22
abril

Detalhes de uma cozinha bem planejada

arquiteta-gabriela-mendes

Bom dia, queridos!
Uma cozinha bem planejada é o sonho de consumo de todos (ou quase todos) mais ainda quando está se tornando a sala da casa. Vou te mostrar hoje o projeto da arquiteta Gabriela Mendes para uma cozinha de 45m², aconchegante e cheia de personalidade. O projeto oferece mais comodidade e praticidade para a rotina dos moradores, em especial para a mãe da cliente, uma senhora de 79 anos.
O ponto de partida do local foi a grande ilha (3.18m x 1.28m), fabricada em quartzo calacata, com efeito cascata de ambos os lados e um charmoso detalhe recuado, desenhado pelo escritório da profissional. Ela acomoda folgadamente um cooktop, pia auxiliar, lixo embutido e torre de tomadas, além disso agrega nos compartimentos as principais ferramentas que auxiliam a cozinheira no preparo das refeições. Para compor o layout , Gabriela escolheu belas banquetas Artefacto, combinou base de aço inox e acabamento dourado com tapeçaria de veludo.

projeto-cozinha-planejada

O destaque da cozinha fica por conta dos móveis sob medida, que ganharam altura, largura e profundidade ideal para acomodar da melhor forma todos os utensílios e eletrodomésticos da proprietária. Mas, caso a cliente venha a comprar algo diferente, foi instalado um sistema que ela mesma pode alterar a altura de todas as prateleiras. O acabamento amadeirado com a laca cinza da marcenaria das despensas e cristaleira cria uma composição clássica e atemporal.  

Ao invés de branco, a arquiteta usou no interior das gavetas mdf Guararapes savana. Os nichos trazem prateleiras em fórmica carrara (para ficar semelhante a pedra da ilha), fundo em preto, com luz de LED em todos os andares, além de borda frontal, revestida com fita dourada.

cozinha-planejada
cozinha-bem-planejada
cozinha-bem-planejada
O cantinho do café
cozinha-planejada
cozinha-bem-planejada

A bancada foi construída em quartzo branco e tem pia esculpida com quase 30cm de profundidade (a pedido da cliente), além de uma calha úmida da DeBacco ao lado para lavagens mais rápidas.
A cozinha ainda ganhou uma elegante adega embutida, com seu interior revestido de madeira laqueada cinza e iluminação de LED pensada para preservar a qualidade dos vinhos. A peça tem capacidade para acomodar, em suporte metálico, 52 garrafas e três prateleiras laqueadas no tom preto para guardar taças.

adega-na-cozinha
iluminacao-na-cozinha

Toda a iluminação do ambiente foi feita através da sanca invertida disposta em todo o perímetro da cozinha, pintada internamente em preto, com os spots e luminárias lineares da mesma cor para destacar cada detalhe. Para o piso optou por um porcelanato em tom cinza cimento queimado para facilitar na hora da limpeza. Já as paredes receberam tinta acrílica de alto desempenho da Coral Super Lavável.

Fotografia: Mariana Orsi

Projeto: Arquiteta Gabriela Mendes
www.gabrielamendesarquitetura.com
F. (11) 5686.0068  |  (11) 98613 7204

Divulgação
Tuca Aguirre

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*