31
julho

A Casa dos Ventos

a-casa-dos-ventos

O nome “Casa dos Ventos” surgiu por um motivo poético – o fechamento visual da casa para a rua é feito através de um grande biombo em vergalhão de aço, que é separado por meio de um espelho d’água, onde fica o hall de acesso à casa. Quando os ventos ficam mais fortes, o vergalhão faz um barulho que lembra uma espécie de “sino dos ventos”, anunciando a chegada da mudança do tempo na residência.
O arquiteto Leo Romano assina o projeto dessa residência de quase 500m² em Goiânia, sobre um terreno regular e implantada em forma de “L”, garantindo sombreamento à varanda e sensação de prolongamento da área verde, com projeto paisagístico de Frederico Barbosa Rodrigues.

casa-dos-ventos

A estrutura é convencional, em concreto armado e o revestimento da fachada, de concreto ripado com fechamento de breezes em madeira. 
Com uma linguagem arquitetônica que brinca com planos e volumes, a casa aparenta ser estruturada em duas caixas sobrepostas, desmembrada em dois pavimentos que resguardam as alas sociais e íntimas. Na caixa inferior está a sala, varanda e cozinha e, na parte superior, os quartos. 

casa-dos-ventos-leo-romano
arquitetoleoromano
casa-dos-ventos

O interior tem mobiliário com nomes do design brasileiro, como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, e Jorge Zalszupin.  Leo Romano também apresenta peças de sua autoria, como os espelhos das linhas Para Ser Feliz e Chuva.

leo-romano
leo-romano
arquiteto-leo-romano
arquiteto-leo-romano

Os materiais utilizados, como vergalhões e breezes, funcionam como um incrível filtro de luz para a casa, principalmente no final da tarde, quando o sol entra e possibilita efeitos luminosos.

arquiteto-leo-romano
leo-romano

“O grande diferencial do projeto foi, primeiro, a volumetria, por si só. Também podemos destacar a entrada da casa, que aparece sobre um espelho d’água e escondida atrás da parede do biombo de vergalhões. Marcada pela simplicidade e fácil entendimento, a Casa dos Ventos, como um todo, é muito fácil de ser lida e não tem nada de reforma. Uma casa feita do zero”, afirma Leo

Fotografia: Edgar César

Leo Romano Arquitetura
Escritório criado há mais de 20 anos pelo arquiteto Leo Romano, cuja formação permite a ele transitar com propriedade pelo universo da criação (graduação em Artes Visuais, Design de Interiores, Design Gráfico e Arquitetura e Urbanismo; mestre em Artes Visuais). Em sua ampla cartela de clientes, destacam-se projetos para faculdades, bancos, lojas, bares, restaurantes, além de residências em várias cidades. Tem inúmeros projetos publicados dentro e fora do Brasil e já participou de várias edições da mostra CASACOR, em Goiânia, Brasília, São Paulo e Miami (EUA).

Rua 131, número 79 – Setor Sul – Goiânia 
(62) 3086-1965 e 3945-4870 – www.leoromano.com.br
@leoromanoarquitetura

Divulgação: dc33 Comunicação

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*