08
novembro

Apartamento descontraído para receber os amigos

altera-arquitetura

Um apartamento descontraído, repleto de personalidade, prático e sempre pronto para receber as visitas de braços abertos. Esse é o projeto que o arquiteto Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, preparou especialmente para um morador solteiro, na faixa de 40 anos, que adora receber convidados em casa, principalmente a sua família, que mora no interior de São Paulo, e o visita com frequência na capital paulista. Com 95m², o imóvel está localizado na região oeste da cidade e possui a estrutura necessária para que todos se sintam confortáveis e bem recepcionados. Adquirido pelo proprietário ainda na fase de construção, o arquiteto iniciou o trabalho com a planta original e ainda no contrapiso. 

“Esse foi um grande facilitador. Conseguimos iniciar a obra praticamente do zero, como se fosse uma verdadeira ‘tela em branco’, que nos possibilitou projetar vários pontos interessantes, aguçando nossa imaginação”, relembra Renan.

Integração de Ambientes

altera-arquitetura
altera-arquitetura

Sala de Estar

reforma-de-apartamento

Dessa forma, a sala de estar se tornou a grande protagonista do apartamento e, em razão de sua integração com varanda gourmet, sala de jantar e cozinha, o espaço de receber foi ampliado, para alegria do proprietário. No décor, elementos em cores e materiais mais neutros como branco, cinza, e a própria madeira.

Essa base neutra permitiu a inserção pontual de cores por meio das nossas escolhas de objetivos decorativos presentes em vários pontos do ambiente”, relata Renan.

altera arquitetura

Repleto de personalidade, o estar destaca uma parede de tijolinhos cimentícios brancos da Palimanan que, além de fáceis para instalar, também garantiram a base perfeita para os quadros abstratos e motivacionais, além do letreiro, em neon colorido, da empresa New Light, em homenagem à bandeira LGBTQI+ com palavras  escolhidas pelo proprietário.

“O letreiro de neon foi um palpite de nosso escritório. Geralmente fazemos esses tipos de sugestões para nossos clientes com o intuito de tornar o lar ainda mais especial. Assim, fica a critério de cada pessoa incluir aquilo que combina com o seu estilo, mas sempre com nossa curadoria. Particularmente, esse foi o primeiro apê em que colocamos o neon, mas depois disso, vários outros pediram para repetir, foi um sucesso! A mensagem sempre deve ser uma expressão pessoal do morador, algo que provoque identificação ou remeta à alguma lembrança da vida”, conta, orgulhoso, o arquiteto.

Varanda Gourmet, Sala de Jantar e Adega

reforma-de-apartamento

Na integração entre sala de estar e varanda gourmet, a ideia foi incluir uma porta de vidro. Com uma estética harmoniosa e sutil, a decisão foi pautada com o objetivo de preservar o restante do imóvel, principalmente na ocorrência de eventos. Outra solução interessante foi a instalação de um grill, ao invés de uma churrasqueira, garantindo mais limpeza e praticidade.

A varanda ainda recebeu a mesa de jantar, com seis lugares, e uma pequena área de convivência com poltronas e uma adega. O armário, em madeira escura ripada, combinou com o tampo da bancada, evidenciando uma atmosfera sóbria e elegante.

Cozinha com Península

Na lista de desejos do morador também constava o sonho de uma península espaçosa, com direito a cuba, torneira gourmet e cooktop a gás. Sua posição foi muito oportuna, pois do lugar ele pode avistar os convidados na sala e ainda os reunir no entorno do balcão durante os eventos que realiza. O design da península se configura como mais um diferencial do apto: arredondada para quem olha de frente e, na parte interior, reta para facilitar os movimentos.

altera-arquitetura
reforma-de-apartamento

No início, a ideia pareceu bastante inusitada, mas no final, tanto o morador, quanto Renan, perceberam que a solução superou todas as expectativas. Assim, houve uma maior integração entre todos, de forma que os visitantes que estão sentados nas pontas podem se comunicar bem com os demais convidados. Com um total de quatro banquetas, as duas pessoas do meio não atrapalham a visualização das duas pontas. Para que a cozinha pudesse abrigar a península no tamanho solicitado, foi necessária uma mudança de layout.

Retiramos o lavabo que existia na configuração inicial da planta e aumentamos a área”, comenta o arquiteto.

renan-altera-arquitetura
reforma-de-apartamento

Ainda falando da cozinha, o escritório de Renan Altera conseguiu reunir toda a estrutura necessária para que o morador pudesse realizar suas atividades com funcionalidade. Logo atrás da península é possível verificar a área destinada aos armários e eletrodomésticos como geladeira, forno, micro-ondas, máquina de lavar louças, nicho de apoio da península, gavetas para talheres, gaveta de panelas, porta temperos, etc. Uma curiosidade é a presença de um plantário, uma espécie de estufa doméstica que lembra um pequeno frigobar, situado logo abaixo do micro-ondas e acima da máquina de lavar. Uma maneira interessante de se reconectar com a natureza em meio à correria diária.

Quarto Principal

altera-arquitetura
reforma-de-apartamento

Para trazer maior conforto ao morador, o quarto principal foi projetado com suíte, closet e uma pequena varanda separada apenas por uma porta de vidro. A parede pintada com um tom suave de verde se mescla com os detalhes da cabeceira estofada da cama, além de proporcionar um contraste interessante com os quadros decorativos e os pendentes, que ocasionam uma iluminação intimista. Já o banheiro chama a atenção em razão dos revestimentos Liverpool, da Portobello, na cor azul brilhante, a preferida do morador.

Por último, mas não menos importante, está a poltrona suspensa, mais um dos sonhos do proprietário. Como a vista que se pode apreciar do apartamento é muito bonita, inclusive com um magnífico pôr do sol, a ideia foi incluir o móvel em uma parte específica da varanda, que tem acesso direto ao quarto. Com o intuito de tornar o espaço ainda mais relaxante, Renan promoveu a colocação de um deck em madeira e algumas plantas.

Um Quarto de Hóspedes Diferente

altera-arquitetura
altera-arquitetura

Um dos quartos do imóvel revela sua dupla função: além de mini escritório para dias pontuais, com a inclusão de uma mesa, também dispõe de toda estrutura para hospedar amigos e familiares que chegam de longe e dormem em um aconchegante sofá-cama. O ar descontraído, executado propositalmente dessa forma, tem como finalidade tirar o estigma de um ‘ambiente para hóspedes’. O espaço ainda possui um armário espelhado, além de uma estante feita de nichos e repleta de mimos.

Fotografia: Photons Fotografia/ Henrique Ribeiro

Altera Arquitetura
@alteraarquitetura 
contatos@alteraarquitetura.com.br
(11) 4306-4446 | (11) 99519-7231 

Informações para a imprensa: 
dc33 Comunicação 
Karina Monteiro, Glaucia Ferreira e Danilo Costa 
www.dc33.com.br 

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*