Vocês já notaram como os objetos personalizados fazem sucesso e tornam nossa casa tão mais acolhedora? “Por a mão na massa” e desenvolver a criatividade é gratificante como relaxamento e nossa casa agradece!
Quando vi esse interessante lustre de crochê, logo pensei nisso.!
Super fácil de fazer, ele terá o tamanho e a forma que vocês quiserem. Vai depender dos guardanapos que tiverem em casa ou das aptidões pessoais. A habilidosa poderá fazer os guardanapos (o que não é o meu caso, acho complicadíssimo crochê…). Mas, a gente sempre herda montanhas de guardanapos de mãe e vó, não é?
1. Depois de decidir qual o tamanho do lustre (pode ser um grande ou, quem sabe outro, com vários lustres pequenos), você comprará os balões.
2. O segundo passo é fazer uma cola caseira. Descobri várias receitas na internet. No fim da postagem coloco a receita que me pareceu melhor.
3. Selecione os guardanapos em quantidade suficiente para cobrir até a metade do balão cheio.
4. Mergulhe o guardanapo de crochê no recipiente com cola ou passe a cola generosamente dos dois lados do guardanapo.
5. Vá dispondo os guardanapos até o ponto desejado sem esquecer de deixar uma abertura pequena, em cima, para passar o fio.
6. Depois da colagem, deixe secando por no mínimo 24 horas. Não se assuste se levar 2 ou 3 dias para secar.
Quando estiver pronto, fure e retire o balão. Passe o fio e coloque o suporte da lâmpada.
Está pronto o seu lustre!
Pesquisei as receitas de cola caseira. Copiei e colei a que me pareceu mais parecida com a que eu costumava fazer e não encontrei a receita. O site é: recicla e decora.com
Como fazer a cola:
Materiais necessários para a cola branca caseira:
- 2 xícaras de chá de água filtrada
- 2 colheres de sopa de farinha trigo
- 1 colher de sopa de vinagre branco
Como preparar a cola branca caseira:Leve 1 xícara e meia de água para ferver. Dissolva as 2 colheres de farinha de trigo em 1/2 xícara de água fria. Com o fogo baixo, adicione de uma vez a farinha dissolvida na água fervente. Prossiga mexendo a todo momento, por aproximadamente 10 minutos. Ficará com consistência de mingau. Retire do fogo, acrescente o vinagre e mexa bem até incorporar completamente. Deixe esfriar e use. Sua consistência é muito macia, o que facilita a aplicação.
Outro lustre:
Para terminar, vou colar aqui recortes de uma revista antiga que encontrei dentro de pastas no meu armário. Fotografei para colocar nesse post, porque tinha tudo a ver, não acham? As fotos ficaram ruins, porque as folhas estão guardadas não sei a quantos anos e foto de revista nunca fica muito boa, né? Também não tenho a menor idéia de que revista foram retiradas, desculpem. Vamos ver?
Gostaram? Então, mãos à obra! Inventem, criem, que faz um bem danado! Beijo, Malu
Deixe seu comentário