14
setembro

1ª Mostra Casa Saudável abre as portas em São Paulo

Na sala de estar projetada pela arquiteta Maria Barros os elementos e materiais naturais são destaque, trazendo a natureza de forma sutil como elemento da decoração. | Foto: Beto Lima

“Casa: Construção em alvenaria utilizada para morar, com distintos formatos ou tamanhos, normalmente térrea ou com dois andares.” 
Este é o primeiro, dentre alguns significados, que podem ser encontrados para a palavra “Casa” em uma simples busca na internet. Porém, mais do que uma construção, a casa tem um significado afetivo, é considerada um refúgio, e acompanha o estilo de vida de seus moradores, desempenhando um papel fundamental e determinante em sua saúde e bem-estar.

Até mesmo porque, a casa é sempre para onde voltamos após um dia exaustivo, fazer dela um lugar saudável e projetado para revigorar as energias já pode ser compreendido como uma necessidade.

Basicamente, pensar sobre as condições de uma morada é colocar o indivíduo como prioridade máxima, dando a ele a oportunidade de desfrutar de um espaço confortável que foi criado pensando em maneiras de contribuir com a sua saúde e elevar todos os níveis de seu bem-estar”, esclarece Allan Lopesfundador e diretor global da Healthy Building Certificate (HBC), empresa especialista na consultoria e certificações de construções saudáveis.

“Casa: Construção em alvenaria utilizada para morar, com distintos formatos ou tamanhos, normalmente térrea ou com dois andares.” 
Este é o primeiro, dentre alguns significados, que podem ser encontrados para a palavra “Casa” em uma simples busca na internet. Porém, mais do que uma construção, a casa tem um significado afetivo, é considerada um refúgio, e acompanha o estilo de vida de seus moradores, desempenhando um papel fundamental e determinante em sua saúde e bem-estar.   Até mesmo porque, a casa é sempre para onde voltamos após um dia exaustivo, fazer dela um lugar saudável e projetado para revigorar as energias já pode ser compreendido como uma necessidade. “Basicamente, pensar sobre as condições de uma morada é colocar o indivíduo como prioridade máxima, dando a ele a oportunidade de desfrutar de um espaço confortável que foi criado pensando em maneiras de contribuir com a sua saúde e elevar todos os níveis de seu bem-estar”, esclarece Allan Lopesfundador e diretor global da Healthy Building Certificate (HBC), empresa especialista na consultoria e certificações de construções saudáveis.   Mas, o que é preciso para ter uma casa saudável e que contribua com a satisfação do aconchego? As noções de “saudabilidade” devem ser abordadas desde o projeto e execução de uma edificação. Isso inclui analisar questões estruturais, propriedade dos materiais utilizados na construção da casa, qualidade do ar, excesso de ondas eletromagnéticas, composição e origem dos móveis escolhidos, ventilação e iluminação e tantas outras questões que são analisadas nos mínimos detalhes de projeto para projeto. É um processo verdadeiramente minucioso. 
Pensado pela arquiteta Adriana Palermo, o Quarto do Bebê Saudável é ideal para o desenvolvimento físico e mental pleno da criança desde o momento do nascimento até os 7 anos. | Foto: Beto Lima

Pensando nisso, a HBC trabalha desde 2014 no Brasil e exterior para desenvolver e certificar a implantação do conceito de construção saudável como meio para erradicar desconfortos e possíveis doenças que possam ser causadas pelo edifício. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada Síndrome do Edifício Enfermo acomete cerca de 30% dos lares e aproximadamente 20% dos ocupantes apresentam sintomas como fadiga, dor de cabeça, tosse seca, coriza e ardor nos olhos – sinais que desaparecem quando as pessoas se afastam do local e dos poluentes químicos, físicos e microbiológicos resultantes da má conservação dos filtros do ar-condicionado, do acúmulo de substâncias tóxicas e dos ácaros.

1ª edição da Mostra Casa Saudável

Com a pandemia o home office se tornou a realidade de muitos. Por isso, as arquitetas Candice Ruwer Vidor, Luciana de Morais e Rejane Pimenta projetaram um espaço que estimula a produtividade e nos conecta à natureza. | Foto: Beto Lima
Cientes de todo este panorama e da importância de tirar estes conceitos do campo das ideias e trazê-los para o mundo real, a HBC concebeu a 1ª edição da Mostra Casa Saudável. O evento, que estará aberto ao público do dia 9 de setembro a 7 de novembro, é o primeiro do segmento no Brasil e tem como objetivo mostrar que o conceito de saudabilidade está todo entrelaçado e presente desde o projeto idealizado pelo arquiteto/designer de interiores. Percorrendo as etapas de mão de obra, a equipe de engenharia, a escolha dos produtos construtivos que convergem dentro de uma construção saudável, a decoração – incluindo os móveis –, até os processos que serão contínuos na vida do morador como o dia a dia de limpeza com os produtos certos para a higiene.
Com suporte para bicicleta, o quarto assinado pelo arquiteto Bruno Moraes traz o estilo moderno e industrial para a Casa Saudável. | Foto: Beto Lima

O diretor global da HBCexplica que a Mostra também pretende reforçar que não é necessário renunciar ao design, funcionalidade ou gastar muito para ter um espaço saudável. 

“Sempre participamos de mostras de arquitetura e decoração e percebíamos que elas cumpriam bem o seu papel de mostrar as tendências do décor, mas que não conduziam as pessoas para a experiência de se estar em um ambiente verdadeiramente saudável. Por isso, em 2016, começamos a idealizar a Mostra Casa Saudável, que foi a maneira que encontramos para explicar, de modo claro e expositivo, os conceitos que regem a HBC”, discorre Allan.

Escolha da casa

O espaço escolhido para sediar a Mostra é um casarão localizado na Avenida Pedroso de Morais, no bairro Alto de Pinheiros, capital paulista. A escolha do local propiciou realizar um evento 100% saudável após um longo período de adaptações e reformas. Assim, a HBC mostra que é possível transformar todo e qualquer ambiente em um lugar mais saudável para se viver. 

“Seria utópico imaginarmos a possibilidade de que encontraríamos um espaço que atendesse todos os critérios saudáveis em sua plenitude, uma vez que, de modo geral, as pessoas não têm uma casa 100% perfeita. Por isso, o nosso propósito é justamente mostrar que as adaptações para uma edificação saudável são absolutamente possíveis”, pontua o mentor da HBC. 

Com ilha e bancadas em silestone, a cozinha projetada pela arquiteta Tânia Fróes também conta com o reaproveitamento de um piso de madeira, que foi aprovado nos testes da HBC como material saudável. | Foto: Beto Lima

A casa revela 17 ambientes dispostos nos 3 pavimentos em um total de mais de 600 m², sendo 450 m² internos, mais 100 m² de jardim térreo e 120 m² de jardim superior que vem sendo reformado desde o início de 2020. 

“Por conta da pandemia, tivemos um atraso de um ano para a realização da mostra. Analisando, esse período nos permitiu implementar, com muito mais precisão, todas as adaptações que foram necessárias e estamos muito felizes com o resultado”, complementa o CEO da HBC, Marcos Casado.

Ambientes e profissionais

Trazendo o princípio de que o hall é o espaço de transição entre o mundo externo e a casa, as profissionais Luciana Constantin e Heloisa Alvarez fizeram dele a alma da casa | Foto: Beto Lima 

Para transformar a ideia da Mostra em realidade, a HBC conta com um time de profissionais que expõem na Mostra a sua vivência e a prática nos conceitos do construir saudável. 

“Estabelecemos uma comunidade bastante ativa com nossos profissionais e ficamos muito orgulhosos com a receptividade deles que estão conosco escrevendo a história da Primeira Mostra Casa Saudável”, conta Allan.

Confira abaixo a lista de ambientes e profissionais da 1ª Mostra Casa Saudável:

Living de Boas-Vindas: Marcela Machado e Louise Sander;
Sala de Estar: Maria Barros;
Sala de Jantar: Maria Barros;
Coworking Biofílico: Bia Rafaelli Casaccia, Débora Lefevre, Ornella Lenci, Renata Fanti, Cristiane Bauab;
Cozinha Saudável: Tânia Fróes;
Espaço Fitness e Saúde: Raquel Kabanni;
Jardim Saudável: Agrônomo Toni Backes, arquiteta paisagista Gabriela Pizzetti, Grace Jahnel e paisagista Maria Fernanda Marques;
Hall – A Alma da Casa: Luciana Constantin e Heloisa Alvarez;
Terraço: Maria Barros;
Quarto Hotel SKY: Lourdes Printes, Flávia Burin e SKY Hotel;
Quarto com Home Office: Bruno Moraes;
Quarto Jovem Saudável: Candice Ruwer Vidor, Luciana de Morais e Rejane Pimenta;
Home Office: Candice Ruwer Vidor, Luciana de Morais e Rejane Pimenta;
Quarto Saudável do Bebê Natura: Adriana Palermo;
Quarto Ciclo Circadiano: Manoel Sodré Veiga e Márcio Casado;
Quarto Sono da Beleza: Adrielly Barron;
Teto Verde: Mário Scalambrino;

1ª Edição Mostra Casa Saudável
Quando: de 9 de Setembro a 7 de Novembro de 2021
Onde: Avenida Pedroso de Morais, 2.188
Funcionamento: de seg. a seg. das 13h às 20h com horário previamente agendado pelo app (www.mostracasasaudavel.com.br)
Valor: R$30

Sobre a HBC

A Healthy Building Certificate (HBC) tem o objetivo de tornar as pessoas o foco de todos os espaços, proporcionando mais saúde e bem-estar a elas. A empresa, que está no mercado brasileiro desde 2014 e possui sede nos Estados Unidos, oferece suporte, consultorias e diferentes tipos de certificações para projetos, obras, edificações, produtos e profissionais da área da construção civil, sempre com o propósito de implementar a cultura da Construções Saudáveis no Brasil e no exterior. 

Divulgação:

Dc33 Comunicação
Heloisa Vieira, Glaucia Ferreira, Danilo Costa
(11) 98125-7319
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.