05
janeiro

Como cuidar de sua bougainvillea

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Santorini, foto do Rodrigo e Julia.

Um dos assuntos e imagens mais acessados e mais curtidos aqui no blog e no Facebook é quando posto Bougainvilleas. Imagino que as pessoas que curtem já tem , ou pensam em ter essa planta tão linda por perto! E que poderiam gostar  de saber mais sobre os cuidados necessários para que ela se desenvolva bem.
Adoro bougainvilleas, tão lindas e coloridas! Sinto uma sensação de encantamento quando estou passando por alguma rua e vejo na calçada ou em algum jardim aquela cascata de flores coloridas! Completamente mágico! E quando é em nosso jardim ou vaso, melhor ainda! Às vezes, não sabemos como fazer, porque algumas plantas exigem mais água, outras menos, algumas gostam de sol e outras não…
Então, procurei a Floricultura De Cristal, maravilhosa, para saber. É a floricultura que fica ali na av. Diário de Notícias, logo depois do Shopping Barra Sul. Eles tem tudo que se precisa para as plantas e a Bianca, super querida, me ensinou o que eu procurava saber.

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Floricultura De Cristal

A bougainvillea spectabilis willd, também é chamada de primavera, tres-marias, ceboleiro, santa-rita ou espinho-de-santa-rita. Essa espécie foi intensamente melhorada, existindo hoje uma vasta gama de cultivares com formas bem diferentes da espécie típica. Ela pode ter flores vinho, laranja, ferrugem, branco, rosa, que se formam no outono e primavera. É cultivada a pleno sol, como trepadeira, para revestir caramanchões e cercas. Não tolera geadas.

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Santorini, foto do Rodrigo e Julia.

Ela se dá bem se for plantada no chão e diminui se for plantada em vaso.
Segundo a Bianca, se for plantada diretamente no chão, o espaço aberto deve ser sempre bem maior que o torrão, tanto na largura quanto na profundidade. (no mínimo um palmo a mais)
Não esquecer do composto orgânico.
Para ajudar na adaptação da planta ao solo, deve-se molhar diariamente, durante 45 dias.  Após esses 45 dias, molhar duas vezes por semana, observando a necessidade da planta.
Deve ser plantada em local com bastante sol. Quanto mais sol, maior o número de flores.

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Bougainvillea na minha casa. Amo!

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Bougainvilleas a venda na Floricultura De Cristal.

Se for plantar em vaso, este deve ter no mínimo 80cm de diâmetro e ser bem maior que a raíz, para que não pare o crescimento.

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Floricultura de Cristal

Precisamos estar bem atentos na hora de regar a bougainvillea. Se molhar em excesso, ela vai florescer pouco. Se molhar pouco, ela perde os botões. Então, a Bianca aconselha que se molhe um dia sim e o outro não, mas sempre ir observando… Se as folhas começarem a murchar, deve-se molhar imediatamente.
Como ela falou e nós sabemos, as plantas são seres vivos e precisam ser tratadas com muita atenção!

Bougainvillea no blog detalhes magicos
Bougainvillea no blog detalhes magicos

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Santorini, foto do Rodrigo

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Bougainvillea no blog detalhes magicos

Júlia e a bougainvillea

A bougainvillea se multiplica por estacas e alporques.

Gostaram? Ela é muito linda e vale a pena um cuidado especial para ter essa cascata de flores e cores! E a Floricultura De Cristal tem tudo que a gente precisa, desde as mudas, vasos, terras, nutrientes e assessoramento!
Para ver tudo sobre a Floricultura De Cristal acesse o site aqui.

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*

95 Comentários

  • Valdirene Mendes do Amaral
    24 setembro, 2018

    Oi. Tudo bem?
    Ótima matéria, muito bem escrita!

    Um dica, você indica qual tipo e marca de terra para cultivo de rosas em jardim, ou seja, fora de vasos?

    Obrigada pela ajuda,
    Valdirene Mendes do Amaral

    • Malu
      02 outubro, 2018

      Oi, Valdirene!
      Mil desculpas, mas não sou paisagista, apenas curiosa! O que entendo da bougainvillea foi por cuidar das minhas há anos! O que posso te aconselhar é passares em uma floricultura conhecida que certamente eles te indicarão a terra apropriada. Não compra sem saber a origem porque a terra pode vir com misturas de outros elementos nocivos às plantas! Bj, Malu

      • Malu
        05 outubro, 2018

        Que bom,amada! Achei mesmo que tu irias gostar! 🙂
        Beijos!

  • Sandra
    15 maio, 2018

    Muito bacana as informações … a minha planta está cheia de botão, quase abrindo porém não abre! Pq está acontecendo isso?

    • Malu
      25 maio, 2018

      Oi, Sandra!
      Querida, como já disse aqui, não sou paisagista nem entendo do assunto. Só a prática com as minhas plantas. Não sei em que situação ela está plantada mas imagino que isso possa estar acontecendo por falta de sol ou está em um vaso muito pequeno ou falta adubação. Alguma dessas hipóteses pode ser verdadeira?

    • Silmar Cuiabá
      02 junho, 2018

      Deixe sua planta em sol pleno, evite local sombreado. Adube-a

  • Luciana Colbachini
    15 março, 2018

    Olá!
    Moro no oriente médio e comprei há uma semana uma bounganville. Só que na minha sacada o sol bate somente no período da manhã e venta muito. O que devo fazer pra ela não morrer?
    Comprei em um vaso de 30cm se diâmetro. Devo replanta-la?

    • Malu
      16 março, 2018

      Luciana querida!
      Não sou paisagista, o que sei foi com a experiência que tive e tenho com as minhas. Acho um vaso com 30cm muito pequeno, ela desenvolve muito! Acredito que o sol da manhã seja suficiente e quanto ao vento, não sei te responder. Penso que não importa muito. O que sei é que ela precisa de sol, poda e água!
      Boa sorte!

    • Silmar Cuiabá
      02 junho, 2018

      Regue pelo menos 1 vez por semana , antes de fazê-lo verifique se a terra esta realmente seca. Como venta muito pode ressecar o torrao dela por isso fique atenta. Pode deixa-la no sol .

  • Janaina
    28 fevereiro, 2018

    Muito bom. valeu por postar!!!

    • Malu
      01 março, 2018

      Obrigada, Janaína!

  • Vanessa
    23 fevereiro, 2018

    Olá! Bom dia! Queria saber se você poderia me ajudar. Plantei uma bougainville no canteiro do jardim ja faz uns 10 meses. Ela floresceu já várias vezes e é linda. No entanto ela nunca cresceu na vertical, seus galhos apenas cresceram na horizontal mesmo. Ela está plantada em terra mesmo, por isso não entendo porque não cresce na vertical. Plantei bem abaixo de uma janela para que crecesse e se emaranhsse na janela, porém não aconteceu. Sabe o que posso fazer para que cresça?

    • Malu
      26 fevereiro, 2018

      Oi, Vanessa!
      Como já comentei aqui diversas vezes, não sou paisagista nem muito entendida do assunto, só o que faço em casa mesmo… Já tive 5 bougainvilleas e elas crescem bastante horizontalmente também. O que faço nas minhas é ir “conduzindo” os galhos para subirem e vou podando nas laterais. Também noto que quanto mais podo, mais elas crescem! E gostam de bastante sol! Cuidado com os espinhos, pois são dolorosos!
      Outro cuidado importante: Cuidar para que não entrem no telhado, porque os galhos são fortes e destroem com ele.
      Ah. Para crescerem mais e mais fortes, uso fortificante.

  • Diego Duarte Maia
    30 janeiro, 2018

    bom dia.
    Como faço para manter a minha buganvile crescendo na vertical junto a parede, para que ela cresça ate o topo do pergolado e assim cresça na horizontal?

    • Malu
      05 fevereiro, 2018

      Diego, todas as bougainvilleas que tive, acompanhei o crescimento fazendo guias para direcionar. Tens de cuidar para que elas não alcancem um telhado porque os galhos ficam muito fortes e podem romper com ele. E cuidado com as raízes muito junto à parede também! Se tiveres esses cuidados e elas pegarem bastante sol, tiverem água, adubo e poda, ficarão maravilhosas!

  • NATALIA COSTA
    02 outubro, 2017

    OI MALU
    TEM UMA BOUGAINVILLEA ROSA PINK E AMO ESSA PLANTA
    AGORA QUERIA SABER COMO FAÇO AS MUDAS

    • Malu
      04 outubro, 2017

      Oi, Natalia!
      Não sei, desculpa! Vou tentar me informar. O que aprendi, é que quando queremos alguma muda, a gente pega um galhinho da planta desejada e deixa um tempo em um recipiente com água até formar raízinhas. Então plantamos. Sempre fiz isso e deu certo. Nunca fiz com bougainvilleas mas não custa experimentar, né?
      Assim que souber, postoo aqui!
      Bjo

  • joao
    30 setembro, 2017

    Lindas e maravilhosas
    parabens pelas fotos
    conheça tambem nossos site
    https://www.taquariflores.com.br
    abraços

  • Mary
    25 setembro, 2016

    Olá gostaria que alguém que entende bem do assunto me respondesse como faço para que minha buganvile cresça no meu pergolado com suspeita floris para baixo, porque geralmente vejo seus galhos na direção de cima.

  • jonathas
    16 junho, 2016

    Ola,
    alguém poderia me ajudar? Comprei para a minha esposa uma Primavera “Rosa” e a coloquei num vaso grande com terra preta. mas de uns dias atras ela vem caindo as flores e muchado algumas folhas… eu notei o aparecimento de umas pequenas larvas verdes bem pequenas nas folhas… O que eu preciso fazer para salva-la??? desde já agradeço.

    • Malu
      16 junho, 2016

      Oi, Jonathas!
      Não quero te deixar sem resposta, mas vou tentar falar com uma paisagista. Acredito que ela irá querer ver as folhas… Quando acontece alguma coisa com as minhas, vou até a paisagista da floricultura ou com a paisagista minha amiga que me ajuda com as respostas aqui e levo fotos do que acontece ou um raminho da planta. Sem ver é difícil de saber. Vou tentar me informar e te respondo melhor, certo?

  • ROSILENE BELCHIOR DA
    06 junho, 2016

    ESSA PLANTA É REALMENTE UM ENCANTO GOSTO MUITO DE FLORES E HÁ POUCO TEMPO DESPERTEI-ME EM CULTIVÁ-LA, CONFESSO QUE JÁ CONHECIA, MAS NUNCA TINHA ME DESPERTADO PELA VARIEDADE DE TONS DA LINDA E ENCANTADORA PLANTA. AGORA QUE ESTOU COMEÇANDO A PLANTAR, JÁ TENHO ALGUMAS CORES, MAS PRETENDO COLECIONÁ-LAS.

    • Malu
      07 junho, 2016

      Oi, Rosilene!
      Não sou especialista no assunto, mas tive essa planta a vida toda, ainda tenho e agora tenho me informado mais por causa das perguntas aqui no blog. Se estás fazendo coleção, presta a atenção para não plantares muito perto uma da outra, porque elas crescem muuuuito! Fica meio que uma árvore… Principalmente a rosa pink. Conheço (a que mais gosto) a rosa pink, branca, cor de pêssego e vermelha. Acho que são essas, nunca vi em outras cores. Elas precisam de muito sol e podas!
      Beijo, Malu

  • Gabriela Delgado
    24 maio, 2016

    Olá, adorei a explicação. Sou péssima lra flores mas desde que me mudei para uma casa tenho sentido vontade de ter um jardim, estou fazendo um pergolado e por cima da cobertura gostaria de umas flores, pesquisei vários modelos de trepadeiras mas me.apaixonei por essa… minha dúvida é, depois que eu plantar direto no solo, mais ou menks quanto tempo demora pra crescer?? Sei que varia muito mas teria uma base mais ou menos… pq n quero me frustrar sabe… tb gostei da branca com perfume mas n faço ideeeeeia de quanto tempo demoraria…

    • Malu
      27 maio, 2016

      Oi, Gabriela!
      Não sou especialista no assunto, querida! O que sei é de me informar para poder responder a vocês aqui no blog. Já tive, ao mesmo tempo, 3 bouganvilleas ao mesmo tempo na minha casa. Duas plantadas no chão e uma em vaso. Sei que elas crescem mais quando recebem bastante sol. No meu caso, as 3 recebiam bastante sol. Apenas uma cresceu enlouquecidamente! Eu estava sempre podando! Era a cor de rosa pink, sabe qual é? Outra era branca e outra um tom de pêssego. Sei que elas desenvolvem bastante com sol, adubos e podas. Contei tudo isso para te dizer que não tenho como te dizer o quanto nem o tempo levará… Comigo foram 3 e apenas uma ficou gigante…
      Se descobrir alguma novidade volto aqui e te conto!
      Se alguém souber e estiver lendo aqui, vou adorar que dê uns palpites também!
      Beijinho, Malu

  • Ieda
    04 abril, 2016

    Bom dia !
    tenho uma primavera branca, porem ela nunca deu flor e suas folhas nascem
    imrrugadas…o que pode ser? e o que fazer?

    • Malu
      15 abril, 2016

      Oi, Ieda!
      Também passo por altos e baixos com as minhas e me socorro com minhas amigas paisagistas. Pelo que já aprendi até agora, a branca não é tão fácil de florir e todas elas precisam de muito sol e adubos.
      Tudo que aprendi está nos comentários. À medida que foram surgindo as perguntas, fui me informando para poder responder.

  • Marcia
    18 fevereiro, 2016

    Boa Tarde Malu,

    Estou muito triste pois tenho uma primavera no vaso a uns 6 anos, ela sempre deu muitas flores, ano passado comprei um vaso cerâmico maior para ela,faz alguns meses que ela não flora mais e suas folhas estão nascendo todas enroladas, já cortei os novos talos, já apliquei veneno pronto dimethyson, já apliquei o adulbo 10-10-10 e nada… tudo que eu vi na internet e já vi com algumas pessoas que tem casas de plantas, não sei mais o que fazer. Grata, Márcia.

    • Malu
      19 fevereiro, 2016

      Márcia querida!
      Já contei várias vezes aqui que não sou especialista no assunto, apenas curiosa porque sempre tive bougainvilleas em casa. Adoro!
      Quando as perguntas ficam complicadas, peço ajuda à floricultura ou à Adriana, da Bendito Verde que me salva 🙂
      Já me aconteceu isso e eu perguntei na Floricultura de Cristal. Me ensinaram que ela precisa de sol, que não floresce sem ele. Isso é o mais importante. Precisa de água, podas e adubo.
      Comprei um adubo que já mostrei aqui que é impressionante! Coloco uma tampinha no balde de água, rego a terra e daí a alguns dias está cheia de flores.
      Outra coisa que descobri, é que a que tem flores rosa pink floresce bem mais do que as outras. (experiência minha…)
      Experimenta esse adubo: “Armonia Di Colori”. www,lazzeri.com
      Não sei quem são, não é propaganda, mas funcionou comigo!
      Espero ter ajudado!
      Beijos, Malu

      • Marcia
        19 fevereiro, 2016

        Muito obrigada Malu, enviei um e-mail para eles para ver se eu consigo comprar no varejo.

        Espero dar certo, bjos e que Deus te abençõe

        • Malu
          21 fevereiro, 2016

          Eu comprei na floricultura. Não sei qual q tua cidade mas imagino que consigas comprar também pelo site, será?… Espero que dê certo! Beijos!

          • Marcia
            22 fevereiro, 2016

            Malu, Desculpe te incomodar novamente, você tem o telefone a floricultura que você comprou? Vou ver se eles me mandam pelos correios, o Fabricante só vende de caixa fechada e é muito pra mim, eles não tem ninguém que vende em São Paulo.

            Obrigada

          • Malu
            22 fevereiro, 2016

            Oi, Márcia!
            Incomodo nenhum! Fiz vários posts no blog sobre eles. Sempre fui super bem atendida lá. Também não são posts patrocinados. O nome é Floricultura de Cristal e o telefone é (51) 3222.5129.
            Espero que consigas!
            Beijo e uma ótima semana!

  • Placidia Teresa Eidt
    01 fevereiro, 2016

    Já plantei várias mudas de 3 marias em minha chacará, e elas não florescem, gostaria de saber como devo fazer para elas flrecerem

    • Malu
      08 fevereiro, 2016

      Oi, Placida!
      Não sou entendida, apenas curiosa… O que aprendi é que sem sol, ela não floresce. E precisa de adubo. Em uma das minhas idas à floricultura, comprei um que adorei. O nome é Ärmonia di Colori¨. Sim, sem o H… Colocamos uma tampinha do produto em 5 litros de água e ajuda na floração.
      Beijo, Malu

  • Samantha
    13 janeiro, 2016

    Gostaria de ter varias cores em um vaso só, vc tem como me ajudar, dando uma explicação pq não encontrei nada na internet, só vi fotos e achei maravilhoso.

    • Malu
      17 janeiro, 2016

      Oi, Samantha!
      As raízes da bougainvillea são muito grandes e ficaria muito complicado mais de uma espécie por vaso. Uma sozinha já fica uma espécie de árvore em um vaso… Porque não separadas? Elas são maravilhosas. Em particular, sou apaixonada pela bougaivillea de cor pink! As minhas dessa cor sempre deram muitas flores e minha filha tem uma em vaso que está completamente florida, linda! Planta uma só e acompanha e cuida com carinho. Tenho certeza que vais adorar! E não esquece que tem de ser em um lugar que receba bastante sol!
      Beijo, Malu

  • rosana
    12 dezembro, 2015

    oi tenhobulgavile no vaso,comprei um bosai mas coloqueinum vasogrande de cimento reeu ja troquei duas vezes de vaso e molho muito ela sempre cheia é linda e tenho da que se coloca no canteiro ja flora pouco mas vai crescr e floar cuido e molho empre

  • Rita
    27 setembro, 2015

    Ola! Sou apaixonada por essa planta. Por isso gostaria de saber se posso plantar duas cores juntas no mesmo vaso? Será que sobrevivem?
    Obrigada

    • Malu
      30 setembro, 2015

      Oi, Rita!
      Não sou especialista mas imagino que não deve dar certo. Porque não colocas uma em cada vaso?

  • Rosana
    19 julho, 2015

    Olá Malu,
    Tudo bem? Gostaria muito de ter uma buganvília, mas moro em apartamento. Será que funcionaria com luz artificial?

    • Malu
      21 julho, 2015

      Oi, Rosana! Não sou nenhuma especialista, mas acho que não. Ela precisa de sol e dentro de casa não tem como, né? Ela terá no máximo, luz.
      Beijo, querida!
      Malu

  • Everton Rosa
    18 maio, 2015

    Malu, boa tarde.

    Moro em Curitiba e acabo de me mudar para um sobrado em condomínio fechado, com área na parte da frente e na parte de trás.

    Temos (eu e minha esposa e filha), duas bougainvilleas, uma rosa e outra roxa, que estão em vasos. São plantas magníficas e deixam a nossa casa muito mais alegre.

    Hoje, vendo o seu site, aprrendi mais ainda sobre como devo tratá-las . Iremos replantá-las diretamente na terra em breve para que tenham a oportunidade de crescer e cobrir a entrada e o quintal atrás de casa.

    Obrigado!

    • Malu
      18 maio, 2015

      Oi, Everton!
      Como é bom ler comentários como o teu! Adorei saber que consegui ajudar um pouco. Não sou especialista em bougainvilleas, como também não conseguia entender porque duas das minhas eram maravilhosas e outra não se desenvolvia. Agora, para responder as perguntas aqui do blog tenho perguntado muito ao pessoal da floricultura e descobri muitas coisas:) As minhas maravilhosas, que cresceram e floresceram lindamente, eram plantadas na terra, cresciam muito e eu podava também muito e eram cor de rosa forte (a cor que mais floresce). A que não cresceu, estava plantada em um vaso, eu não colocava adubos e era cor de pêssego! Vocês ficarão maravilhados quando elas começarem a desenvolver e ficar cobertas de flores, é mágico!
      Boa sorte na casa nova, e que as bougainvilleas de vocês cresçam e floresçam rapidamente!
      Obrigada, Malu

  • Jussara Bardallo
    22 março, 2015

    Oi Malu, ganhei do meu marido uma bougainvillea rosa que eu queria a muito tempo, pois sou apaixonada por essa planta, suas flores me encantam.Mas já fazem uns três anos que a tenho e nunca botou flores, está enorme e ainda nenhuma flor, está plantada na terra e pega sol toda a manhã. Talvez seja a terra que é ruim, vou procurar o adubo que indicaram acima, moro em Jaguarão RS, será que devo podá-la para florir? Obrigada pelas dicas, te aguardo, bjss

    • Malu
      27 abril, 2015

      Oi, Jussara!
      Em primeiro lugar, desculpa pela demora na resposta, mas não sabia responder, então fui até a Floricultura perguntar. Eles me disseram que para ter flores, precisa de alguns cuidados como: adubar, podar. Que o ideal seria so, de manhã e à tarde, mas que a adubação é muito importante, principalmente em função da cor. A cor que mais floresce é a cor de rosa forte (pink).
      Qualquer dúvida, escreve, querida. Vou procurar responder mais rápido…
      Beijão, Malu

  • denise
    20 fevereiro, 2015

    OLÁ TENHO ESSA PLANTA HA ALGUM TEMPO. ELA VEIO DA FLORICULTURA COM PRAGAS, TRATEI E TA NASCENDO FOLHAS NOVAS E VERDINHA. GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCA-LA EM ESPAÇO NOVO QUE FIZ COBERTO, INCLUIVE FIZ PENSANDO NELA (PLANTA BOUNGANVILLE). ESSE ESPAÇO PEGA SOL A TARDE. É CLARO E ABERTO, MAS É COBERTO, POSSO DEIXA-LA LÁ? AGUARDO A RESPOSTA ANSIOSA. OBRIGADA

    • Malu
      27 abril, 2015

      Oi, Denise!
      Segundo a Jennifer, da Floricultura de Cristal, não adianta só claridade. Precisa SOL. Não sei se tu és de Porto Alegre, se for, podes ir até a Floricultura e eles te darão todas as dicas! Se não, escreve que faço as perguntas por ti! Desculpa a demora na resposta. Beijo, Malu

  • Juremar de Oliveira
    02 dezembro, 2014

    Pretendo fazer uma cobertura no corredor da entrada da casa, algo de 2m2, sendo que ela ainda pode crescer na lateral. eu consigo fazer a planta crescer na altura do pé direito de 3m e cobrir este espaço sendo plantada num vaso grande?

    • Malu
      27 abril, 2015

      Oi, Juremar! Mil desculpas por demorar tanto, mas não sabia a resposta! Hoje fui até a Floricultura de Cristal para fazer as perguntas e a Jennifer me disse que depende do tamanho do vaso. Quanto maior, melhor, mas 3 metro é muito difícil, ela imagina que não…Precisaria de um vaso BEM grande e fertilizante (adubo líquido).
      Qualquer dúvida a mais, pergunta que prometo não demorar mais tanto a responder :).
      Abs, Malu

  • Gilzélia
    13 novembro, 2014

    Oi Malu, sabe com quanto tempo uma bounganville depois de plantado no vaso começa a florecer?

    • Malu
      14 novembro, 2014

      Não, Gilzélia, não sei! 🙁 Vou me informar e te digo! Beijo, Malu

  • Marcia
    14 outubro, 2014

    Malu, agradeço por sua iniciativa, estou aprendendo com suas dicas e dos comentaristas… Comprei um bouganville laranja para varanda do apartamento. Penso que quando espalhar terei mais privacidade. Achei que is florescer agora na primavera…até agora nada. Vejo algumas folhas um pouco queimada nas pontas.Pega sol das 6;30h as 10h. Vou colocar o adubo que a amiga acima indicou NPK 4- 14 – 8. Tudo de bom!!

    • Malu
      19 outubro, 2014

      Márcia querida, desculpa a demora para responder. Estava esperando até poder passar na floricultura que poderia me orientar, mas ainda não tive tempo. Trabalho sozinha e às vezes, o tempo fica curto… Enfim, vou colocar teu comentário no post, quem sabe alguém que saiba melhor o que fazer possa nos orientar por aqui, né? Vamos torcer 🙂
      Beijinho, querida!

  • JOSÉ MARQUES
    07 setembro, 2014

    OLÁ PESSOAL !!! ME CHAMO MARQUES E GANHEI UMA BOUGAINVILLE QUE ESTAVA NA TERRA E ME DERAM COM RAIZ E TROUXE PARA MEU APARTAMENTO E COMPREI UM VASO CESTAVADO DE MAIS OU MENOS 50 A 60 CM DE COMPRIMENTO E PLANTEI,NO DIA SEGUINTE COMEÇOU A MURCHAR E TOMA SOL SÓ PELA MANHÃ.SERÁ QUE ELA VAI MORRER ??? POR FAVOR,ALGUÉM ME DÊ UMA LUZ,POIS SOU APAIXONADO POR PLANTAS.OBRIGADO DESDE JÁ. ESPERO QUE ALGUÉM ME AJUDE.UM ABRAÇO.MORO EM ALEGRETE-RS.

    • Malu
      09 setembro, 2014

      Oi, José!assim que tiver uma resposta certa, te escrevo!

  • Maria de Lourdes
    27 agosto, 2014

    Malu, querida boas dicas para os inciantes! Temos uma pequena no jardim, mas parece que está querendo morrer, porém vejo alguns brotinhos nos galhos. posso podá-la levemente? Adoro flores e esta é minha preferida. Bj.

    • Malu
      09 setembro, 2014

      Oi, Maria de Lourdes! Desculpa a demora em responder. Estava esperando para ir até a floricultura que fica longe aqui de casa para poder te responder com certeza. Assim que for, te dou uma resposta certa, ok?Beijo

  • Neusely
    06 agosto, 2014

    Parabéns pelas excelentes dicas… Eu comprei 2 bouganvileas na cor rosa, estou apaixonada. Porém preocupada , porque elas são míni árvores e plantei elas em vaso e ficou uns trinta dias linda,agora todas as flores caiu. Será que é normal ?

    • Malu
      08 agosto, 2014

      Oi, Neusely!Não sou especialista em paisagismo, apenas curiosa e com experiência nas minhas plantas… Acredito que um dos motivos de terem caído as flores foi pelo transplante. Sempre soube que as plantas perdem as flores e às vezes as folhas, quando transplantadas. Elas irão renascer. E as bougainvilleas plantadas em vaso, não se desenvolvem como as que forem plantadas na terra.

  • Matheus Meirelles
    18 julho, 2014

    Olá Malu gostei muito do seu post muito bom mesmo, eu trabalho com bougainvillea desidratado e fica muito bonito, faço varias cores e com a desidratação a flor dura anos mantendo a sua beleza. Esta é uma planta muito bela.

    • Malu
      20 julho, 2014

      Oi, Matheus! Aí está uma coisa que não conheço, bougainvillea desidratada! Esta planta é belíssima mesmo! Obrigada pelo comentário!

  • Jeane Carla
    09 julho, 2014

    Oi Malu, boa noite, tudo bom?
    Eu sempre me decepcionei ao cuidar de plantas porque nunca soube. Sempre morre por colocar muita ou pouca água, por faltar ou colocar no sol demais, enfim…
    mas agora, há 6 meses estou na minha casa própria e estou me arriscando no cultivo das minhas plantas para criar e embelezar meu jardim 😀
    Há mais ou menos uns trinta dias, comprei uma lindaaa bouganvilha que já estava na muda, mas grandinha e bem florida. Imagino que ela já tinha mais de 1 ano até! rs rs Lá na floricultura mesmo a moça já transplantou para um vaso grande, de uns 50cm a 60cm de altura (não sei ao certo e estou sem ter como medir no momento rs)… colocamos pedrinhas brancas e ela ficou lin-da!!!!! Trouxe pra casa, toda feliz, coloquei na varanda onde pega sol da tarde e hoje, depois desses mais ou menos 30 dias, ela está ali, sem flor nenhuma, com algumas folhas tipo “enrolando” e com muitos brotos! Pensei que as flores poderiam ter caído por estarmos iniciando o inverno, mas hoje vi algumas numa rua, plantadas no chão, totalmente floridas!!!!
    Isso é normal? rs rs
    Um grande beijo 😀

    Detalhe: a minha coloquei na varanda onde pega sol apenas na parte da tarde.

    • Malu
      10 julho, 2014

      Oi, Jeane! Não sou especialista no assunto mas posso te falar nas minhas experiências com bougainvilleas e nas informações que vou tendo ao longo dos anos… Pela experiência posso te dizer que quando as plantas mudam de local ou são transplantadas, geralmente perdem as flores. A minha bougainvillea (hoje tenho apenas uma), que normalmente tem muitas flores e é bem grande está agora, sem nenhuma… Quando morava em uma casa tive 3 e elas não costumavam dar flores no inverno. No vaso, desenvolvem bem menos do que na terra. E precisam sim, de sol. Aguarda mais um tempo até que ela fique bem adaptada ao novo ambiente. Certo que bem cuidada, retribuirá ficando cheinha de flores! Beijão e boa sorte!

      • Jeane Carla
        10 julho, 2014

        Oi Malu, bom dia…
        muito obrigada pela força rs rs
        vou esperar e ver o que acontece.
        Beijooocas querida!

        • Malu
          12 julho, 2014

          Oi, Jeane! Não esquece de me contar! 🙂 Beijocas também!

      • Alex Ohlweiler
        02 outubro, 2016

        As minhas dão flor o ano todo,mesmo no inverno.Tenho branca,pink,laranja,amarela,vermelha,que é espectabilis,rosa tradicional e pink folha batizada.
        Coloco adubo organomineral e gesso agrícola,farinha de ostras e dá flor todo o ano.

        Alex.

  • Stefanny Torretta
    29 junho, 2014

    Olá Malu

    Comprei um bounganville ah alguns meses ele esta em um vaso, ele e pequeno como na frente da minha casa bate muito sol ele e pequeno mais esta carregado de florzinha muito lindo, certo eu quero plantar na frente da casa no lado esquerdo por que é onde tem espaço para o plantio, quero que cresça suba trepando na parede e se espalhe na floreira que tem no segundo andar( vai ficar lindo de morrer ) Duvida estou muito preocupada como fica do lado do muro da casa do vizinho tenho medo que a raiz emburre o muro ou atrapalhe um cano que passa perto, Malu existe mesmo esse risco??? quanto a se espalhar p quintal do vizinho não vai acontecer por que irei colocar um estrado de madeira em cima do muro impedindo de ir p lado esquerdo, vou trabalhar com ele p ele vir todo p direito e tomar conta 5 metros de floreira , se der para plantar ele nesse local vai ficar lindo de mais.

    • Malu
      29 junho, 2014

      Oi, Stefanny! Certo que ficará lindo! Realmente, árvore perto de muro e canos é um pouco arriscado. Não sou especialista no assunto, mas ainda acho que o melhor é que no plantio as raízes fiquem bem profundas e longe de outras plantas com raízes que também se desenvolvam muito. Quanto ao vizinho, acredito que ele irá gostar muito de ter um muro florida e, ao mesmo tempo, tu irás conduzindo os galhos e podando. Boa sorte. Beijo, Malu

  • Isabela
    22 junho, 2014

    Poxa, sou louca por essa planta! Tenho uma linda que cresceu e tomou conta da grade da janela na varanda, mas como o sol não bate diretamente, não floresce de jeito nenhum! Fico muito triste, mas não da pra mudar de lugar!! Da vontade de mudar o sol de lugar, mas não tenho esse poder, senão o faria!!

    • Malu
      23 junho, 2014

      Bem assim, Isabela! Ela precisa de sol. Não sou especialista no assunto :), mas sempre tive essa planta em casa. Quando morava em uma casa, tive duas delas plantadas na terra e uma terceira em vaso. A que estava no vaso batia sol o dia inteiro e não se desenvolveu. Agora, tenho uma enorme em um lugar que bate muito pouco sol. Plantada na terra, no chão e fica cheinha de flores. Então, penso que não só o sol, mas o local em que ela foi plantada tem muito a ver, não achas? A tua está plantada no chão ou em vaso? Beijos, Malu

  • magnus
    23 fevereiro, 2014

    Olá! Montei uma jardineira que ficará pendurada no beiral da janela de meu apartamento.Ela tem 1,10m de comprimento, 0,40m de largura e 0,50m de profundidade.
    Nessa janela bate sol entre 10 e 13h ,somente de fevereiro a novembro.
    A Buganville se dará bem nesse local?
    Qual o mês mais apropriado para plantá-la? Qtas mudas são possíveis de serem plantadas nesse espaço?
    Qual outra trepadeira eu poderia plantar ,caso achasse que nao vingaria essa planta?

    • Malu
      25 fevereiro, 2014

      Oi, Magnus!
      Adoraria poder responder agora a todas estas tuas dúvidas, mas não sei… Vou me informar e procurarei te responder. Algumas perguntas práticas: já te informastes com o condomínio para saber se é permitido pendurar floreiras? Se existe restrição quanto a trepadeiras?

  • Glaucia
    10 fevereiro, 2014

    Gostaria de saber se bougainville é plantada com galho ou somente com raiz!!

    • Malu
      11 fevereiro, 2014

      Glaucia, realmente não sei… Vou me informar e te dou a resposta. Como já é muito tarde, respondo assim que puder! Beijo

      • Djalma
        26 agosto, 2014

        Olá, lendo as perguntas e respostas me interessei em contribuir com voce, pois tenho um pouco de experiencia com o assunto. Para fazer uma muda, voce pode retirar um galho lenhoso e colocar na agua para formar raiz , e depois é só plantar.

        Abç,

        • Malu
          01 setembro, 2014

          Obrigada, Djalma! Na verdade, sou mais curiosa do que entendida no assunto 🙂 Amo bougainvilleas mas não sou especialista. Adoro contribuições! Obrigada e participa sempre que puderes! Obrigada, Malu

    • Waldir moreira
      16 março, 2014

      Minha esposa plantou um galinho da branca em um jarro tamanho médio, estar lindo, muito sol,mistura de areia,adubo de gado, pouca água, um pouco (colher chã ) pó de osso,para evitar fungos (misturar com a terra) fertilizante foliar (segundo instruções) a tardinha pulverizar as folhas, quando não tiver flores. Aí sim vai ver a beleza.

  • Lukas
    04 fevereiro, 2014

    Realmente é muito bonita.
    Ontem 03/02/2014 comprei uma. Eu não a conhecia e me apaixonei de primeira.
    Coloquei em um vaso de resina bem bonito e todas as pessoas que passam em frente a minha casa param pra elogiar. Com certeza comprarei de outras cores, só falta achar onde vende, rs.

    Parabéns pelo blog! Me ajudou e muito.
    Minha Bougainvillea agradece!
    Que Deus te abençoe.
    Lukas.

    • Malu
      04 fevereiro, 2014

      Que amor, Lukas! Obrigada! Não sei qual a tua cidade… Se for em Porto Alegre, já tens um endereço no post… Procura nas floriculturas de tua cidade. Boa sorte com tua Bougainvillea! Beijo, Malu

  • Beatriz Silva
    24 dezembro, 2013

    Olá, boa tarde. Cheguei a este site ao pesquisar no google sobre como cuidar de bougainvilia (primavera) em vaso. Adorei as dias e gostaria de saber se pode me ajudar. Comprei uma bougainvillia nestes carros que vendem plantas. Ela é na cor fúcia. Trouxe naquele naquele saquinho e a plantei em um vaso com o torrão que veio nela. Faz cerca de uns 14 dias que replantei no vaso. Ela é pequena, tipo arbusto, mas não muito cheio. Quando a comprei ela veio com apenas duas florzinhas, que continuam lá. Vejo que estão nascendo brotinhos e folhinhas verdes nos galhos, entre as folhas e folhinhas verdes no caule principal. Adubei com NPK 4.14.8, diluindo o produto em um pouco de água mineral e colocando na beirada do vaso, depois joguei um pouquinho de água sem deixar encostar o produto nas folhas ou no caule. As bolinhas do produto estão por sobre a terra. Queria saber quando é que ela vai florescer mais. Ela está com apenas duas flores, como quando a comprei. Não sei a idade dela porque o vendedor não soube me falar,. Meu sonho é ter uma bougainvillia florida no vaso, já que moro em apartamento. Estou apaixonada por ela e não quero que ela morra. Ela está verdinha e dando brotinhos. Ela vai vingar? Tem como eu lhe enviar uma foto e vc me orientar? Agradeço desde já se puder me dar uma luz.

    • Malu
      26 dezembro, 2013

      Oi, Beatriz! Como já falei nos comentários anteriores, só sei o que acompanhei nas minhas bougainvilleas, não sou especialista. A experiência que tive com essa planta em vaso foi que ela não se desenvolveu muito. Sem termos de comparação quando é plantada na terra. Também vi que ela cresce e floresce mais lentamente no vaso, mas vou procurar me informar nas floriculturas que conheço para ver se consigo te ajudar! Beijo, Malu

  • GEORGE SCHPATOFF
    17 novembro, 2013

    Olá,

    tenho um bounganville rosa, na sacada de
    meu apartamento.

    Eu costumo aguar duas vezes ao dia.
    No entanto ele não está florescendo como eu gostaria.

    Devo aguar com menor regularidade?
    Obrigado

    • Malu
      17 novembro, 2013

      Oi, George! Não sou especialista no assunto, o que sei, aprendi na prática com as minhas bouganvilles e perguntando na floricultura para poder responder aqui… O que o pessoal da floricultura Cristal me ensinou é que essa planta precisa de muito sol e água. O que posso te dizer, por experiência com as minhas, é que no vaso ela não se desenvolve tanto quanto na terra. Tenho uma que podo MUITO porque o espaço é pequeno e apesar disso, ontem varri dois sacos imensos de flores que caíram em poucos dias. A grande diferença é que está plantada na terra. Em vasos, precisamos ter paciência e não fica a mesma coisa. De qualquer maneira, melhor menor do que nenhuma, né? 🙂 Bom fim de domingo!

  • Deise
    27 outubro, 2013

    Adoro bougainvilleas, sempre tive em casa e percebi que para ficar bem floridas elas tem que estar plantadas em um local que tenha muito sol. Mas deixo aqui uma dica que aprendi com uma amiga que tem floricultura, toda planta precisa de um adubo regularmente, há um específico para faze-las dar mais flores, na proporção NPK 4-14-8 . Este adubo é encontrado facilmente em supermercados e floriculturas. Regue com este composto NPK 4-14-8 e observe, sua planta florecerá muito mais. Por isto quando trazemos uma plantinha linda de uma floricultura para nossa casa, depois de um tempo ela não floresce com tanta intensidade e as vezes até morre. Espero ter ajudado.

    • Malu
      28 outubro, 2013

      Que amor, Deise! Espero que leiam bastante teu comentário! Não imaginas como recebo emails com comentários sobre as bougainvilleas! Agradeço imensamente por compartilhares teus conhecimentos aqui. Beijo grande e um começo de semana maravilhoso! Malu

  • ana lucia ustarroz
    28 setembro, 2013

    Amo buganvile e comprei uma rosa para o terraço. coloquei no pergolado 2 vasos grandes mas não tem 80 de diametro. quero muito q ela cresça e forre todo o pergolado. como devo cuidar? Não tenho habilidade com plantas, mas quero muito passar a ter. Aguardo retorno. Um abraço. ana lucia

    • Malu
      30 setembro, 2013

      Oi, Ana Lucia! Adoro bougainvilleas e plantas em geral, mas não domino o assunto… Quando preciso, procuro a orientação das floriculturas que costumo frequentar. Foi o que fiz, quando quis mostrar a vocês como cuidar delas. Sempre tive essa planta em casa, plantadas diretamente na terra, e apenas uma em vaso. As plantadas na terra sempre ficaram gigantes e no vaso não. Acredito que seja difícil cobrir um pergolado com bouganvillea plantada em vaso, mas quem sabe com uma orientação certa consigas, né? Aqui no post tem o endereço da floricultura que me orientou. Procura a Marina que é ótima para ensinar tudo direitinho! Uma das coisas que sei é que ela precisa de muito sol! Vasos bem grandes e água. Espero que consigas!O mais importante já tens, que é a vontade de cuidar. Beijo, Malu

  • Thais P. T.
    28 agosto, 2013

    Adorei as dicas.. não tenho muito espaço em casa, nem jardim, mas comprei uma muda pra colocar em um vaso.. Ela veio verdinha e linda (mas sem flores ainda), mas quando transplantei para um vaso grande, ela murchou todinha.. Ela está muito caída, e pelo jeito não reagiu bem ao transplante.. Li em um site que ela às vezes estranha a transferência, mas estou desanimada, com receio que ela morra.. Vc tem alguma experiência com isso? Estou molhando uma vez por dia, vc acha que devo molhar mais? Coloquei terra adubada e um pouco de areia.. e no fundo também fiz a drenagem correta.. Está do lado de fora da minha casa, onde tem sol até às 10 da manhã, vento e chuva. Bom, espero que dê certo.. beijos

    • Malu
      28 agosto, 2013

      Oi, Thais, sempre tive bougainvillea em casa, plantadas na terra. A única que cultivei em vaso não ficou nem parecida com elas. Como não sou uma entendida no assunto, liguei para a Floricultura De Cristal para saber o que podes fazer com tua planta. A Mariana me disse que essa é uma planta que precisa de muito sol e que os problemas que podem estar acontecendo ela só pode saber a solução se puder ver. Pediu que mandes uma foto que ela irá te orientar. Já vou te enviar o email dela para que possas mandar a foto da tua bougainvillea, tá? Espero que que ela volte a ficar linda! Qualquer dúvida, escreve novamente. Beijos, Malu

      • Thais P. T.
        28 agosto, 2013

        Oi Malu, muito obrigada pela sua atenção e cuidado em me ajudar, isso demonstra que é uma pessoa sensível e que ama as plantas de verdade, agradeço mesmo de coração, vou enviar um email pra ela com a foto. Te darei notícias depois, ok? Beijos, Thais.

        • Malu
          29 agosto, 2013

          Vou adorar saber, Thais! As meninas do floricultura são uns amores, tu vais gostar! Beijos

    • Anna Maria
      02 fevereiro, 2014

      Thaís, comprei uma muda para vaso. Aconteceu a mesma coisa que a sua. Parecia que ela estava morrendo. De repente ela tomou um crescimento tão rápido que eu tive que enrolar os galhos e ir amarrando… Molho todos os dias! Até porque eu plantei no mesmo vaso que os beijinhos “impatiens”, aqueles que murcham quando falta água… agora, em menos de 6 meses, estão começando o florescer! Interessante que as flores surgem verdes e depois vão tomando cor!!!

      • Malu
        03 fevereiro, 2014

        Oi, Anna! Bem assim mesmo! De repente, ela floresce e desanda a crescer!!!! Eu tenho uma que estava abafada entre outras folhagens e sem muito sol. Tirei o que fazia sombra e ela está com sol a pleno e cheinha de flores! Tem de molhar MUITO!Ficou tão linda que até coloquei no Facebook, hehehe. Beijo, Malu.

    • Cheroll
      03 setembro, 2015

      Amo essas plantas. Mas não consigo mudas, moro em Santa Catarina, alguem consegue mandar pra mim cores diferentes??? Obrigado e são maravilhosas