isso fica em segundo plano. Quero passar a força do olhar. A sensibilidade, a alma, a energia de cada figura.”
“Nesse momento em que consigo fazer com que a luz passe pelo olho da figura na tela, sinto que posso parar, pois foi dada a vida àquela criatura! Por esse motivo gosto de saber sempre que possível, para qual família minhas crianças foram. Como se fosse adoção!”
Fiquei emocionada fazendo este post, como fico sempre que olho no olho dessas crianças. Este trabalho da Rosane é, com certeza, mágico!
Deixe seu comentário