Quando receberam o espaço para desenvolver o projeto da louçaria da casa, as arquitetas Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira sentiram que a janela original do prédio da década de 1940 seria o ponto de partida. Ela domina o ambiente de 13m².
Criaram a bancada em frente à janela, reutilizaram elementos existentes como os ferros do elevador de carga transformado em bar e usaram materiais que lembrassem essa década com toque retro, como os revestimentos de piso e paredes, o ferro das prateleiras e a marcenaria mais clássica, desenho das arquitetas.
O piso de madeira rústica sobe em uma das paredes e faz contraste com o rodapé bem alto que tem o mesmo acabamento da marcenaria sob medida e a louçaria com montantes de ferro.
O elevador de cargas (original), foi desativado e transformado em bar. Para manter a mesma linguagem, a grade de ferro permaneceu. Adegas climatizadas dão apoio ao bar.
Para resolver o desnível entre a janela e a bancada, elas criaram uma horta e o problema foi resolvido. Uma bela solução! Bancada em vulcana.
Fazendo contraponto ao uso de elementos retro,as arquitetas usaram outros bem modernos como as banquetas esqueleto, a luminária, obras de arte e a bancada serve para refeições rápidas e, como tem rodízios (com travas e guia), pode ficar junto à parede e servir como apoio.
Adorei a luminária presa à parede e que pode ser mudada de posição conforme a bancada se movimenta! Uma boa alternativa aos pendentes que seriam a solução óbvia.
Amei esse projeto, e vocês?
Bj, Malu
Onde encontrar:
Arquiteta Joana Deicke e arquiteta Maria Manoela Pereira , F. (51) 3207.6973
Casa Cor Rs – Petrópolis Tenis Clube, Rua Faria Santos 451, Bairro Petrópolis, Porto Alegre.
Deixe seu comentário