04
maio

Brasilidade e sofisticação no apartamento de 128m²

brasilidade-e-sofisticacao
Projeto: Andrade & Mello | Foto: Luis Gomes

Em função do trabalho, o casal de pernambucanos e o filho de 28 anos  tem em sua história muitas mudanças e passagens por várias cidades brasileiras, até decidirem firmar de vez a residência na cidade de São Paulo.
Após decidirem o bairro e o imóvel, um apartamento de 128m²,  partiram para a escolha dos profissionais, até que chegaram nos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura.

Fazer parte dessa empreitada para eles morarem na nossa cidade natal foi um grande prazer”, revela Renato.

Os moradores tinham muita certeza sobre o que eles queriam no apartamento: cores claras e neutras, funcionalidade e sofisticação. A sala é o cartão de visita do imóvel, lugar onde a família se reúne e recebe seus convidados. Como o espaço não podia ser ampliado, já que o terceiro quarto era imprescindível para as necessidades da família, a proposta foi reunir estar e TV no mesmo ambiente.
A parede que recebe o aparelho foi revestida de placas cimentícias em alto relevo, que se destaca das outras com o seu efeito 3D. E do lado oposto está o sofá, com linhas simples e retas, que se junta a uma poltrona com apoio para os pés.

Desenhamos um banco de madeira para dispor de mais lugares e, como a peça tem menor profundidade, liberou a circulação”, conta Renato. 

sofisticacao-e-brasilidade

Durante o desenvolvimento do projeto, os arquitetos perceberam que faltava um pouco de brasilidade no ambiente. E isso fez com que trouxessem contrastes em outros elementos que equilibram a composição, como o tapete, que foi produzido à mão com desenho da artista Yu Li Min.

 “Embora não fosse algo solicitado por eles, as cores e estampas neste apartamento foram essenciais para criar esse clima familiar”, explica Erika.

O que antes era varanda gourmet se transformou na sala de jantar do apartamento. A mesa de seis lugares é a grande estrela do projeto com o design da base que chama a atenção e permite encaixar mais posições. O painel ripado de madeira tem duas formas de usar: a primeira é fechado, reforçando a atmosfera de aconchego no ambiente, e aberto, mostrando a parte do bar e churrasqueira. A escolha do revestimento de parede se deu pela estampa delicada, feliz e tropical.

brasilidade-e-sofisticacao
brasilidade-e-sofisticacao

Mais uma opção de estar foi configurada em uma das extremidades da área social, a partir da projeção de um espaço para relaxar ou ler um livro. Depois de um dia estressante, os moradores podem aproveitar a vista urbana, já que estão no décimo quarto andar do prédio. O carrinho acomoda o bar e as plantas ao redor humanizam o ambiente.

sofisticacao-e-brasilidade
brasilidade-e-sofisticacao

Apaixonada pelo encanto das receitas e panelas, a moradora sempre fez questão de cozinhar e compartilha do prazer de receber amigos e familiares para degustar seus pratos. Assim, sonhava com uma cozinha superequipada e com a possibilidade de integrar ou separá-la da área social quando conveniente. Os profissionais do escritório resolveram essa questão com as portas de correr, em madeira e vidro, que também funcionam como uma barreira para as refeições mais perfumadas.
Nessa transformação, algumas paredes foram demolidas para a cozinha ficar mais ampla e funcional, produzindo um layout interessante para a composição. O espaço de trabalho na bancada de 4,5 m e o aumento da cuba permitiram liberdade para o preparo das refeições. Todos os eletrodomésticos, com exceção do fogão, foram alocados no canto, onde estava a antiga despensa.

brasilidade-e-sofisticacao
sofisticacao-e-brasilidade

Foi uma solução muito positiva, já que conseguimos tirar da vista que quem está na sala”, fala Erika.

Pensando na área para refeições, os arquitetos definiram uma bancada, acompanhada de banquetas altas, que funciona tanto para as refeições rápidas, como agrega mais um apoio para quem está cozinhando. Na parte inferior da pedra, os nichos abertos servem para armazenar os objetos e utensílios de maior uso dentro do ambiente.  Na continuidade, o fundo recebeu as áreas de serviço e técnica.

brasilidade-e-sofisticacao

Com amizades e familiares que moram em outras cidades, o quarto de hóspede revelou-se essencial. A perspicácia foi conceber o espaço com dupla função: receber os visitantes quando necessário e, na ausência, utilizá-lo como sala íntima ou home office.

A porta de correr possibilita isolar quando estiver na função dormitório, mas no dia-a-dia ela fica sempre aberta”, explica Erika.

sofisticacao-e-brasilidade

A suíte do casal mudou bastante com o propósito de torná-la mais funcional e confortável para o dia-a-dia dos moradores. A personalidade clássica do casal fica estampada para quem entra no ambiente: na parede da cabeceira, as boiseries utilizadas pela realeza francesa no século XVIII.  O closet, que funciona como acesso principal do quarto, teve as portas dos armários revestidas com espelhos, recurso que proporcionou amplitude ao ambiente.

brasilidade-e-sofisticacao

No quarto do filho, a linguagem é mais dinâmica e descolada, já que ele adora música e cinema. Para trazer um clima mais jovem e otimizar o espaço, os arquitetos desenharam uma cama de casal com gavetas sob o colchão, que funcionam como sapateira. Já a marcenaria sob medida organizou os equipamentos eletrônicos – TV, home theater, videogame etc. O tijolinho cinza contrasta com o preto dos armários e produziu uma certa masculinidade para o espaço. Envolvida pela tapeçaria, a cama oferece mais conforto ao quarto.

sofisticacao-e-brasilidade

Tudo ficou extremamente personalizado e com a cara dos moradores. Adoramos cada detalhe!”, finaliza Erika.

Fotos: Luis Gomes

Projeto:
Andrade & Mello Arquitetura
www.andrademelloarquitetura.com.br
@ondeafamiliaacontece 

Divulgação:
dc33 Comunicação
(11) 3129.4282
Helena Gomes, Glaucia Ferreira e Danilo Costa

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*