27
junho

Xeropaisagismo no Jardim dos Dragoeiros

xeropaisagismo

Quem conhece Xeropaisagismo?
Consiste no cultivo de plantas que exigem pouca água e têm alta resistência a ventos fortes e doenças. E o paisagista Luciano Zanardo trouxe o conceito para a Casa Cor de São Paulo esse ano, no Jardim dos Dragoeiros, inspirando mais pessoas a cultivarem essas espécies que necessitam de pouca rega em casa.
O Jardim dos Dragoeiros, de 100m², com um estilo minimalista e contemporâneo ressalta a importância da sustentabilidade.

“Escolhi falar sobre o xeropaisagismo com o objetivo de conscientizar a todos sobre uma nova forma de projetar os jardins ou decorar os ambientes internos das casas, como varandas e salas de estar. As plantas, no geral, trazem diversos benefícios à saúde e ao astral dos moradores, melhor ainda possibilitar uma proposta sustentável aos moradores dos centros urbanos”, conclui Zanardo.  

xeropaisagismo

Cactos e suculentas não são os únicos integrantes do grupo das xerófitas. Existe um grande número de espécies ainda não muito conhecidas e cultivadas por diferentes motivos e um dos objetivos do paisagista foi popularizar essa cultura, principalmente nas grandes cidades por serem plantas que se adaptam a ambientes hostis.  
Entre os exemplos, estão três plantas que Luciano Zanardo incluiu em seu jardim na CASACOR: a Dracaena Draco, conhecida popularmente como “dragoeiro”, variedade com maior número no projeto dele, 8 no total; a Euphorbia Tirucalli também conhecida como Aveloz-Palito-de-Fogo, que está no jardim do hall de entrada do ambiente; e Sansevieria Trifasciata, a popular “Espada de São Jorge”, sendo a última a espécie mais conhecida nas casas brasileiras.
A lista não para por aí, ainda há muitas opções para quem quer incluí-las no décor, como Giesta, Pata de Elefante, Clúsia, Gravatinha, Lança de São Jorge, Dracena de Madagascar, Árvore Guarda-Chuva, entre outras.
Na hora de escolher, só é necessário verificar questões como tamanho e local correto para coloca-la de acordo com a quantidade de luminosidade indicada para cada espécie.

xeropaisagismo
Da esquerda para a direita, as xerófitas – Espada de São Jorge (vasos) e Dragoeiros (plantas altas)
xeropaisagismo
Espécie no chão: Aveloz-Palito-de-Fogo

O jardim compõe toda a área externa do ambiente Cozy House de Olegário de Sá.

Fotografia: Favaro Jr

Zanardo Paisagismo
www.zanardopaisagismo.com.br
F. 11. 9888.6618

Divulgação: dc33 Comunicação

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*