08
outubro

Flores de lata

Flores de lata, Detalhes magicos, Malu

Reaproveitar com criatividade usando materiais que seriam descartados, nos proporciona belas surpresas e soluções criativas para renovarmos a casa. Hoje gostaria de mostrar a vocês uma das maneiras de aproveitarmos as latinhas de alumínio, transformando-as em lindas rosas. Elas ficam lindas em qualquer situação e sua utilização vai depender apenas do tamanho em que cortarmos os moldes e até onde sua imaginação permitir… Vamos lá!   Como fazer:
1. O numero de latinhas dependerá do tamanho da lata a ser utilizada. Poderão ser usadas as latas normais de cerveja ou refrigerante de 350ml ou as maiores, de 473ml.  Depois de bem lavadas, corte cuidadosamente, com estilete, assim:

Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

Figura 2-Cortar a lata com estilete e tesoura.

    Comece cortando com o estilete e depois, use a tesoura.
2. Enrole em volta de algum objeto como garrafa ou algum rolo de cozinha, com a parte lisa para fora de maneira que ela não fique enrolando.
3. Passe uma ou duas mãos de primer, esperando a secagem completa entre elas.
4. Pinte sobre o primer seco, com tinta PVA na cor desejada.(use pincel macio, para não formarem listras na pintura.)- Figura 4
5. Depois de bem seca a tinta, riscar os moldes e cortar com a tesoura.(Riscar 2 vezes cada peça do molde, em um total de 10 peças)-Figura 2
6. Retocar as laterais das peças com tinta.
7. Modelar as peças da flor com os dedos e com o cabo do pincel, para ir dando a forma desejada. Figuras 09 e 10
8. Colocar todas, umas sobre as outras e furar no meio, com um prego.(furo suficiente para passar o arame)- Figura 8
9. Ir colocando no arame, uma por uma, da menor para a maior, desencontrando as partes;
10.Depois de todas as partes colocadas no arame, fazer o acabamento utilizando o alicate, de maneira que fique bem firme.
Passar verniz fosco para o acabamento.

    Resumo do material:
– latas de refrigerante
-primer branco ou cinza
-tinta pva na cor desejada
-estilete e tesoura
-alicate para bijouteria
-arame recozido nº20
– prego e martelo
-verniz spray fosco

Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

Figura 3- Latas cortadas e prontas para pintura

Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

Figura 4-  latas já pintadas com tinta PVA (frente e verso)

Moldes-Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

Figura 5 –  Moldes- 2 vezes cada peça,em um total de 10.  O tamanho original dos moldes está em folha tamanho  A4.

Moldes-  Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

Figura 6 -Moldes- recorto os moldes em caixas de leite.

Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

Figura 8- Furinho com prego para passar o arame

Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

Figura 9- Modelando as folhas com o dedo

Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

Figura 10- Modelando as folhas com o cabo do pincel

Flores de lata, Detalhes Magicos, Malu

As flores prontas!

Dicas:
Primer- não há necessidade de comprar em ferragens,porque o  mínimo que se encontra é lata de 1 litro. Nas casas de material de artesanato vendem o Primer a base de água em potinhos plásticos pequenos.
A mesma dica serve para a tinta PVA que é vendida também em lojas de material para artesanato e as vezes é chamada de “tinta para artesanato” que é a tinta pva.
Moldes- faço os moldes nas caixas de leite. São práticas e super resistentes. Tanto os moldes nas caixas de leite quanto as peças em alumínio são muito fáceis de cortar com a tesoura.
Aplicação- podem ser usadas em cabides de madeira com puxadores de metal, em pés de abajour, em centros de mesa, quadros, porta retratos, na parede, aplicadas sobre caixas, o limite é a imaginação!

E então, gostaram? Espero que sim e que eu tenha conseguido explicar claramente. Se tiverem alguma dúvida escrevam, perguntem que terei o maior prazer em responder. E o que não souber, tentarei descobrir! Beijos, Malu
Um ótimo início de semana a todos!

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*

22 Comentários

  • leticia soares
    16 maio, 2017

    sao lindas queria saber sevc faz para vender

    • Malu
      16 maio, 2017

      Oi, Letícia!
      Não, querida, não faço para vender. Na verdade, fiz essas há muitos anos e como todos gostam delas mostrei como fazer aqui no blog porque é muito fácil! Vale a pena tentares!
      Beijo, Malu

  • lucilia aparecida de
    15 fevereiro, 2017

    oi sao lindas mesmo queria fazer so nao achei as medidas das flores pra fazer o molde.

    • Malu
      10 abril, 2017

      Oi, Lucilia
      Na verdade, quando imprimires o molde que está no post, o tamanho vai ser o que quiseres! Esse molde, fiz sobre papel A4. Podes ampliar ou diminuir as imagens.

  • DANIELA GUIMARÃES AM
    18 novembro, 2016

    Boa tarde, Malu! Adorei seu blog… suas flores são muito delicadas! Estou tentando fazer mas não entendi como prender as flores no arame com apenas um furo…

    • Malu
      19 novembro, 2016

      Oi, Daniela! Faz tempo que não faço, mas podes olhar no post, na figura 8, que colocas um folha sobre a outra e com um prego, fazes um furo. Por ese furo, vais passar um arame que vai prender uma à outra. Será que expliquei bem?
      Qualquer dúvida, escreve de novo! Bj, Malu

  • graciela
    22 outubro, 2015

    gostaria de comprar as flores, vc vende?

    • Malu
      23 outubro, 2015

      Oi, Graciela,
      Não, querida, não faço mais e não vendo. Como fiz em um determinado momento e todos gostaram, resolvi compartilhar aqui no blog para quem quisesse fazer também.
      Bj, Malu

  • vera lucia
    27 setembro, 2014

    Simplesmente lindas as flores de latinhas ! Não sou muito habilidosa , mas vou tentar fazer pois está tudo muito bem explicado. Parabéns!

    • Malu
      28 setembro, 2014

      Que super bom que gostastes, Vera Lúcia! São muito fáceis mesmo de fazer. Qualquer dúvida escreve perguntando! Sucesso nas flores! Beijão, Malu

  • graciela
    03 março, 2014

    Bom dia,

    Vc vende as flores de lata? Qual o valor para grande quantidade?

    • Malu
      04 março, 2014

      Oi, Graciela! Não, querida, não faço as flores para vender. Fiz para minha casa e mostrei aqui no blog para quem quisesse aprender. Quem sabe, alguém que faça possa ver aqui no blog e te procura, né? Não te animas a fazer? É muito fácil!!! Beijos e um ótimo feriado!

      • graciela
        22 outubro, 2015

        adoraria fazer, mas não tenho tempo, gosto muito de fazer artesanatos. e além de que eu preciso de muitas flores, se souber de alguém que venda por favor me avisa no e-mail gracielalongoni@terra.com.br, obrigada.

        • Malu
          23 outubro, 2015

          Graciela querida, não sei quem faz. Também teria de saber tua cidade! Quem sabe, com teu email aqui no post, alguém que faça te procure, não?
          Gostaria de te sugerir ir tentando aos poucos, é muito gostoso de fazer esse trabalho. Um dia, corta as latinhas. Quando tiveres tempo, pinta. Vais fazendo e guardando. Quando menos esperares vais ter o número desejado 🙂
          Espero que consigas! Beijo,
          Malu

  • Raquel
    24 fevereiro, 2014

    Olá Malu!
    Passei por aqui e vi tuas flores! São um encanto!
    Também faço um modelo de flores, mas as tuas além de parecerem muito mais práticas são lindas!!!
    Parabéns!!!
    beijo

    • Malu
      25 fevereiro, 2014

      Que amor, Raquel, obrigada! Em geral, as flores de lata sempre ficam lindas, né? Essas do post, aprendi a alguns anos e gosto porque são muito fáceis de fazer! Experimenta que tenho certeza que também vais achar! Beijos, Malu

  • Valdineia Ap.Hespanh
    06 fevereiro, 2013

    Amei as flores e ocmo fazer rosas com EVA atrvés da bolinha de isopor, mas gostaria de saber como fazer pétalas de EVA apenas com algumas saliências. , quero dizer uma pétala em formato de uma pera a qual fica as envergaduras. Fiz as rosas com bolinha de isopor, ficaram lindas
    Um grande abraço

    • Malu
      06 fevereiro, 2013

      Valdinéia, não entendi muito bem o que gostarias de aprender, mas o que posso te dizer é que é muito fácil dar a forma que se quer no EVA, é só esquentar. Podes mergulhar as pétalas em água morna que faz o mesmo efeito do ferro de passar. Eu prefiro o ferro apenas porque esquento só a parte que quero, mas o efeito é o mesmo. Ele toma a forma que tu quiseres. Se puseres sobre algum molde com saliências, ele irá tomar a forma. Não sei se ajudou! Beijo, Malu
      Qualquer dúvida, escreve novamente!

  • JUNIOR OMNI
    24 dezembro, 2012

    “A arte está dentro de nós”
    “Art is inside of us”

    “A vida é uma engrenagem em movimento”
    “Life is a gear in motion”

  • Alessandra
    14 outubro, 2012

    Eu fiz ficaram lindas.

  • Rosane
    08 outubro, 2012

    Lola, eu e a Jussara olhamos esta tua aula de flores de lata. Mas que coisa mais explicadinha!!!! Genial. Até eu sou capaz de fazer….não sei se vai ficar bonito, mas pelo menos ficar montada, com certeza vai. Beijos de nós duas.

    • Malu
      08 outubro, 2012

      Rosane,com toda tua habilidade, mais a da Jussara,com toda a certeza serão rosas lindas!!!!!! O arame melhor é o usado em obra, fica muito mais bonito! Compra em loja de material de construção. E faço primeiro, tipo “linha de montagem”: pinto e deixo pronta uma montanha de latinhas. Tirem fotos e mandem para eu ver! Beijos