Minha amiga querida, Maryelle Bacchin, amiga maravilhosa que manda receitas deliciosas de Buenos Aires para que eu mostre aqui no blog, acaba de mandar mais uma!!!! Vou passar a vocês o que ela disse:
“Esta receita é um dos pratos tradicionais mais famosos de Málaga, região de Andaluzia, Espanha. Lugar maravilhoso onde mora minha filha Maria Eduarda com Fede seu namorido querido e seus 6 cachorros! Uma refrescante sopa fria de alhos e amêndoas que normalmente servimos acompanhada com uva moscatel, dados de melão ou de maçã. Eu prefiro com uva. A fruta cria um contraste agridoce muito interessante.
O autêntico “Ajoblanco” deve ter um sabor intenso de alho, mas pode-se reduzir a quantidade, se desejar. Acho essa quantidade perfeita pois não sou particularmente amante de alho cru.”
Ingredientes para 4 pessoas:
200 gr de amêndoas peladas
4 dentes de alho pelados
600 ml de água gelada
100 gr de pão amanhecido sem casca
200 ml de azeite de oliva extra-virgem (a qualidade do azeite é fundamental nessa receita)
50-80 ml de vinagre de vinho branco ou de maçã
100 gr de uvas moscatel, maçã ou melão, para servir.
Como fazer:
“Bater no liquidificador todos os ingredientes (menos a fruta) por 5 minutos ou até que fique um creme bem suave. Colocar no freezer até ficar bem frio.
Ajustar o vinagre e o sal a gosto antes de servir.
Deve ter um ponto ácido que compensa o sabor doce das amêndoas e o toque picante do alho.
Servir muito frio em prato de sopa ou cumbucas de porcelana acompanhada pelas uvas, os cubos de maçã ou melão. Também pode usar passas de uvas.
Acompanhar com pão fresquinho, torradinhas, uma salada e nada mais!
Perfeito para os dias de calor. Bon apetit!”
” A sopa é uma delícia e pode ser servida em copinhos de aperitivo como entrada. Não é imprescindível que a uva seja a moscatel. O tipo dedo de dama deve ficar perfeita.
Servir bem fria! ”
“Para “lavar” o gosto ou o hálito de alho (às vezes, dependendo do alho, a época do ano de colheita, não se nota que tem), mastigar umas sementinhas de aniz/erva-doce que o gosto desaparece instantaneamente. Maryelle”
Gostaram da receita? Eu amei!!!! Vou adorar saber quem experimentou!
Obrigada Maryelle e linda Maria, pela receita! Beijos! Malu
Deixe seu comentário