07
julho

Casa Lite recebe o selo HBC – Healthy Building Certificate

duda-porto-casa-lite

Bem-estar, conforto, qualidade de vida – conceitos tão essenciais na vida do ser humano devem se refletir nas construções, fazendo com que elas se tornem um lar de verdade. De olho nisso, o selo HBC – healthy building certificate – é a certificação máxima de construção saudável. Ele foi concedido para a Casa Lite, do arquiteto e empreendedor Duda Porto nessa última terça-feira. Agora, ela passa a se enquadrar dentre uma das oito construções do Brasil certificadas, sendo a primeira residência saudável nacional.

Acredito que elementos como esses sejam essenciais para a arquitetura que, além de sustentável, é capaz de curar, garantindo saúde e bem estar”, resume Duda Porto durante a entrega do selo na 33ª CASACOR São Paulo.

O selo analisa questões como iluminação, qualidade da água, ar, materiais empregados e diversos pontos de salubridade, podendo enquadrar as edificações dentro de três faixas possíveis. A casa Lite conquistou o selo NC-A (Nova Construção – Nível A), alcançando 90% dos pontos aplicáveis. A certificação HBC exige a inspeção presencial com a medição de todos os parâmetros aplicáveis in loco, após a conclusão da obra.

casa-lite-duda-porto
Foto Mariana Machado
duda-porto
O arquiteto Duda Porto entre o ator Bruno Gagliasso e João Marcelo Gomes, da Sustentech, empresa responsável pelo processo do selo. À direita, o arquiteto.

Totalmente integrada com a natureza, a Lite conta com grandes esquadrias de vidro e muxarabis, criando um clima agradável, com boa ventilação e iluminação natural.

“Trabalhamos também com a casa em balanço, que protege dos raios de sol mais intensos”, pontua o profissional.

casa-lite-duda-porto
Foto: Denilson Machado

Ela conta ainda com painéis solares que, além de aquecerem a água, fornecem energia para toda a casa. Com um conjunto de 20 painéis, a Lite torna-se autossuficiente, produzindo toda energia necessária para o lar. O sistema de captação de água de chuva é utilizado tanto para o jardim, quanto para as bacias sanitárias. E o teto da Lite, por sua vez, tem estrutura para receber um jardim superior, se desejado. 

“É um exemplo de casa que vai além do sustentável – é também saudável”, comenta Duda Porto

Com arquitetura eficiente e planejada, ela nasceu da busca por menos excesso e mais essência. É modular, podendo ser desmontada, transportada e reconstruída em qualquer lugar do mundo, sem perda de qualidade. É uma casa para durar a vida inteira, pronta para acompanhar as mudanças que passamos durante os anos. É ainda a união da simplicidade e do conforto, gerando emoção, boas energias e bem-estar. 

“Vejo esse tipo de construção como um novo caminho. Hoje, o Brasil é um país com muito desperdício de mão de obra, não exercitando a forma mais eficiente de produzir. A Lite vem para mudar essa toada, propondo uma construção inteligente, para atender as necessidades do mercado de forma sustentável, saudável e funcional“, opina Duda Porto.

Se não viu o post com a casa, ou quiser rever, clica aqui:
Lite, a casa modular do arquiteto Duda Porto

Fotografias:
Denilson Machado
Mariana Machado

Projeto:
Duda Porto Arquitetura
www.dudaportoarquitetura.com.br

Divulgação: dc33 Comunicação

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*