Quis mostrar Jardim Lutzenberger em um post único , porque existe tanta coisa bacana para mostrar da Casa de Cultura Mario Quintana! Cada detalhe da Casa é um mundo à parte. O Jardim é um deles.
Ele surgiu da iniciativa de Mary Mezzari e Elisabeth Renck que aproveitaram a reforma da Casa de Cultura para usar banheiras e vasos descartados do Hotel Majestic, ajardinando o terraço e homenageando Lutzenberger.
Os arranjos botânicos, as instalações de bambu e madeira e a iluminação noturna tiveram a orientação do paisagista Paulo Backes e do arquiteto Guilherme Esteves..
Vou concluir com um texto de Edgar Salla, biólogo e paisagista que mantém os jardins da Casa:
Em pleno centro da cidade de Porto Alegre/RS, na Casa de Cultura Mario Quintana, o Jardim Lutzenberger apresenta uma diversidade de coleções e ambientes botânicos, representativos de banhados, desertos, pradarias e ambientes tropicais, demonstrando que mesmo áreas essencialmente urbanas podem e devem abrigar ampla gama de espécies.O ambientalista gaúcho Lutzenberger, amante e grande defensor das paisagens naturais, via na jardinagem uma ferramenta singular de estímulo à sensibilidade individual para preservação ambiental. Em uma proposta que integra ambiente, arte e cultua, homenageia-se Lutzenberger e contribuiu-se para a formação de uma cultura mais consciente e responsável pela grande diversidade que dá Vida à nossa Terra.
Reunir José Lutzenberger e Mario Quintana no mesmo espaço é destacar a poesia inerente à natureza e fortalecer o papel da natureza na poesia. Passear por um jardim é nutrir a alma e conduzí-la pela fantasia do mundo real em sua miríade de cores, texturas, aromas, formas e demais estímulos. Não há natureza sem poesia e, como bem nos ilustra o poeta Mario Quintana, não há poesia sem natureza.
Texto extraído do site www.fgaia.org.br
O Jardim abre 2ª das 14 às 18,30hs. De terças às sextas, das 9hs às 18,30hs e sábados, domingos e feriados das 12hs às 18,30hs. A Casa de Cultura Mario Quintana fica na Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre.
Se quiser ver mais sobre a Casa de Cultura, clique AQUI.
Deixe seu comentário