20
outubro

Cantinho especial para os hobbies em casa

cantinhos-em-casa
Na varanda integrada, Cristiane Schiavoni reservou um lugar para descanso: um deck de madeira recebeu uma espreguiçadeira, espécies de plantas e objetos decorativos com velas, emanando um clima de paz e tranquilidade | Foto: Raul Fonseca

Otimizar espaços nos ambientes é uma maneira de trazer mais de uma funcionalidade ao cômodo e a dica é tirar o máximo proveito da metragem disponível. Quem faz essa afirmação é a arquiteta CristianeSchiavoni, do escritório que leva seu nome. Entusiasmada por criar recintos especiais em casa, ela conta sobre o seu apreço por descobrir o que faz bem para cada cliente e assim incluir nos projetos que assina.

O lar precisa ter a cara do morador e propiciar situações que em nenhum outro local ele encontrará”, relata a arquiteta, que ressalta a importância e o significado da casa prover um cantinho onde o ser humano possa vivenciar o seu momento pessoal dentro da sua mais completa individualidade.

Seja uma ambientação para leitura, relaxamento na varanda, degustar uma bebida favorita ou brincar – no caso dos pequenos –, a otimização permite trazer as preferências de casa pessoa, sem esbarrar na aparente falta de espaço. Pautada em seus projetos, acompanhe as sugestões da arquiteta:

1) Cantinho de leitura: 

cantinhos em casa
Na varanda, a arquiteta introduziu uma poltrona chaise e a luminária de piso. O nicho revisteiro dá suporte nas leituras diárias de jornais e revistas | Foto: Carlos Piratininga

Quem é amante da leitura sonha com o espaço para entrar no mundo dos livros, sejam físicos ou mesmo agora, os digitais. Para que a ocasião seja inteiramente devotada ao mundo das histórias e as informações trazidas pela literatura, o conforto é primordial. 

Sem contar que um ambiente como esse é uma forma para estimular a leitura”, ressalta Cristiane, que ainda exalta o cantinho de leitura como um dos seus preferidos. Para tanto, um pequeno recinto já é o suficiente para posicionar uma poltrona confortável e uma iluminação, que pode estar em uma sala de estar, varanda e até mesmo no dormitório.

cantinho-de-leitura
Na sala de estar, a poltrona, acompanhada pelo apoio para os pés, assinada por Kent Parker, agregou elegância e um contraste com o seu acabamento em couro cor café. Para o bem-estar visual, o requinte da luminária de piso no formato de arco | Foto: Raul Fonseca

2) Cantinho do bar: 

cantinho-da-leitura
Nesse projeto, o cantinho de bar trouxe uma cristaleira, um climatizador de vinhos locais para organizar os acessórios para as bebidas | Foto: Carlos Piratininga

Para quem gosta de receber em casa, o cantinho de bar é imprescindível para servir os amigos. Segundo Cristiane, o espaço precisa ser prático, levando em conta a necessidade e a área disponível, que em geral não costuma ser muito grande. A depender das predileções do cliente, pode-se prever um climatizador de vinhos, um móvel ou um nicho para acomodar taças, decanter e outros acessórios utilizados nessas ocasiões.
Uma bandeja com outras bebidas variadas também cai muito bem”, descreve.

3) Brinquedoteca: 

cantinhos-especiais-em-casa
Perto da sala de estar, a brinquedoteca recebe os brinquedos e ainda dispõe de uma caminha no estilo montessoriano. As portas ‘escondem’ o cantinho quando não está em uso | Foto: Carlos Piratininga

Quem tem crianças em casa – principalmente apartamento – sabe como é elementar um local apropriado para as brincadeiras e guardar o aparato de brinquedos. Um pequeno vão pode ser tornar a brinquedoteca. Nesse caso, a sugestão é situá-la onde os pais possam ficar de olho, sem renunciar às próprias atividades, como na sala de estar ou varanda.

A criança precisa fazer parte da casa, por isso merece ter um cantinho especial para ela. Com tudo organizado, ela pode ter a sua hora e a individualidade respeitada, enquanto a casa funciona normalmente”, conta Cristiane.

4) Ginástica | Meditação: 

cantinhos-especiais-em-casa
Nesta varanda o cantinho com um tapete, e almofadas espalhadas pelo chão é perfeito para os moradores “se jogarem”, descansarem e praticarem meditação | Foto: Carlos Piratininga

Fazer de casa o seu templo é uma demanda que tem surgido nos projetos executados por Cristiane Schiavoni. Com a crescente busca pelas práticas de meditação, yoga, pilates ou mesmo a ginástica tradicional, nem sempre é confortável realizá-las no piso da sala de estar. Assim, a varanda com fechamento de vidro pode se tornar esse oásis em meio à vida corrida. Junto com um piso de madeira e a visão para o skyline da cidade, bancos, almofadas coloridas, tapetes e objetos contextualizam a proposta.

Seguindo as aulas online, as pessoas estão em busca de meios para equilibrar o lado mental e distensionar o físico. Com algumas escolhas, o cantinho fica com a cara que o cliente deseja”, finaliza arquiteta.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo
Tel. (11) 3649 4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni

Informações para a imprensa:        
dc33 Comunicação 
Bianca Benfatti, Glaucia Ferreira, Danilo Costa
(11) 3129-4382 
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*