03
dezembro

Natureza externa valoriza área social de residência

A vida passa e a vontade de ter um refúgio com a nossa cara e a da nossa família só aumenta –
a rotina nas grandes cidades evolui e, muitas vezes, nos afasta cada vez mais da natureza e do verde. Nesse projeto empreendido pelas profissionais do escritório Macedo e Covolo, a área social reflete o desejo dos moradores em se reencontrar com o orgânico e primitivo | Foto: Edu Pozella

O desejo de mesclar as escolhas do décor de interiores com o paisagismo externo da residência norteou o trabalho realizado pela dupla do escritório Macedo e Covolo – a arquiteta Giselle Macedo e a designer de interiores Patricia Covolo. Com área total de 800m², a casa, localizada em um condomínio fechado em Alphaville, na grande São Paulo, valoriza a apreciação da natureza.

Desde o living amplo e integrado, elas denotam, com maestria, proposta que viabiliza o verde para dentro dos ambientes, distribuindo os elementos decorativos de forma harmônica.
Foi delicioso efetivar todo esse processo com um mobiliário de design magnífico e que exprime o estilo da família”, explica Giselle.

Acompanhe como a dupla comandou o processo:

Sabemos que o décor de interiores vem acompanhado pela personalização dos espaços – sejam eles de foro íntimo ou comum, conforme as necessidades e preferências de seus moradores. Sendo assim, diversos aspectos foram planejados, como a sala de estar, em que foram posicionados dois amplos sofás e uma dupla de poltronas, oferecendo uma vista privilegiada para a paisagem – além de uma pintura viva da natureza que se integra com o décor. Já em seu interior, a forte predominância da madeira e das plantas, além da paleta de cores, acompanham a proposta inicial do projeto. 

“Investimos em um gradiente de cinza, com variações que evoluem para o preto, proporcionando um contraste único, sem deixar de lado a sensação de acolhimento”, detalha Giselle.

A delicadeza do linho assegura a privacidade das esquadrias de vidro | Foto: Edu Pozella
 

Com a amplitude dos grandes panos de vidro, a definição das cortinas se pautou na ideia de adicionar leveza, movimento e charme, mas sem perder o contato visual com a paisagem. No hall de entrada da residência, a mesa de madeira, que faz as vezes de aparador, foi decorada com flores que dão as boas-vindas para quem chega. Nessa primeira parte da sala, dividida em um décor para três momentos, as mesinhas e cadeiras coloridas reforçam o bem-receber. 

Um clima agradável e amoroso desde a entrada no living | Foto: Eduardo Pozella
No living central, a paisagem adentra o interior da casa | Foto: Edu Pozella

Plantas e livros complementam a decoração em um ambiente familiar e em harmonia com a natureza. A cor base foi o cinza, mesclando com tonalidades de verde e madeira, para criar esse espaço acolhedor e receptivo. No projeto, tapete surge como base para realçar a decoração: sem estampas e composto de fios de seda, seu estilo sóbrio serviu para valorizar as mesas de centro de mármore Bronze Armani, reforçando a sofisticação e o aconchego da área social.

Um cantinho próprio para a leitura, apreciação do vinho e conversar com os amigos | Foto: Edu Pozella

No terceiro ambiente da ampla sala de estar, uma ode ao design nacional com a combinação entre as poltronas Diz, de Sérgio Rodrigues, dispostas no entorno da mesa de centro Guaimbê, assinada pelo designer Paulo Alves.

Amplo e versátil, o espaço da sala de jantar traz um quadro repleto de verde e a paleta de cores amadeirada, que também trazem a natureza para o interior. | Foto: Eduardo Pozella

A sala de jantar da residência abriga uma mesa e um conjunto de 10 cadeiras de madeira, que já conseguem reunir uma grande quantidade de pessoas e por si só, apenas por conta de seu material, já propiciam a sensação de conforto e acolhimento. 

“Nós também revestimos a parede com um espelho grande e amplo, com a proposta de ampliar o ambiente e proporcionar mais luminosidade. No aparador, trouxemos versatilidade, podendo servir como apoio para a decoração ou para as refeições em dias de evento”, adiciona Patricia Covolo.

Em mais um cômodo do projeto, ressaltamos esse quarto cheio de história. Destinado aos objetos antigos que herdaram dos antepassados, ele armazena a história da família com devido ao seu mobiliário afetivo e a paixão pelo esporte. 

Com decoração clean, esse espaço do projeto carrega grande valor afetivo e nos proporciona uma verdadeira viagem ao passado e história da família | Foto: Eduardo Pozella
 

Na ampla área externa, dois espaços de lazer: a churrasqueira e a piscina. Na primeira parte, uma mesa para oito pessoas foi considerada para que a família com seus convidados. A bancada ampla é perfeita para quem ama espaço, mas o destaque vai para a churrasqueira de vidro, trazendo elegância e modernidade para o projeto.
Ao fundo, a piscina encanta o ambiente, que acompanha uma mesinha redonda e duas espreguiçadeiras para tomar um banho de sol. Porém, os tons de verde das árvores dão aquele toque especial, tornando o espaço de lazer ainda mais belo e prazeroso.

Prazer em desfrutar a estrutura da varanda gourmet completíssima, piscina e o verde do seu entorno | Foto: Eduardo Pozella
A montagem dessa cobertura atribui um aspecto rústico, artesanal e natural no acesso ao segundo andar da residência | Foto: Edu Pozella
No quarto de um dos filhos adolescente, o ambiente foi setorizado por uma estante vazada de madeira que abrigou e organizou todos os itens pessoais de seu morador. Assumindo também a função de uma parede convencional, otimizou e deu versatilidade para o espaço | Foto: Eduardo Pozella

No dormitório juvenil, o cinza e o azul figuram como as cores predominantes no ambiente que revelam uma proposta moderna e inovadora. A estante vazada separa o quarto e o closet e essa versatilidade ainda permite dispor objetos como livros, porta-retratos, bonés, carros de brinquedo, entre outros itens que o rapaz que mora nesse quarto ama. No chão, o piso de madeira é aconchegante, principalmente nos dias frios. Pisar descalço, ou só de meia, deixa de ser tão desconfortável!

Seguindo a filosofia do “menos é mais”, o dormitório do casal expõe uma delicadeza proporcionada pela madeira dos móveis, que por sua vez é realçada pela base branca do quarto. A mesinha de apoio com um abajur ao lado da cama faz toda a diferença para quem ama aquele momento da leitura antes de dormir. No rack, alguns itens de decoração – sem exageros. A cabeceira de lona abraça o enxoval de cama e, em cima, quadros trazidos de viagens valorizam a história da vida a dois. 

Ao lado da cama, uma sofisticada poltrona Charles Eames | Foto: Eduardo Pozella

Anteriormente revestido por um piso branco e pastilhas em vermelho, o banheiro do casal ganhou um porcelanato padrão mármore e uma iluminação indireta para o espelho que dão um ar de elegância. As bancadas e cubas foram reaproveitadas, assim como a banheira, que ganhou o mesmo revestimento do piso

Tons amadeirados e de cinza seguem a unidade do restante do projeto, também na área intima| Foto: Eduardo Pozella

Sobre Giselle Macedo e Patricia Covolo  

Giselle Macedo, arquiteta e urbanista graduada pelo Mackenzie e Patricia Covolo, graduada em Artes Plásticas pela Universidade São Judas e em Design de Interiores pela Panamericana Escola de Arte e Design, associaram-se em 2009 e, desde então, desenvolvem projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residencial e comercial. Ambas acumulam vasta experiência em arquitetura, atuando em renomados escritórios desde 1998 e 2004, respectivamente.  

No atendimento aos seus clientes, buscam a excelência do atendimento personalizado, em que cada projeto é único, não importando a dimensão. Adequar os desejos dos moradores aos espaços é uma busca constante. Ambas visam a qualidade funcional e estética para que, ao final de cada projeto, todos sejam impactados pela satisfação de usufruir de um ambiente que reflita sua personalidade. Sempre em busca de soluções e novos materiais, Giselle e Patrícia seguem as tendências do mercado nacional e internacional e desenvolvem um trabalho com estilo contemporâneo e moderno, mas ao mesmo tempo aconchegante e sempre atual.  

www.macedoecovolo.com.br  
@macedoecovolo  

Divulgação:
dc33 Comunicação
Beatriz Russo, Glaucia Ferreira e Danilo Costa
Tel. (11) 98125-7319  

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

Posts relacionados

Deixe seu comentário