16
outubro

A madeira em evidência

a-madeira-em-evidencia

Bom dia, queridos!
O post hoje é sobre painéis de madeira, esse revestimento que está em evidência e é um objeto de desejo de muitos. Vocês irão amar as dicas preciosas que as arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano compartilham, em como investir nesses painéis que conferem tanto aconchego aos ambientes! E também podem ver algumas soluções de projetos encontradas pelas arquitetas!
Aproveitem e curtam!
Os painéis de madeira tomaram conta da arquitetura de interiores e, por ser um material curinga e fácil de trabalhar, é possível criar soluções diferenciadas para esconder paredes, embutir eletrodomésticos e dividir ambientes.

A madeira não precisa entrar em cena apenas como item decorativo. Prova disso é o painel que ocupa toda a parede principal desse ambiente projetado pela doob arquitetura. O laminado natural da madeira carvalho rosa é o protagonista deste living integrado e  reserva alguns segredos: camufla as portas de entrada, o lavabo e o escritório, que fica isolado por uma porta de correr.

a-madeira-em-evidencia

Quando o home office está aberto, a porta de correr se esconde atrás do painel.

a-madeira-em-evidencia

Quando fechado, cria um fundo amadeirado.

O primeiro passo, é definir a superfície que vai receber o painel de madeira, que por sua vez, determinará se a execução será de MDF, laminado melamínico ou lâmina natural.
“Em ambientes secos, como quartos e salas, utilizamos lâmina natural de madeira, que proporciona emendas imperceptíveis e a sensação de uniformidade por não destacar as quebras.  Como a impressão do material sintético (MDF amadeirado) já vem de fábrica, fica mais difícil manter a continuidade entre as madeiras, deixando a emenda aparente”, explica a arquiteta Daniele.
A atenção para o não aparecimento das emendas está diretamente relacionada à forma de instalação dos painéis. “Para não deixar nenhum parafuso aparente, os profissionais trabalham com o sistema de encaixe macho e fêmea”, destaca Beatriz.

Para ambientes molhados, como a cozinha, o recomendado é optar pela versão sintética, principalmente no encontro com o frontão da pia. Nesses casos, o melamínico ou o MDF permite facilidade na limpeza com a utilização de um pano úmido.

a-madeira-em-evidencia

Nesse projeto, o piso de porcelanato e os tons de cinza branco e preto deixaram o ambiente menos intimista. A madeira foi utilizada como contraponto para aquecer a cozinha. Por estar sobre a pia, o MDF amadeirado foi a opção. O frontão de pedra acompanha o balcão e protege a madeira. Fotografia: Mariana Orsi

Combinar estilos
Por sua versatilidade, é possível utilizar a madeira em diferentes estilos decorativos, que vão desde o clássico até o ambiente mais moderno, como a composição de concreto e madeira.
“Por trazer a sensação de aconchego e aquecer o ambiente, o elemento quebra o tom frio e cinza do concreto, material moderno que adoramos usar”, afirma Danielle.
a-madeira-em-evidencia
Curinga na área social – a integração entre os ambientes  é a solução para conferir maior circulação e interação entre os moradores e a arquitetura de interiores procura soluções que ajudem a otimizar espaços e trazer funcionalidade.
No projeto abaixo, as arquitetas Daniele e Beatriz trouxeram como solução o painel em MDF revestido em folha de Carvalho Americano e que esconde diferentes funções.

a-madeira-em-evidencia

Em frente ao sofá, o painel camufla aporta do lavabo. Na lateral, já na área do jantar, a marcenaria revela um amplo armário para as louças. Por fim, ganhou a função de divisória entre a cozinha e sala de jantar. Foto: Julia Ribeiro

a-madeira-em-evidencia

O painel revestido de lâmina de freijó disfarça a porta de acesso à cozinha. Foto Rafael Renzo

a-madeira-em-evidencia

Gostaram das dicas? Espero que sim!
Bj, Malu

Sobre a doob arquitetura
Escritório é formado pelas arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, graduadas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua, principalmente, na reforma de interiores residenciais em todo o estado de São Paulo, mas assina também projetos de apartamentos decorados, retrofit e espaços corporativos. A marcenaria sob medida, pensada na integração e na otimização dos ambientes, é uma característica marcante nos trabalhos da Doob Arquitetura, que busca identificar o perfil de cada cliente para materializá-lo na arquitetura e decoração, não só pela forma, mas também pela funcionalidade.

Onde encontrar:
Rua Turiassu, 591, cj 102, São Paulo
F,: (11) 2528 2258
www.doobarquitetura.com
@doob.arquitetura

 

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*